RELATO SOBRE A EXECUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM OS PACIENTES NA SALA DE ESPERA DA CLINICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFS CAMPOS LAGARTO-SE

Autores

  • Lucas de Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Victor Batista Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Kelly Protasio de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Jackson Neris de Souza Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • Daline Fernandes de Souza Araujo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, sala de espera, autonomia, promoção da saúde, nutrição.

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação alimentar e nutricional é uma das principais estratégias de promoção da saúde, visto que contribui para o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos quanto a sua alimentação, bem como a adesão de práticas alimentares adequadas e saudáveis (SANTOS, 2012). O Guia Alimentar da População Brasileira constitui um importante instrumento para apoiar as práticas educativas, principalmente nos serviços de saúde (BRASIL, 2014). OBJETIVO: Executar uma atividade de educação alimentar e nutricional com os pacientes na sala de espera da UFS campos Lagarto-SE. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência da execução, de uma atividade de educação alimentar e nutricional desenvolvida durante o mês de março de 2016 com os pacientes na sala de espera da Clínica Escola de Nutrição da UFS, Lagarto-SE, na qual foram apresentados os 10 passos para uma alimentação saudável, disponível no Guia Alimentar da População Brasileira 2014. RESULTADOS: Foi realizada uma atividade dinâmica, inicialmente com uma roda de conversa composta pelos pacientes da sala de espera, nutricionistas e estudantes de nutrição, na qual foram apresentados os 10 passos para uma alimentação saldável, permitindo a participação dos pacientes ao decorrer da apresentação de cada passo supracitado, uma vez que a promoção da autonomia, a horizontalidade e o respeito aos saberes populares constituem eixos centrais dessas ações educativas (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2008). A execução dessas atividades além de contribuir para formação do vínculo entre os profissionais e pacientes, ameniza o desgaste físico e emocional associado ao tempo de espera pelo atendimento. Bem como constitui um espaço de reflexões e troca de saberes (ROSA, BARTH; GERMANI, 2011). Essa iniciativa na sala de espera buscou propiciar um atendimento mais humanizado e acolhedor, além possibilitar a oportunidade aos profissionais e estudantes de desenvolver atividades que extrapolam o cuidado exclusivamente clinico, como a educação em saúde (RODRIGUES, et al 2009). CONCLUSÃO: Os hábitos alimentares saudáveis são essenciais para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população, utilizar a sala de espera como espaço de diálogo entre pacientes e profissionais de saúde, permite potencializar as ações de educação alimentar e nutricional, bem como garantir um atendimento mais efetivo, humanizado e resolutivo. Contribuindo para empoderamento dos cidadãos, para que os mesmos se tornem responsáveis pela sua saúde e críticos quanto a sua alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Victor Batista Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Kelly Protasio de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Jackson Neris de Souza Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Daline Fernandes de Souza Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde: Guia Alimentar para População Brasileira. Promovendo a alimentação saudável. Normas e manuais técnicos: Brasília, 2014.

OLIVEIRA, S. I; OLIVEIRA, K. S. Novas perspectivas em educação alimentar e nutricional. Psicol. USP [online], v.19, n.4, p.495-504, 2008.

ROSA, J; BARTH, P. O; GERMANI, A. R. M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. PERSPECTIVA, v.35, n.129, p. 121-130, 2011.

RODRIGUES, A. D et al. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, v.5, n.7: p.101-106, 2009.

SANTOS, L. A. S. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Rev. Ciênc. saúde coletiva [online], v.17, n.2, p.455-462, 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, L. de A., Oliveira, V. B., de Souza, K. P., de Souza Rocha, J. N., & de Souza Araujo, D. F. (2016). RELATO SOBRE A EXECUÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM OS PACIENTES NA SALA DE ESPERA DA CLINICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFS CAMPOS LAGARTO-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3228

Edição

Seção

Resumo - Nutrição