CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURILHA COMO PREDITOR DE PERDA DE MASSA MUSCULAR EM IDOSOS

Autores

  • Larissa Marina Santana Mendonça de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • TICIANE CLAIR REMACREMUNARETO LIMA
  • LARISSA MONTEIRO
  • REBECA DE ALMEIRA
  • ADRIANNE PEREIRA

Palavras-chave:

Estado nutricional, nutrição no idoso, antropometria, desnutrição.

Resumo

INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um período caracterizado por alterações corporais, entre elas está a redução da quantidade de massa muscular corporal e aumento do tecido gorduroso. A quantidade de massa e a força muscular estão associadas ao estado nutricional do indivíduo. A Circunferência da Panturrilha (CP) é um indicador antropométrico de avaliação de massa muscular que oferece uma estimativa de reserva proteica. OBJETIVOS: Avaliar a perda de massa muscular em idosos por meio do indicador da circunferência da panturrilha. MÉTODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo e observacional com idosos apresentando idade igual ou superior a 60 anos. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), no município de Aracaju-SE, cujo perfil tem caráter filantrópico. Foi avaliada a perda de massa muscular dos idosos por meio da CP. No momento da avaliação o idoso permaneceu com a perna relaxada formando um ângulo de 90º com o joelho. A medida foi realizada com fita métrica inextensível na parte de maior circunferência da panturrilha. Foi considerado o ponto de corte < 31cm como marcador de desnutrição no idoso, como é estabelecido por Chumlea et al. (1988). As informações foram analisadas através da estatística descritiva, através do software estatístico SPSS®, versão 18.0. RESULTADOS: Foram avaliados 45 idosos de ambos os sexos. A média de idade da população estudada foi de 67 ± 2,32 anos, sendo 38% do sexo masculino. Desses indivíduos, 24,4% possuíam diagnóstico de diabetes e hipertensão e 95,5% faziam uso de medicação. Foi observado valor médio da circunferência da panturrilha de 29,18 ± 5,74 cm. Encontrou-se uma proporção elevada de idosos com perda de massa muscular por meio da medida da CP (62%). CONCLUSÃO: Observou-se que a CP foi capaz de caracterizar grande número de idosos com perda de massa muscular. Por ser um indicador de baixo custo e fácil realização pode ser aplicado para avaliação da redução de massa muscular nessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Marina Santana Mendonça de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Nutrição

TICIANE CLAIR REMACREMUNARETO LIMA

nutrição

Referências

CHUMLEA, W.C.; GUO, S.; ROCHE, A.F.; STEINBAUGH, M.L. Prediction of body weight for the nanambulatory elderly from anthropometry. Journal of the American Dietetic Association, v.88, n.5, p. 564-568, 1988.

CUPPARI, L. Guia de Nutrição Clínica do Adulto. Barueri: Manole, 2005.

MARTIN, F. G.; NEBULONI, C. C.; NAJAS, M. S. Correlação entre estado nutricional e força de preensão palmar em idosos. . Bras. Geriatr. Gerontol., v. 15, n. 3, p. 493-504, 2012.

SALMASO, F.V. VIGÁRIO, P. S. MENDONÇA, L. M. C., MADEIRA, M, LEONARDO VIEIRA-NETTO, L., GUIMARÃES, M. R. M., FARIAS, M. L. F. Análise de idosos ambulatoriais quanto ao estado nutricional, sarcopenia, função renal e densidade óssea. Arq Bras Endocrinol Metab., v.58, n.3, p. 226-231, 2014.

VITOLO MR. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

de Oliveira, L. M. S. M., LIMA, T. C. R., MONTEIRO, L., DE ALMEIRA, R., & PEREIRA, A. (2016). CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURILHA COMO PREDITOR DE PERDA DE MASSA MUSCULAR EM IDOSOS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3240

Edição

Seção

Resumo - Nutrição