ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE.

Autores

  • Aldini França Neves Universidade Tiradentes
  • Karina Moraes Dias Universidade Tiradentes
  • Gidelma de Oliveira Ribeiro Teixeira Andrade Universidade Tiradentes
  • Cynthia Barbosa Albuquerque dos Santos Universidade Tiradentes
  • Tatiana Maria Palmeira dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, Avaliação nutricional, Diálise renal.

Resumo

INTRODUÇÃO: A doença renal crônica é um problema de saúde pública mundial que tem aumentado nos últimos anos devido ao melhor diagnóstico e um aumento da expectativa de vida. Ela constitui uma lesão lenta e irreversível da função renal decorrentes do sedentarismo, obesidade e suas comorbidades como hipertensão e diabetes. A desnutrição nesses pacientes ocorre em cerca de 10% a 70% dos casos tendo causas multifatoriais, muitas vezes difíceis de controlar. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. METÓDOS: Trata-se de um estudo transversal, tendo como público alvo 167 pacientes, entre adultos e idosos, de ambos os sexos, com doença renal crônica que estavam em tratamento de hemodiálise, submetidos à sessões de quatro horas, realizadas três vezes por semana, atendidos em clínicas de nefrologia, localizadas no município de Aracaju/SE, no período compreendido entre os meses de março a setembro de 2015. Foram coletados dados como: idade, gênero, escolaridade, tempo de doença, prática de atividade física e tabagismo. Para obtenção do estado nutricional foi aferido o peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), o qual foi classificado pela organização mundial da saúde. Os dados para a avaliação do estado nutricional também foram obtidos por meio da circunferência do braço (CB) e dobra cutânea triciptal (DCT), classificadas pelo percentual de adequação para adultos, conforme Frisancho e National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) III13 para idosos. RESULTADOS: Foram avaliados 167 pacientes, sendo 115 do sexo masculino e 52 femininos, entre eles 119 eram adultos e 48 idosos. Dentre os pacientes 99 (59,2%) deles encontravam-se com o IMC de eutrofia, 28 (16,8%) de desnutrição e 40 (24%) de sobrepeso/obesidade. No entanto, com relação as dobras cutâneas e circunferências, 90 (53,9%) pacientes apresentaram desnutrição da DCT, 64 (38,3%) da CB e 150 (89,8%) da CMB.  Um estudo realizado com pacientes em tratamento dialítico no hospital São José de Criciúma e na nefroclínica-Criciúma, mostram que 90,5% dos pacientes avaliados encontravam-se em desnutrição leve e 1,2% em estado de desnutrição moderada, o que confirma os resultados obtidos nessa pesquisa. CONCLUSÃO: Observou-se que a maioria dos pacientes em tratamento encontra-se com desnutrição ou risco nutricional, o que é decorrente das sessões de hemodiálise, da ingestão alimentar insuficiente, das interações medicamentosas e dos distúrbios hormonais e gastrointestinais decorrentes da doença. Sendo assim, o tratamento nutricional nos pacientes renais crônicos em dialise é de extrema importância para reverter o quadro de desnutrição e amenizar os sintomas recorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, C. P., et al. Insuficiência renal crônica: um enfoque na prevenção do problema emergente no Brasil. Revista contexto & saúde, Ijuí, v.10, n.20, p.1045-1048, Jan./Jun. 2011.

BENETTI, F.; SANTOS, M. F.; VANZ, M. J. Avaliação e educação nutricional de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise, RIES, Caçador, v. 5, n. 2, p. 28-40, 2016.

DALTROZO, J. B; SPILLERE, A; FRAGA, M. C. Avaliação do estado nutricional e do perfil clínico epidemiológico dos pacientes em tratamento hemodialítico no Hospital São José de Criciúma e na Nefroclínica-Criciúma. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 39, n. 4, 2010.

FRISANCHO AR. Anthropometric standards for the assessment of growth and nutritional status. Ann Arbor: University of Michigan Press; c1990. 189 p.

OLIVEIRA, A.I.; SANTOS A. F.; NASSER, P. T. A. Avaliação nutricional de paciente renal dialítico e oncológico: um estudo de caso, Revista Iniciare, Campo Mourão, v. 1, n. 1, p. 119-133, jul. /dez. 2016.

RIELLA, M.C.; MARTINS, C. Nutrição e o rim. 2ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical status: The use and interpretation of anthropometry. Geneva, 1995, 463p.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Neves, A. F., Dias, K. M., Andrade, G. de O. R. T., Santos, C. B. A. dos, & Santos, T. M. P. dos. (2017). ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6256