COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS UTILIZADOS COMO PREDITORES DO RISCO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA

Autores

  • Larissa Marina Santana Mendonça de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • TICIANE MUNARETO LIMA
  • LARISSA MONTEIRO
  • REBECA DE ALMEIDA
  • ADRIANNE PEREIRA

Palavras-chave:

estado nutricional, desnutrição, saúde do idoso institucionalizado, nutrição do idoso.

Resumo

INTRODUÇÃO: Envelhecer é um processo que envolve uma complexidade de fatores de ordem biológica, psicológica e social. A avaliação nutricional na senescência pode não caracterizar o estado nutricional do idoso devido modificações corporais presentes nessa fase, decréscimo da estatura, acúmulo de tecido adiposo, redução da massa muscular e diminuição da quantidade de água no organismo, comum no processo do envelhecimento. Os métodos subjetivos como a Mini Avaliação Nutricional (MAN), o Nutrition Screening Initiative (NSI) associados a avaliação nutricional vem sendo utilizados. OBJETIVOS: Comparar três métodos de avaliação nutricional (MAN, NSI e IMC) para verificar o nível de significância entre eles. MÉTODOLOGIA: O estudo é do tipo transversal, quantitativo, descritivo e observacional. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2015. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), no município de Aracaju-SE, cujo perfil tem caráter filantrópico. Foram inclusos na pesquisa 45 idosos residentes de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos que estivessem em regime de internação. Sendo aferido a massa corporal (kg) e a estatura (m), mensurado o índice de massa corporal, aplicado os dois instrumentos Mini Avaliação Nutricional (MAN) e Nutrition Screening Initiative (NSI) para averiguar o estado nutricional dos pacientes. Os dados foram analisados no programa SPSS® 18.0. A Avaliação da evolução nutricional da amostra foi realizada através do teste de “t” de Student e o teste “t” pareado, a associação foi verificada por meio do teste de Correlação de Pearson. Para os resultados foi considerado o nível de significância de 5%. RESULTADOS: Na análise comparativa dos indicadores na detecção do risco nutricional, pela classificação da MAN, 76,5% apresentaram risco nutricional, 24,4 % apresentaram bom estado nutricional, pela NSI, 71,1% apresentaram risco nutricional, 28,9% apresentaram bom estado nutricional, pelo IMC, 62,2% apresentaram risco nutricional, 37,7% sem risco nutricional. Na analise a avaliação subjetiva global foi o método mais sensível para detecção do risco nutricional. CONCLUSÃO: A prevalência de estado nutricional inadequado atingiu significativamente a população estudada. Observou-se um número elevado de idosos diagnosticados em risco nutricional, tanto pelo método de avaliação nutricional IMC quanto pela MAN e NSI, sendo a maior prevalência nas avaliações subjetivas. O estado nutricional do idoso auxilia na promoção ou reabilitação da saúde dos idosos institucionalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Marina Santana Mendonça de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Nutrição

Referências

INTRODUÇÃO: Envelhecer é um processo que envolve uma complexidade de fatores de ordem biológica, psicológica e social. A avaliação nutricional na senescência pode não caracterizar o estado nutricional do idoso devido modificações corporais presentes nessa fase, decréscimo da estatura, acúmulo de tecido adiposo, redução da massa muscular e diminuição da quantidade de água no organismo, comum no processo do envelhecimento. Os métodos subjetivos como a Mini Avaliação Nutricional (MAN), o Nutrition Screening Initiative (NSI) associados a avaliação nutricional vem sendo utilizados.

OBJETIVOS: Comparar três métodos de avaliação nutricional (MAN, NSI e IMC) para verificar o nível de significância entre eles.

MÉTODOLOGIA: O estudo é do tipo transversal, quantitativo, descritivo e observacional. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2015. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), no município de Aracaju-SE, cujo perfil tem caráter filantrópico. Foram inclusos na pesquisa 45 idosos residentes de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos que estivessem em regime de internação. Sendo aferido a massa corporal (kg) e a estatura (m), mensurado o índice de massa corporal, aplicado os dois instrumentos Mini Avaliação Nutricional (MAN) e Nutrition Screening Initiative (NSI) para averiguar o estado nutricional dos pacientes. Os dados foram analisados no programa SPSS® 18.0. A Avaliação da evolução nutricional da amostra foi realizada através do teste de “t” de Student e o teste “t” pareado, a associação foi verificada por meio do teste de Correlação de Pearson. Para os resultados foi considerado o nível de significância de 5%.

RESULTADOS: Na análise comparativa dos indicadores na detecção do risco nutricional, pela classificação da MAN, 76,5% apresentaram risco nutricional, 24,4 % apresentaram bom estado nutricional, pela NSI, 71,1% apresentaram risco nutricional, 28,9% apresentaram bom estado nutricional, pelo IMC, 62,2% apresentaram risco nutricional, 37,7% sem risco nutricional. Na analise a avaliação subjetiva global foi o método mais sensível para detecção do risco nutricional.

CONCLUSÃO: A prevalência de estado nutricional inadequado atingiu significativamente a população estudada. Observou-se um número elevado de idosos diagnosticados em risco nutricional, tanto pelo método de avaliação nutricional IMC quanto pela MAN e NSI, sendo a maior prevalência nas avaliações subjetivas. O estado nutricional do idoso auxilia na promoção ou reabilitação da saúde dos idosos institucionalizados.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

de Oliveira, L. M. S. M., LIMA, T. M., MONTEIRO, L., DE ALMEIDA, R., & PEREIRA, A. (2016). COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS UTILIZADOS COMO PREDITORES DO RISCO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3243

Edição

Seção

Resumo - Nutrição