NUTRIÇÃO CONSCIENTE: MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HEMODIALÍTICOS EM SERGIPE, BRASIL.

Autores

  • Gidelma de Oliveira Ribeiro Teixeira And Oliveira Oliveira Ribeiro Teixeira Andrade Universidade Tiradentes
  • Gabriela Coelho Coelho Moreira Zorzo Universidade Tiradentes
  • Juliana Santana Santana de Sá Universidade Tiradentes
  • Tatiana Maria Palmeira Palmeira dos Santos Universidade Tiradentes
  • Cynthia Barbosa Barbosa Albuquerque dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação nutricional, DRC, Qualidade de vida.

Resumo

Introdução: A doença renal crônica (DRC) acarreta em uma lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. A medida alimentar que estimula o tratamento de reabilitação do doente renal crônico e o que promove maior qualidade de vida ao paciente é a educação nutricional (EN). A EN engloba a acepção de hábitos alimentares e reduzir significativamente os riscos de piora e quadro de morte dos pacientes. Objetivo: avaliar o conhecimento sobre a alimentação de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Metodologia: Estudo transversal com 100 pacientes, durante os meses de Novembro a Dezembro de 2016, em tratamento hemodialítico, sessões de quatro horas, realizadas três vezes por semana, atendidos em uma clínica de nefrologia de Aracaju-SE. Aplicou-se um questionário para avaliar o conhecimento da alimentação e tratamento nutricional sobre a DRC. Posteriormente, foi elaborado um material didático (cartilha informativa) abordando a importância da educação alimentar em pacientes com DRC. A cartilha possui conceitos, receitas e imagens ilustrativas, que sensibilizam, instruem, e guiam os leitores aos hábitos alimentares adequados aos procedimentos da DRC. Os valores estatísticos foram obtidos através da análise descritiva. Resultados: No que diz respeito ao conhecimento dos pacientes a cerca dos fatores relacionados à DRC, todos disseram ter conhecimento dos alimentos que contém grande quantidade de sódio. Já, com relação aos alimentos ricos em potássio e com excesso de fósforo, apenas 35% disseram ter conhecimento. Também 35% dos pacientes disseram saber as consequências do excesso de potássio e fósforo no corpo. Quando indagados se sabiam preparar corretamente os sucos, 53% responderam que não sabiam e 100% dos pacientes disseram saber para que serve o processo  de HD, dos efeitos do excesso de sódio e líquidos no corpo e que não devem comer carambola. Há heterogeneidade nos níveis de escolaridade destes, retratando dificuldades no conhecimento ao tratamento nutricional à enfermidade, que pode refletir má nutrição e má qualidade de vida destes. Conclusão: Foi possível identificar que, os pacientes em sua maioria, possuem dificuldade na compreensão do tratamento nutricional para DRC, o que pode ocasionar agravos à sua saúde. Com base nestes resultados, foi realizada a execução de uma cartilha educativa, a qual demonstra a importância fundamental da educação nutricional para paciente com DRC.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gidelma de Oliveira Ribeiro Teixeira And Oliveira Oliveira Ribeiro Teixeira Andrade, Universidade Tiradentes

GIDELMA DE OLIVEIRA RIBEIRO TEIXEIRA ANDRADE;

GABRIELA COELHO MOREIRA ZORZO;

JULIANA SANTANA DE SÁ;

CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS (CRN 5 - 5943);

TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS (CRN 5 - 4139).

Juliana Santana Santana de Sá, Universidade Tiradentes

GIDELMA DE OLIVEIRA RIBEIRO TEIXEIRA ANDRADE;

GABRIELA COELHO MOREIRA ZORZO;

JULIANA SANTANA DE SÁ;

CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS (CRN 5 - 5943);

TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS (CRN 5 - 4139).

Tatiana Maria Palmeira Palmeira dos Santos, Universidade Tiradentes

GIDELMA DE OLIVEIRA RIBEIRO TEIXEIRA ANDRADE;

GABRIELA COELHO MOREIRA ZORZO;

JULIANA SANTANA DE SÁ;

CYNTHIA BARBOSA ALBUQUERQUE DOS SANTOS (CRN 5 - 5943);

TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS (CRN 5 - 4139).

Referências

Referências:

BARATA, N. C. Insuficiência renal crónica: relação dialítica e qualidade de vida. Porto: Livpsic; 2013.

BASTOS, M. G.; KIRSZTAJN, G. M. Doença renal crônica: importância do diagnóstico precoce, encaminhamento imediato e abordagem interdisciplinar estruturada para melhora do desfecho em pacientes ainda não submetidos à diálise. J. Bras. Nefrol. v. 33, n. 1, p. 93-108, 2011

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.37 p.

CASAS, J.; RODRIGUES, C. I. S.; D’Avila, R. Educação nutricional para pacientes renais crônicos em programa de hemodiálise. Nutrire. v. 40, n.1, p. 36-44, 2015.

FERRAZ, S, F. et al. Estado nutricional e ganho de peso interdialítico de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. J Bras Nefrol. v.37, n.3, p. 306-14, 2015.

ROXO, N. E.; BARATA, C. R. Relação dialítica e qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica. J Bras Nefrol. v. 37, n.3, p. 315-22, 2015.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Oliveira Ribeiro Teixeira Andrade, G. de O. R. T. A. O., Coelho Moreira Zorzo, G. C., Santana de Sá, J. S., Palmeira dos Santos, T. M. P., & Barbosa Albuquerque dos Santos, C. B. (2017). NUTRIÇÃO CONSCIENTE: MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HEMODIALÍTICOS EM SERGIPE, BRASIL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6241