MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES POR SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL – ESTUDO PILOTO

Autores

  • Hortência Maria Santos de Melo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Motivação, Psicologia do esporte, Empregados do governo, Universidades.

Resumo

INTRODUÇÃO: na atualidade tem sido muito comum as pessoas comentarem que praticam atividades físicas, se destacando a prática esportiva. Certamente a motivação para esse fim sofre influências de variáveis diversas, dentre elas o local de trabalho do praticante. OBJETIVOS: identificar os principais motivos para a prática de atividades esportivas de servidores de uma universidade federal.  MÉTODOS: foi realizado um estudo de levantamento do tipo descritivo e transversal. A população foi constituída por servidores ativos efetivos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a amostra por 36 indivíduos selecionados através de amostragem aleatória simples destes apenas 08 sujeitos eram esportistas. Foi assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e foram aplicados dois questionários, um com dados sociodemográficos, e a Escala de Motivos para Prática Esportiva, versão traduzida e validada para o Brasil por Barroso (2007). É composta por 33 itens em escala tipo Likert de 11 pontos, sendo “0” classificado como nada importante e “10” como totalmente importante. Os dados obtidos foram registrados em banco de dados do programa SPSS.Statistics.v20. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva (média e desvio padrão). Foram identificados os três motivos principais e os três motivos menos relevantes para a prática esportiva.  Considerados significativos valores de p<0,05. RESULTADOS: as perguntas do questionário sobre motivação que obtiveram maiores valores de pontuação foram: Quero melhorar ainda mais minha saúde (9,25); Eu quero adquirir hábitos saudáveis (9,12); Eu quero manter a saúde (8,75).  São perguntas que se relacionam à área da saúde. As questões que foram menos pontuadas foram: Eu quero me destacar socialmente (3,75); Eu quero ganhar status ou ser reconhecido (3,37); Meus pais e/ou amigos querem que eu jogue (1,75). Estes questionamentos podem ser incluídos na área de status, ou seja, de uma posição favorável na sociedade. CONCLUSÃO: conclui-se que os indivíduos da amostra que compôs este projeto piloto encontram maior motivação para a prática de esportes na conquista da saúde, e menor motivação na obtenção de status.

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Publicado

2017-09-19

Como Citar

Santos de Melo, H. M. (2017). MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES POR SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL – ESTUDO PILOTO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6282

Edição

Seção

Resumo - Educação Física