ALERGIA ALIMENTAR AO LEITE DE VACA EM LACTENTES

Autores

  • Thuany Coelho Guerra UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Talita Kizzy Barbosa Barreto UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, alergia alimentar, lactentes, leite de vaca, diagnóstico.

Resumo

INTRODUÇÃO: A alergia alimentar (AA) é uma reação adversa do sistema imunológico, sendo provocada por antígenos presentes no alimento desencadeador da alergia. A AA é mais prevalente em crianças que em adultos, sendo que a mais comum nos lactentes é a alergia a proteínas do leite de vaca (APLV). Os sintomas mais frequentes dessa alergia apresentam-se no trato gastrointestinal, no trato respiratório e na pele. A APLV pode ser ocasionada por introdução precoce do leite de vaca ao lactente, quando o mesmo deveria estar alimentando-se apenas do leite materno até os 6 meses de idade; sendo que a alimentação da mãe também tem fator influente nos antígenos passados ao filho, presentes no leite materno. OBJETIVO: O presente trabalho tem por objetivo, a partir da realização de um estudo bibliográfico, investigar as prováveis causas da APLV em lactentes, tomando nota sobre diagnósticos, além de averiguar substitutos ao leite de vaca. METODOLOGIA: Os procedimentos metodológicos utilizados foram leituras bibliográficas de artigos publicados no google acadêmico acerca da alergia alimentar ao leite de vaca em lactentes. DESENVOLVIMENTO: Devida a APLV, é necessária a exclusão do leite de vaca - e seus derivados - como alimento ao lactente. As fórmulas à base de soja são o substituto mais comumente utilizado, devido ao seu baixo custo e sabor palatável, porém há controversas quanto ao seu uso, devido a sua possível alergenicidade. Existem também as fórmulas extensamente hidrolisadas e parcialmente hidrolisadas - em que as proteínas estão fragmentadas para obstar a reação alérgica - e há as que contêm 100% de aminoácidos livres, apresentando maior custo financeiro para as famílias, sendo, por isso, inacessíveis a muitas delas. O diagnóstico da alergia a proteínas do leite de vaca deve ser efetuado com muita cautela, sendo executado teste de provocação e exclusão do alimento, associado a testes cutâneos de hipersensibilidade, etc. Vale salientar que os testes cutâneos, sozinhos, sugerem mas não confirmam o diagnóstico. CONCLUSÃO: A alergia a proteínas do leite de vaca é uma alergia alimentar mais comumente presente nos lactentes, sendo possivelmente ocasionada pela introdução precoce do leite de vaca, fazendo-se necessárias a total exclusão desse alimento e de seus derivados e a escolha de seu(s) substituto(s). O indivíduo com APLV pode apresentar uma gama de sintomas, sendo, portanto, indispensáveis o conhecimento das diversas formas clínicas e uma minuciosa anamnese, a fim de efetuar o diagnóstico correto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thuany Coelho Guerra, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Departamento de Nutrição, Área da Saúde.

Referências

AMANCIO, Olga Maria S. et al (coord.). Guia prático de diagnóstico e tratamento da Alergia às Proteínas do Leite de Vaca mediada pela imunoglobulina E. Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, São Paulo, v. 35, n. 6, p. 203-233, nov./dez. 2012.

ABDALLA, Dulcineia et al. Evolução clínica e laboratorial de crianças com alergia a leite de vaca e ingestão de bebida à base de soja. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 27-34, mar. 2005.

CASTRO, Ana Paula B. M. et al. Uso de fórmulas à base de soja na alergia à proteína do leite de vaca. Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 187-192, set./out. 2011.

CONSTANT, Patrícia B. L.; MOURA, Suelane M.; PEREIRA, Ana Carolina da S. Alergia alimentar: sistema imunológico e principais alimentos envolvidos. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008.

CORTEZ, Ana Paula B. et al. Conhecimento de pediatras e nutricionistas sobre o tratamento da alergia ao leite de vaca no lactente. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 106-113, jun. 2007.

DANTAS, Vera et al. Sensibilização a alérgenos inalantes e alimentares em crianças brasileiras atópicas, pela determinação in vitro de IgE total e específica Projeto Alergia (PROAL). Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 80, n. 3, p. 203-210 , mai/jun. 2004.

FAGUNDES-NETO, Ulysses et al. Ingestão de nutrientes e estado nutricional de crianças em dieta isenta de leite de vaca e derivados. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 80, n. 5, p. 363-370, nov. 2004.

GIUGLIANI, Elsa R. J.; MONTE, Cristina M. G. Recomendações para alimentação complementar da criança em aleitamento materno. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 80, n. 5(Supl), p. S131-S141, nov. 2004.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Coelho Guerra, T., & Barbosa Barreto, T. K. (2016). ALERGIA ALIMENTAR AO LEITE DE VACA EM LACTENTES. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3252

Edição

Seção

Resumo - Nutrição