A ATIVIDADE FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

Autores

  • Rodrigo Lameirão Leite Santos Universidade Tiradentes
  • ANDRÉ LUIS CANDIDO PEREIRA Universidade Tiradentes
  • RODOLFO ZARA NETTO Universidade Tiradentes
  • VICTOR LUCAS SANTOS Universidade Tiradentes
  • NARA MICHELLE MOURA SOARES Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Treinamento, Coordenação motora, Infantil

Resumo

INTRODUÇÃO: A realidade das brincadeiras e jogos populares vem se distanciando gradualmente do cotidiano das crianças, é comum que essas práticas sejam substituídas pelo lazer digital. Esse comportamento pode prejudicar o desenvolvimento motor e adaptabilidade social em diferentes níveis. OBJETIVOS: Coletar informações sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento das capacidades motoras na infância e na adolescência. METODOLOGIA: O material utilizado foi obtido na biblioteca da Universidade Tiradentes e por meio do acesso ao Google Acadêmico, através da pesquisa das palavras chave geradas na plataforma do DeCS, foram encontrados 3810 resultados em 0,04 segundos, 4 artigos e um livro foram selecionados para a elaboração do resumo. DESENVOLVIMENTO: Movimentar-se, faz parte das primeiras experiências que favorecem a aquisição de um conjunto de aprendizagens básicas importantes, é durante os primeiros seis anos de vida que os padrões motores fundamentais emergem e se aperfeiçoam. O desenvolvimento elabora-se gradualmente até a idade adulta, porém, é na infância que estabelecemos a base das habilidades motoras e sociais (FERREIRA, 1999). Valter Pinheiro (2012) apud Hitz e Holtz (1986), afirmam que “as capacidades coordenativas desempenham um papel primordial na estrutura do movimento com reflexos nas múltiplas aptidões necessárias para responder às exigências do dia-a-dia, do trabalho e do desporto”. Assim, ao realizar práticas esportivas a criança desenvolve o tônus muscular, capacidades físico-motoras, sociabilidade e a valorização da autoestima. De acordo com Le Boulch (1987), “o desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação de seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais.”, por isso se torna essencial que as práticas oferecidas pelas atividades físicas sejam continuas durante o processo de desenvolvimento infantil. Segundo Diana Campão (2008) apud Oliveira (1997), é através do corpo que a criança estabelece contato com o ambiente, se insere no mundo e compreende o outro. Nas experiências de aprendizagem, a criança constrói seu esquema corporal e amplia seu repertório psicomotor, adquirindo autonomia e segurança. As mudanças na estrutura social e os avanços tecnológicos da atualidade oferecem recursos que se tornam atrativos para os pais e consequentemente para as crianças, que vão crescendo imersas em diversos estímulos que incentivam o uso do lazer virtual. Assim, percebemos que há uma diminuição do espaço físico disponível para a realização de atividades físicas, o que determina a necessidade de uma atenção especial sobre o estado das condições biológicas do corpo e valor da educação pelo meio da motricidade (FERREIRA, 1999). CONCLUSÃO: Podemos ao longo desse trabalho perceber que a vida moderna proporciona recursos positivos em diversos momentos, porém, atentar-se para as questões do desenvolvimento motor adquirido através da atividade física, torna-se fundamental para assegurarmos que a intervenção prática esteja presente no cotidiano das crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Carlos Alberto. Neto. “Motricidade e Jogo na Infância”. Editora Sprint, RJ, 2ª edição, 1999.

CARVALHO, J.; ASSUNÇÃO, L.; PINHEIRO, V. A importância do treino das capacidades coordenativas na infância. 2012.

PELLEGRINI, Ana Maria et al. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. São Paulo: UNESP, 2005.

SOUZA, Cleverton José Farias de. A relação entre coordenação motora e atividade física em crianças dos sete aos 10 anos de idade: um estudo longitudinal. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

PACHECO, Edneia Alves; SANTOS, Juliano Ciebre dos. Importância do Desenvolvimento da Coordenação Motora na Aprendizagem na Educação Infantil. Nativa-Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 1, n. 2, 2013.

CAMPÃO, Daiana Dos Santos; CECCONELLO, Alessandra Marques. A contribuição da Educação Física no desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Lecturas, Educación Física y Deportes. Revista Digital. Ano, v. 13, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, R. L. L., PEREIRA, A. L. C., NETTO, R. Z., SANTOS, V. L., & SOARES, N. M. M. (2016). A ATIVIDADE FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3255

Edição

Seção

Resumo - Educação Física