VOLEIBOL: UMA ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA E RESISTÊNCIA AERÓBIA

Autores

  • Ligia Raianne da Silva Moura Universidade Regional do Cariri - URCA-Campus Iguatu

Palavras-chave:

Palavras chaves, Voleibol, Potência de MMII e Aptidão cardiorrespiratória.

Resumo

RESUMO INTRODUÇÃO: Com o aumento de nível técnico durante o decorrer dos anos no voleibol, as capacidades físicas relacionadas tanto ao desempenho competitivo do voleibol como também a simples prática amadora do mesmo teve que ser melhor observada no que diz respeito à preparação físicas dos atletas. OBJETIVO: Analisar a força explosiva e resistência aeróbia dos praticantes de voleibol da cidade de Iguatu-Ce. METODOLOGIA: O presente estudo tratou-se de uma pesquisa descritiva, transversal, dados primários e quantitativos, a população foi de praticantes de voleibol da cidade de Iguatu- Ce. A amostra foi não probabilística do tipo intencional por tipicidade composta por ambos os gêneros, sendo 12 mulheres e 15 homens, totalizando 27 praticantes da modalidade. Os dados foram tabulados no Excel 10.0, os quais foram organizados e categorizados, posteriormente exportados para o Programa Estatístico SPSS 22.0. RESULTADOS: Foi identificado que 55,55%da amostra correspondem a praticantes do sexo masculino e 45,55% da mesma do sexo feminino. Apresenta uma porcentagem em que 88,88% de toda amostra apresentou uma qualificação de “fraco” e “muito fraco”. Já para a capacidade de força explosiva (potência) a situação se inverte, pois, dos 27 integrantes da amostra 21(77,77%) desses estão com qualificação de “excelente” e “acima da média”, o que representa que há uma má preparação de atletas amadores para a capacidade resistência aeróbia e uma boa qualificação para a capacidade força explosiva. CONCLUSÃO: Diante das características especificas apresentadas, percebe-se a importância da potencia de MMII para a modalidade do voleibol. Onde a capacidade de potencia esta presente nos inúmeros saltos executados no desempenho dos fundamentos do esporte (principalmente ataque e bloqueio), caracterizando-o como modalidade anaeróbia. Mesmo assim, com todas essas exigências físicas de nível alto, é necessário ter a capacidade resistência cardiovascular bem desenvolvida, uma vez que essa capacidade se torna de suma importância para o desempenhar da modalidade. Para futuros estudos sugere-se que seja feito pesquisas a fim de entender a influencia da força explosiva desenvolvida nos membros superiores num melhor desempenho dos saltos verticais, assim como, pesquisas a fim de descobrir o quanto o não preparo da aptidão cardiorrespiratória pode influenciar no desempenho dos movimentos técnicos dos fundamentos do voleibol durante um período longo de jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BARILLARI, M.; MEYER, L.; ASSAD, A. C.; BENATTI, C.; NACIF, M. Consumo de alimentos pós-treino por atletas adolescentes de voleibol de um clube do município de São Paulo. Revista Digital EFDeportes. São Paulo. 2011. Num 124.

SALLES, P. G.; VASCONCELLOS, F.V.; ACHOUR JÚNIOR, A.; MELLO, D.B.; DANTAS, E.H. Validade e Fidedignidade do Sargent Jump Test na Avaliação da Força Explosiva de Jogadores de Futebol. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 14, n. 1, p. 21-26, 2010.

DE LIMA, A. P.; CARDOSO, F.B. Avaliação dos índices de VO2 máximo em atletas de voleibol amador. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX), v. 6, n. 31, p. 5, 2012.

SILVA, A. C.; TORRES, F. C. Ergoespirometria em atletas paraolímpicos brasileiros. Revista Brasileira de Medicina do Esporte - Vol. 8, Nº 3 – Mai/Jun, 2002.

CARVALHO, P. J. A.; RODRIGUES, G. F.; JUNIOR, O. A.; THIENGO, C. R.; PELLEGRINOTTI, Í. L. Correlação Entre Variáveis Antropométricas E Neuromotoras Em Atletas De Voleibol Feminino Da Cidade De Bauru-Sp. 5ª Amostra acadêmica UNIMEP, Piracicaba, São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Moura, L. R. da S. (2016). VOLEIBOL: UMA ANÁLISE DA FORÇA EXPLOSIVA E RESISTÊNCIA AERÓBIA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3274

Edição

Seção

Resumo - Educação Física