ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Autores

  • RAYANNE Gois de Souza Universidade Tiradentes
  • Crislene Gois Santros Universidade Federal de Sergipe
  • Leandro Almeida Nascimento Universidade Tiradentes
  • Alvaci Freitas Resende Universidade Tiradentes
  • Claudio Joaquim Borba-Pinheiro Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Transtornos, prevenção, exercício Físico.

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente, com o estilo de vida que a sociedade contemporânea tem adotado, o aparecimento de psicopatologias como ansiedade, estresse e depressão, vem se tornando cada vez mais comum. O estudo de métodos que diagnostiquem e avaliem essas condições, bem como estratégias que agem tanto na profilaxia como no tratamento desses transtornos, que incluem a prática de exercícios físicos, fornecem subsídios auxiliares para uma intervenção eficaz tanto para prática clínica, como para estudos acadêmicos. OBJETIVOS: Estudar as psicopatologias: ansiedade, estresse e depressão, bem como sugerir métodos para diagnóstico e avaliação dessas condições e relacionar a prática do exercício físico como método de controle desses transtornos. METODOLOGIA: Revisão bibliográfica com análise de conteúdo, com uma abordagem qualitativa. DESENVOLVIMENTO: A ansiedade pode ser compreendida como um estado fisiológico, tratando-se de uma emoção básica do ser humano, e apesar de não significar um estado patológico, pode se tornar um. Assim, sua manifestação é caracterizada por nervosismo, preocupação e apreensão que pode ser gerado por pensamentos ou por reações associada com a ativação ou agitação do corpo. Sua mensuração é realizada com base em métodos indiretos, tais como escalas de avaliação subjetivas, porém existem também medidas de alterações fisiológicas, bem como utilização de mensurações psicológicas. Dentre as escalas de ansiedade mais utilizadas nos últimos anos, destacam-se as escalas de ansiedade para avaliação clínica e as de auto avaliação como: as escalas de Hamilton e de Beck e o IDATE. O estresse é definido como uma reação do organismo, com características físicas e /ou psicológicas, as quais são provocadas por mudanças psicofisiológicas, que são desencadeadas mediante situações que confrontem o indivíduo o deixando irritado, amedrontado, excitado ou até mesmo feliz. Atualmente, essa condição se encontra dividida em quatro fases: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. Há três tipos de medidas do estresse: a medida biológica, a ambiental e de auto percepção do estresse. Nessa última, se encaixam as escalas de avaliação dessa condição, que quando comparadas as medidas bioquímicas, são mais acessíveis e uma das mais utilizadas para essa avaliação é o inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp. A depressão pode ser classificada, segundo a perspectiva da psicopatologia, como um transtorno de humor ou transtorno afetivo e para que se possa identificar é necessário que haja o relato comportamental e sintomatológico da síndrome. Desse modo, Inventários e escalas permitem não só averiguar a presença e a assiduidade de sintomas depressivos, como também identificar e fazer uma avaliação da magnitude que se encontram e se apresentam os sintomas e um dos instrumentos mais utilizados para avalia-la é o Beck’s Depression Inventory (BDI). CONCLUSÃO: O conhecimento da natureza dessas condições e dos instrumentos que as identifiquem e qualifiquem são necessárias para atuação de profissionais. Além disso, os exercícios físicos apresentam uma positiva ação no tratamento e na prevenção das psicopatologias elencadas, o qual ser utilizado como uma estratégia não- medicamentosa.

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Biografia do Autor

RAYANNE Gois de Souza, Universidade Tiradentes

Bacharel e Licenciada em educação física pela Universidade Tiradentes,pós graduanda em fisiologia do exercício e treinamento desportivo e mestranda em ciências fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe.

Alvaci Freitas Resende, Universidade Tiradentes

Professor titular da Universidade Tiradentes e membro do laboratório de biociências da motricidade humana.

Claudio Joaquim Borba-Pinheiro, Universidade do Estado do Pará

Professor titular da Universidade do Estado do Pará e membro do laboratório de biociências da motricidade humana.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

de Souza, R. G., Santros, C. G., Nascimento, L. A., Resende, A. F., & Borba-Pinheiro, C. J. (2016). ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3247

Edição

Seção

Resumo - Educação Física