O EFEITO DA DANÇA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE JOVENS COM PARALISIA CEREBRAL

Autores

  • Beatriz Menezes de Jesus Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Terapia através da Dança, Participação Social.

Resumo

INTRODUÇÃO: a Paralisia Cerebral (PC) é uma condição neurológica que apresenta alterações do desenvolvimento nos âmbitos motor, postural, sensorial, comportamental e cognitivo, o que acarreta em limitações nas atividades físicas e sociais. A dança tem como objetivo proporcionar o bem-estar físico, emocional e psicológico, além de promover o equilíbrio e coordenação corporal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a participação social como uma importante grandeza de funcionalidade, onde recebe influência de fatores pessoais e ambientais. OBJETIVOS: analisar o efeito da dança na participação social de jovens com PC. MÉTODOS: estudo de casos, composto por participantes com PC, faixa etária de 5 a 21 anos de idade, ambos os sexos, com classificação da função motora grossa (GMFCS) de I a V. Foram aplicadas aulas de dança, uma vez por semana, com duração de 60 minutos, por um período de 12 meses, totalizando 35 sessões. Para avaliar a participação social, utilizou-se a escala de avaliação da incapacidade da Organização Mundial de Saúde (WHODAS versão 2.0) em dois momentos: antes de iniciarem as aulas de dança e no final da pesquisa. RESULTADOS: 5 participantes foram incluídos no nosso estudo, idade 5 a 21, 2 sexo feminino e 3 sexo masculino, GMFCS: 1 I, 1 II, 1 IV, 2 V. Os valores totais do WHODAS reduziram de 20,33% para 13,33% (p=0,05). CONCLUSÃO: a dança pode proporcionar benefícios em relação a participação social na PC, evidenciados na promoção do bem estar físico, emocional e psicológico dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Menezes de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. 

Referências

CAZE, C.; OLIVEIRA, A. Dança além da visão: possibilidades do corpo cego. Revista Pensar a Prática, v.11, n.3, p.293-302, 2008.

GARÇÃO, Diogo Costa. Influência da dançaterapia na mobilidade funcional de crianças com paralisia cerebral hemiparética espástica. Motricidade. São Carlos - SP, Brasil, v.7, n.3, p.3-9, 2011.

SILVA, Fernanda; CARVALHO, Bruna Araújo; NETO, Álvaro Rego Millen; Dança em Cadeira de Rodas e Paralisia Cerebral: estudo de caso da menina Laura. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v.7, n.1, 2009.

SOUZA, Edifrance Sá de; CAMARGOS, Ana Cristina Resende; ÁVILA, Niníea Cristina Inês de; SIQUEIRA, Flaviane Mara da Silva. Participação e necessidade de assistência na realização de tarefas escolares em crianças com paralisia cerebral. Fisioterapia em movimento. Curitiba, v.24, n.3, p.409-417, jul./set. 2011.

TEIXEIRA-MACHADO, L.A.; DeSANTANA, J.M. A dançaterapia melhora a qualidade de vida e a função neuromuscular de indivíduos com transtornos motores. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2010.

TEIXEIRA-MACHADO, Lavínia; DeSANTANA, Josimari; Dançaterapia e a qualidade de vida de pessoas com deficiência física: ensaio clínico controlado. Revista Brasileira de Qualidade. Ponta Grossa – PR, Brasil, v.5, n.1, p. 39-52, jan./mar. 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

de Jesus, B. M. (2016). O EFEITO DA DANÇA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE JOVENS COM PARALISIA CEREBRAL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3211

Edição

Seção

Resumo - Farmácia