ANÁLISE ENTRE O CONSUMO DE SÓDIO, POTÁSSIO E FÓSFORO E O ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE ARACAJU/SE

Autores

  • Kétsia Luana Santos Corrêa UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Hemodiálise, desnutrição, estado nutricional

Resumo

INTRODUÇÃO: Pacientes que realizam hemodiálise e possuem insuficiência renal crônica, frequentemente apresentam anormalidade nutricional, demonstrando baixa adequação de peso e colesterol, o que aumenta o risco de mortalidade. Também existem fatores associados no procedimento dialítico e outras doenças associadas que contribuem para a desnutrição. É imprescindível ter um conhecimento sobre os hábitos alimentares dos pacientes, para que se possa diagnosticar adequadamente o estado nutricional e ter uma boa conduta na recuperação e manutenção da saúde destes pacientes. OBJETIVO: Analisar o consumo de potássio, sódio e fósforo, e o estado nutricional de pacientes em hemodiálise em um hospital público de Sergipe. METODOLOGIA: Estudo transversal e descritivo, realizado com pacientes dialíticos, de ambos os sexos, no período de dezembro de 2014 a abril de 2015. O estado nutricional foi realizado através de dados antropométricos da Circunferência do Braço (CB) e classificado segundo a Organização Mundial da Saúde. Para avaliar o consumo alimentar foi aplicado o recordatório 24 horas (Rec 24h) para observar o consumo de Fósforo (P), Sódio (Na) e Potássio (K). Os dados foram tabulados no Excel®, analisados no SPSS® e expressos em média e desvio padrão e porcentagem. RESULTADOS: Participaram do estudo 34 pacientes de ambos os sexos com idade média de 55,88±15,85 anos. De acordo com a avaliação antropométrica da circunferência do braço (CB) observou-se que 73,53% dos pacientes apresentavam desnutrição, 23,53% eram eutróficos e 2,94% possuíam sobrepeso. O recordatório 24 horas mostrou que o consumo médio de potássio (K) foi de 848,11 ± 419,57 mg, o sódio (Na) foi de 668,34 ± 450,24 mg e o consumo de fósforo (P) foi de 430,38 ± 216,79 mg. Consumo considerado abaixo do recomendado para a referida faixa etária e situação fisiológica. CONCLUSÃO: Os pacientes do referido hospital público que realizavam hemodiálise apresentavam em sua maioria desnutrição e estavam com o consumo de sódio, fósforo e potássio abaixo do recomendado. Conhecer o estado nutricional e o consumo de nutrientes é essencial para estabelecer uma boa conduta nutricional destes pacientes a fim de melhorar e/ou recuperar seu estado de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kétsia Luana Santos Corrêa, UNIVERSIDADE TIRADENTES

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO ÁREA DA SAÚDE

Referências

CUPPARI, Lilian. Nutrição: nas doenças crônicas não-transmissíveis. Barueri, SP: Manole, 2009.

DUARTE, Antonio Cláudio Goulart. Avaliação nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.

ESCOTT-STUMP, Sylvia; MAHAN, L. Kathleen. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

ROSSI, Luciana; CARUSO, Lúcia; GALANTE, Andrea Polo. Avaliação nutricional: novas perspectivas. São Paulo: Roca / Centro Universitário São Camilo, 2008.

WAITZBERG, DL; Alves CC. Indicações e técnicas de ministração em Nutrição Enteral. In: Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 4ª ed. São Paulo: Atheneu; 2009. p. 787.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos Corrêa, K. L. (2016). ANÁLISE ENTRE O CONSUMO DE SÓDIO, POTÁSSIO E FÓSFORO E O ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE ARACAJU/SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3289

Edição

Seção

Resumo - Nutrição