CIRCUNFERÊNCIA DA PANTURILHA COMO PREDITOR DE PERDA DE MASSA MUSCULAR EM IDOSOS
Palavras-chave:
Estado nutricional, nutrição no idoso, antropometria, desnutrição.Resumo
INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um período caracterizado por alterações corporais, entre elas está a redução da quantidade de massa muscular corporal e aumento do tecido gorduroso. A quantidade de massa e a força muscular estão associadas ao estado nutricional do indivíduo. A Circunferência da Panturrilha (CP) é um indicador antropométrico de avaliação de massa muscular que oferece uma estimativa de reserva proteica. OBJETIVOS: Avaliar a perda de massa muscular em idosos por meio do indicador da circunferência da panturrilha. MÉTODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo e observacional com idosos apresentando idade igual ou superior a 60 anos. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), no município de Aracaju-SE, cujo perfil tem caráter filantrópico. Foi avaliada a perda de massa muscular dos idosos por meio da CP. No momento da avaliação o idoso permaneceu com a perna relaxada formando um ângulo de 90º com o joelho. A medida foi realizada com fita métrica inextensível na parte de maior circunferência da panturrilha. Foi considerado o ponto de corte < 31cm como marcador de desnutrição no idoso, como é estabelecido por Chumlea et al. (1988). As informações foram analisadas através da estatística descritiva, através do software estatístico SPSS®, versão 18.0. RESULTADOS: Foram avaliados 45 idosos de ambos os sexos. A média de idade da população estudada foi de 67 ± 2,32 anos, sendo 38% do sexo masculino. Desses indivíduos, 24,4% possuíam diagnóstico de diabetes e hipertensão e 95,5% faziam uso de medicação. Foi observado valor médio da circunferência da panturrilha de 29,18 ± 5,74 cm. Encontrou-se uma proporção elevada de idosos com perda de massa muscular por meio da medida da CP (62%). CONCLUSÃO: Observou-se que a CP foi capaz de caracterizar grande número de idosos com perda de massa muscular. Por ser um indicador de baixo custo e fácil realização pode ser aplicado para avaliação da redução de massa muscular nessa população.Downloads
Referências
CHUMLEA, W.C.; GUO, S.; ROCHE, A.F.; STEINBAUGH, M.L. Prediction of body weight for the nanambulatory elderly from anthropometry. Journal of the American Dietetic Association, v.88, n.5, p. 564-568, 1988.
CUPPARI, L. Guia de Nutrição Clínica do Adulto. Barueri: Manole, 2005.
MARTIN, F. G.; NEBULONI, C. C.; NAJAS, M. S. Correlação entre estado nutricional e força de preensão palmar em idosos. . Bras. Geriatr. Gerontol., v. 15, n. 3, p. 493-504, 2012.
SALMASO, F.V. VIGÁRIO, P. S. MENDONÇA, L. M. C., MADEIRA, M, LEONARDO VIEIRA-NETTO, L., GUIMARÃES, M. R. M., FARIAS, M. L. F. Análise de idosos ambulatoriais quanto ao estado nutricional, sarcopenia, função renal e densidade óssea. Arq Bras Endocrinol Metab., v.58, n.3, p. 226-231, 2014.
VITOLO MR. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2008.