PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZDAS SEGUNDO MÉTODOS SUBJETIVOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • DAMARES OLIVEIRA SANTOS Universidade Titadentes
  • JOANA SOUZA DOS SANTOS Universidade Tiradentes
  • TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS

Palavras-chave:

PALAVARAS-CHAVES, Strong Kids. ANSG. Parâmetros antropométricos. Triagem nutricional.

Resumo

INTRODUÇÃO: A avaliação nutricional é de fundamental importância em crianças hospitalizadas para detectar a desnutrição e a infecção. Essa desnutrição compromete o sistema imunológico, facilitando a instalação de infecções que podem contribuir para o comprometimento do estado nutricional dos pacientes a longo ou curto prazo no âmbito hospitalar, onde vai influenciar na evolução clínica dos mesmos. (RODRIGUES et al,2016) Estudos mundiais apontam que 20 a 50% dos pacientes adultos e pediátricos são des¬nutridos, sendo que alguns já são admitidos com desnu¬trição e outros a desenvolvem após a internação. (BOUSQUET et al, 2016) A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a antropometria como um dos métodos mais utilizados para avaliar, classificar e monitorar o estado nutricional, por ser de baixo custo e empregado universalmente para todas as faixas etárias. (Silva EP, Tiengo A) A ferramenta Strongkids também é considerada prática e de fácil aplicação composta pelas etapas: Avaliação subjetiva global em que se avalia a perda de massa muscular e adiposa; Alto risco da doença, a qual indica também o risco ou previsão de uma cirurgia de grande porte; Inges¬tão e perdas nutricionais (diminuição da ingestão ali¬mentar e presença de diarreia e vômito); Dificuldade de ganho de peso ou perda de peso. (CARVALHO, 2013) OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil nutricional de crianças internadas em um hospital público de Aracaju e associar variáveis à desvios nutricionais e à menor aceitação do consumo alimentar durante a hospitalização. MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de dados foi realizada nas primeiras 48 horas de internação. Para a identificação da população foram coletados alguns dados no prontuário como: Sexo, idade, procedência, patologia, e para a identificação do estado nutricional foram aplicados métodos subjetivos de avaliação nutricional, a ANSG e a Strong Kids, que são ferramentas para avaliar o estado nutricional das crianças hospitalizadas. RESULTADO: Deste modo, a ferramenta ANSG teve como resultado 89,20% de baixo risco nutricional, 5,40% moderado e 5,40% grave. Dessa forma um maior percentual de desnutrição foi evidenciado a partir da utilização desta ferramenta Strong Kids, obtendo como resultados 41,70% de baixo risco nutricional, 47,60% moderado, 10,70% grave.CONCLUSÃO: A triagem nutricional realizada precocemente auxilia na identificação de grupos de risco que necessitem de uma avaliação detalhada e uma intervenção adequada. Os dados coletados permitem concluir que a ferramenta que apresentou maior sensibilidade para assimilação e a que detectar alterações nutricionais é a Strong Kids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva EP, Tiengo A. Perfil Nutricional de Crianças Hospitalizadas e sua Relação com o Período de Internação em um Hospital de Ensino no Sul de Minas Gerais. Revista Ciênc em Saúde 2014; 4:61-72.

CARVALHO, Fernanda Christina de, 1988. Tradução e adaptação cultural da ferramenta Strongkids para triagem do risco de desnutrição de crianças hospitalizadas/ Fernanda Christina de Carvalho-2013.

Rodrigues C.N.; Rosa C. de O.B.; Ribeiro S.M.R.; Santos C.A. dos; Firmino H.H.. Perfil nutricional e fatores associados ao baixo peso e à redução do consumo alimentar em crianças hospitalizadas. O Mundo da Saúde, São Paulo. 2016

Bousquet LA, Stringhini MLF, Mortoza AS. Avaliação nutricional subjetiva global: instrumentos para triagem em crianças hospi¬talizadas. Rev. Aten. Saúde. 2016.

Avaliação Nutricional de indivíduos internados em um hospital geral/ Rosa, Carla de Oliveira Barbosa; SILVA, Bárbara Pereira da; BALBINO, Karla Pereira; RIBEIRO, Sônia Machado Rocha; RIBEIRO, Andréia Queiroz; FIRMINO, Heloísa Helena. São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

SANTOS, D. O., DOS SANTOS, J. S., & DOS SANTOS, T. M. P. (2016). PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZDAS SEGUNDO MÉTODOS SUBJETIVOS DE AVALIAÇÃO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3229

Edição

Seção

Resumo - Nutrição