ANÁLISE DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE INDIVÍDUOS COM HIV, APÓS UM TREINAMENTO DE FORÇA E AERÓBIO

Autores

  • Jaqueline Josefa da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • José Deivison de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Gustavo Willames Pimentel Universidade Federal de Pernambuco
  • Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

HIV/Aids, Exercício Físico, Força, Aerobio

Resumo

INTRODUÇÃO: No início da década de 80, acreditou-se por muitos anos que o repouso era o mais recomendado, evitando-se a prática de atividades físicas para pessoas com HIV. Diante dessa problemática podemos observar que os estudos científicos mais recentes, apontam para uma mudança corroborando hoje com a prática do exercício físico e programas complementares. OBJETIVO: Analisar e comparar a composição corporal de pessoas vivendo com HIV/Aids, após 32 sessões de treinamento aeróbio. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 29 indivíduos de ambos os gêneros, onde 10 indivíduos foram submetidos a uma vacina terapêutica. Todos foram submetidos a 32 sessões de treinamento aeróbio, com frequência de 3 vezes por semana e intensidade de 50% a 60%, foram realizadas mesurações no início e termino do treinamento, onde os mesmos responderam um questionário que avaliava a qualidade de vida (WHOQOL-Bref). Em seguida foram submetidos a uma avaliação física, que se utilizou como medidas a estatura corporal, massa corporal e circunferências, onde o protocolo utilizado foi o de Heath e Carter (1990). Para a tabulação dos dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 17.0. RESULTADOS: Após o treinamento aeróbio das 32 sessões foi observado uma diferença de 0,02% na relação cintura quadril, 0,03% no índice corporal e 0,05% na circunferência da cintura. O treinamento aeróbio apresentou um resultado bastante significativo para pessoas vivendo com HIV/Aids, nas medidas de relação cintura quadril, índice corporal e circunferência da cintura, diminuindo os riscos para esta população, ficando claro para estes uma melhoria na sua qualidade de vida. CONCLUSÃO: Desta forma podemos concluir a importância de inovações em pesquisas sobre estes sujeitos não só no aspecto clínico, mas também nas questões que envolvam a prática do exercício físico, os quais têm objetivos benéficos na melhoria da composição corporal e qualidade de vida. PALAVRAS-CHAVE: HIV/Aids; Exercício Físico; Força; Aerobio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Guerra LMD. Exercício físico, saúde e qualidade de vida em pessoas com o HIV/AIDS em Natal/ Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal; 2012.

Leandro Carol, Elizabeth Do Nascimento, Raul Manhães-De-Castro, José Alberto Duarte, Célia M. M. B. De-Castro. Exercício Físico e Sistema Imunológico: Mecanismos e Integrações. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.2 - n.2; 2002.

Mendes EL, Andaki ACR, Brito CJ, Córdova C, Natali AJ, Amorim RS, et al. Beneficial effects of physical activity in an HIV infected woman with lipodystrophy: a case report. J Med Case Rep; 2011.

Raso V, Casseb JSR, Duarte AJS, Greve JMDA. Uma breve revisão sobre exercício físico e HIV/AIDS. R Bras Ci Mov. 2007.

Santos WR, Paes PP, Santos AP, Machado DRL, Navarro AM, Fernandes APM. Impact of progressive resistance training in Brazilian HIV patients with lipodystrophy. J AIDS Clin Res. 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

da Silva, J. J., de Souza, J. D., Pimentel, G. W., & Cavalcanti Carvalho, P. R. (2016). ANÁLISE DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE INDIVÍDUOS COM HIV, APÓS UM TREINAMENTO DE FORÇA E AERÓBIO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3223

Edição

Seção

Resumo - Educação Física