CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE ESCALAS PARA AVALIAÇÃO DA DOR INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Manejo da dor, Enfermagem.

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor é uma sensação frequente e clinicamente importante no ambiente hospitalar, porém apesar dos avanços acerca no conhecimento do seu funcionamento e tratamento, estudos relatam que ela não tem seu manejo realizado de modo adequado1. A utilização de escalas é uma forma eficiente de avaliar a dor, simplificando a assistência2. Sem a mensuração não há como definir se o tratamento está sendo necessário e eficaz ou quando finalizá-lo3.

 OBJETIVO: Identificar o conhecimento dos profissionais sobre escalas para avaliação de dor na criança. MÉTODOS: Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Realizado no setor pediátrico pós-cirúrgico do HUSE localizado em Aracaju-SE. Os critérios de inclusão foram profissionais da equipe de enfermagem que se encontravam no setor de pediatria. A amostra foi probabilística, consecutiva por conveniência. A casuística foi composta por 43 profissionais: 08 enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem e 14 auxiliares de enfermagem. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2016. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e Conselho Nacional de Saúde (CONEP). O instrumento de coleta havia perguntas a cerca da forma de avaliação da dor, sua frequência, entre outras. Os dados foram armazenados em banco de dados computadorizado no programa Excel. Foi elaborada estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: Dos 43 profissionais de enfermagem entrevistados (65,1%) alegaram não conhecer instrumentos validados que avaliam a dor na criança, (46,5%) não conhecia nenhuma escala para crianças acima de 3 anos e (53,5%) não conhecia escalas para menores de quatro anos. O estudo constatou que (30,2%) dos profissionais de enfermagem têm o tempo de trabalho na pediatria entre 10 e 20 anos e (44,2%) sentem dificuldade em avaliar a dor na criança. O alto índice de desconhecimento de escalas para a avaliação da dor pediátrica, inclusive a diferença do tipo mais adequado por faixa etária é preocupante, pois evidencia que a maioria dos profissionais está avaliando a dor de forma empírica. A dificuldade em avaliar a dor pode ter origem de uma deficiência na formação acadêmica, onde o conteúdo sobre dor e avaliação é pouco abordado e também pela baixa procura por atualização profissional com mais tempo de formação. CONCLUSÃO: Boa parte da equipe de enfermagem não conhece os diferentes tipos de escalas de avaliação da dor. É necessário implantar protocolos específicos para avaliação da dor pediátrica, e também a realização de capacitações visando sensibilizar e promover o domínio técnico das escalas. Almeja-se com essa pesquisa proporcionar dados para incentivar a adoção de escalas e a criação de estratégias para capacitação da equipe para adequada mensuração da dor infantil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Francielle Santos

Acadêmica de Enfermagem Bacharelado, do 10º período. Monitora de Projeto de Conclusão de Curso, membro do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e da Liga Acadêmica Cardiovascular.

Rafaela Ribeiro Machado

Enfermeira membro da Liga acadêmica de  Pediatria.

Geyse Carla Santos Melo, Universidade Tiradentes

Enfermeira.

Ariene Caroline Alves Santos, Universidade Tiradentes

Enfermeira.

Míriam Geisa Virgens Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Enfª Especialista em Educação; Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva
Mestre em Enfermagem-UFSDoutoranda em Ciências Fisiológicas-UFS
 

Referências

Ribeiro SBF.et al. Dor nas unidades de internação de um hospital universitário. Rev. Bras. Anestes. 2012; 62(5):605-11.

Bottega FH, Fontana RT. A dor como quinto sinal vital: utilização da escala de avaliação por enfermeiros de um hospital geral. Texto Cont. Enferm. 2010; 19(2): 283-90.

Silva JA, Ribeiro-Filho NP. A dor como um problema psicofísico. Rev. dor, 2011; 12(2):138-51.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Santos, A. F., Machado, R. R., Santos Melo, G. C., Alves Santos, A. C., & Virgens Menezes, M. G. (2017). CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE ESCALAS PARA AVALIAÇÃO DA DOR INFANTIL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6259