MURAL OLÍMPICO: UMA EXPERIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • José Ricardo Lopes Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Felipe de Carvalho Austrelino Universidade Federal de Alagoas
  • Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Ensino, Educação Baseada em Competências

Resumo

Introdução: Aprendizagem se consiste em uma parte essencial do processo de ensino aprendizagem pois busca apresentar ao aluno suas facilidades, dificuldades e evolução durante todo o processo (DARIDO, 2012). Esse trabalho foi resultado das intervenções da equipe do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFAL) em uma escola estadual de ensino fundamental II da cidade de Maceió/AL. Objetivo: Apresentar e analisar as contribuições do portfólio em forma de Painel como instrumento de avaliação de aprendizagem em Educação Física Escolar. Metodologia: Este é um estudo qualitativo do tipo pesquisa ação, que segundo Gil (2010): “tem características situacionais, já que procura diagnosticar um problema especifico numa situação específica, com vistas a alcançar algum resultado prático. ” (p.42). A amostra estudada foi composta por 120 alunos, com idades entre 12~17 anos, cursando do sexto e o nono ano da escola. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: Na primeira etapa foi aplicada uma entrevista semiestruturada para diagnosticar as demandas da disciplina. Na segunda etapa utilizou-se a observação participante que segundo Correia (2009, p.31): “constitui uma técnica de investigação, que usualmente se complementa com a entrevista semiestruturada ou livre”. Para registro utilizou-se um diário de campo. Resultados: A análise dados da primeira etapa resultou na unidade didática: “Vivenciando as Olimpíadas”, para de avaliação de aprendizagem, adotou-se o portfólio em forma de painel, chamado “Mural Olímpico” No Mural Olímpico foram expostas produções dos alunos como: pesquisas, produção de textos, e produções artísticas abordando aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos das Olimpíadas. Após a avaliação da intervenção observou-se que o Mural Olímpico: Conseguiu atender a demanda da variedade de competências a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física, a partir do aprofundamento e da diversidade dos conhecimentos abordados, pois segundo Daolio (1996) “é possível trabalhar com a Educação Física não só no sentido de vivencia-la, mas também compreendendo-a, criticando-a e transformando-a”. (p.42) Respeitou a individualidade do aluno avaliando de forma processual, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS (1998) e o instituiu como responsável por sua formação a partir da motivação na busca pelo conhecimento. Promoveu a aproximação da avaliação com o processo de ensino aprendizagem, pois as produções forneciam informações constantes do desempenho escolar dos alunos. Conclusão: Concluiu-se que o Mural Olímpico: Forneceu informações necessárias para os alunos acerca de seu desempenho nas aulas de Educação Física. E ao professor para avaliação das suas práticas pedagógicas e metodologias aplicadas. Instituiu o aluno como responsável pela sua formação através da busca de conhecimento por intermédio das produções. Proporcionou a equipe do PIBID uma experiência acerca da avaliação de aprendizagem que não é uma prática comum nos estágios curriculares. Ofereceu subsídios de uma experiência concreta de avaliação de aprendizagem nas aulas de Educação Física, quebrando o paradigma das avaliações físicas por tanto tempo vigente em nossas práxis pedagógicas. Sugerem-se outros estudos acerca desse tema, afim de enriquecer a literatura na área, para que os professores aprimorem as práticas avaliativas na Educação Física Escolar.

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Biografia do Autor

José Ricardo Lopes Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Bolsista de Iniciação a Docência PIBID/CAPES

Felipe de Carvalho Austrelino, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Bolsista de Iniciação a Docência PIBID/CAPES

Patrícia Cavalcanti Ayres Montenegro, Universidade Federal de Alagoas

Docente Titular do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do Subprojeto de Educação Física PIBID/CAPES

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Correia, Maria da Conceição Batista “A observação participante enquanto técnica de investigação”. Pensar Enfermagem Vol. 13 N.º 2 2º Semestre de 2009. Disponível em: <http://pensarenfermagem.esel.pt/files/2009_13_2_30-36.pdf> acesso em: 16 out 2014.

DAOLIO, Jocimar. Em Busca da Pluralidade Cultural. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, 40-42, 1996.

DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da Educação Física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica , 2012, p. 127-140, v. 16.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Ferreira, J. R. L., Austrelino, F. de C., & Montenegro, P. C. A. (2016). MURAL OLÍMPICO: UMA EXPERIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3260

Edição

Seção

Resumo - Educação Física