RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL UTILIZANDO A PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA NA SALA DE ESPERA DA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS LAGARTO (RESUMO)

Autores

  • Victor Batista Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Lucas de Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Lucilene Francisca Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Kalil Luno Cardoso Silva UFS
  • Kelly Protásio de Souza UFS

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Hábitos Alimentares, Alimentos, Dieta e Nutrição, Comportamento alimentar.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Brasil tem passado por uma fase de transição epidemiológica, caracterizada pela redução de doenças infecciosas e simultaneamente o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, em especial, as doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Estas, incluem os hábitos alimentares entre os principais agentes etiológicos para o seu desenvolvimento. (BRASIL, 2010). Segundo Motta & Bogg (1991), a Educação Nutricional tem por finalidade a transmissão de conhecimento para a formação de atitudes e práticas que conduzam à melhoria da saúde por meio de uma alimentação saudável. A partir deste cenário, na clínica escola de nutrição da Universidade Federal de Sergipe – campus Lagarto, a pirâmide alimentar brasileira foi utilizada como ferramenta para a aplicação da educação nutricional. Segundo Phillipi (1999) e Welsh (1992), a pirâmide é uma representação gráfica qualitativa e quantitativa facilitadora na adoção de hábitos alimentares adequados e na escolha de alimentos saudáveis. OBJETIVOS: Conscientizar os pacientes da clínica escola de nutrição por meio da pirâmide alimentar a importância da alimentação saudável e equilibrada para a saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, da execução de uma atividade de educação alimentar e nutricional, utilizando a nova pirâmide alimentar brasileira redesenhada por Phillipi (2013), a atividade foi desenvolvida com os pacientes na sala de espera da Clínica escola de Nutrição da UFS, Lagarto-SE. Para a construção da atividade, foram utilizados uma cartolina amarela 50x66, em que, foi desenhado a pirâmide com o auxílio de uma régua de 30 cm e um pincel para quadro branco da cor preta, para preencher a pirâmide foram impressos imagens de alimentos pertencentes aos grupos alimentares e requisitado aos pacientes que indicassem em qual posição da pirâmide esses alimentos deveriam estar. RESULTADOS: A atividade foi realizada na presença de cinco pacientes, três mulheres adultas, um homem adulto e uma criança. Entre estas, todos tinham conhecimento da existência da pirâmide alimentar brasileira, porém, surgiram dúvidas em relação as porções, as medidas caseiras, aos grupos alimentares e aos benefícios oferecidos por alguns alimentos presentes na pirâmide, estes questionamentos foram elucidados e os pacientes possuíram então conhecimentos a mais que facilitariam a escolha de alimentos de forma adequada e a formação de hábitos alimentares saudáveis. CONCLUSÃO: Ações de educação nutricional, se aplicada de forma correta, adequada, respeitando as especificidades do público alvo e aliado a uma ferramenta eficiente, como, a pirâmide alimentar brasileira, podem desempenhar um efetivo papel na formação de hábitos alimentares saudáveis para a melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Francisca Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Kalil Luno Cardoso Silva, UFS

Departamento de Nutrição

Kelly Protásio de Souza, UFS

Departamento de Nutrição

Referências

BRASIL. Ministério da Sáude. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

PHILIPPI, S. T. et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. RevNutr, v. 12, n. 1, p. 65-80, 1999a.

MOTTA, D.G. da, BOOG, M.C.F. Educação nutricional. 3.ed. São Paulo: IBRASA, 1991. 182p.

WELSH, S., DAVIS, C., SHAW, A. Development of the food guide pyramid. Nutrition Today, Annapolis, v.27, n.6, p.12-23, 1992b.

PHILIPPI, S.T. et al. Redesenho da pirâmide alimentar brasileira para uma alimentação saudável. [S.I.: s.n.], 2013

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Oliveira, V. B., Santos, L. de A., Ribeiro, L. F., Cardoso Silva, K. L., & de Souza, K. P. (2016). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL UTILIZANDO A PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA NA SALA DE ESPERA DA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS LAGARTO (RESUMO). Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3257

Edição

Seção

Resumo - Nutrição