O EFEITO DA DANÇA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE JOVENS COM PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Terapia através da Dança, Participação Social.Resumo
INTRODUÇÃO: a Paralisia Cerebral (PC) é uma condição neurológica que apresenta alterações do desenvolvimento nos âmbitos motor, postural, sensorial, comportamental e cognitivo, o que acarreta em limitações nas atividades físicas e sociais. A dança tem como objetivo proporcionar o bem-estar físico, emocional e psicológico, além de promover o equilíbrio e coordenação corporal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a participação social como uma importante grandeza de funcionalidade, onde recebe influência de fatores pessoais e ambientais. OBJETIVOS: analisar o efeito da dança na participação social de jovens com PC. MÉTODOS: estudo de casos, composto por participantes com PC, faixa etária de 5 a 21 anos de idade, ambos os sexos, com classificação da função motora grossa (GMFCS) de I a V. Foram aplicadas aulas de dança, uma vez por semana, com duração de 60 minutos, por um período de 12 meses, totalizando 35 sessões. Para avaliar a participação social, utilizou-se a escala de avaliação da incapacidade da Organização Mundial de Saúde (WHODAS versão 2.0) em dois momentos: antes de iniciarem as aulas de dança e no final da pesquisa. RESULTADOS: 5 participantes foram incluídos no nosso estudo, idade 5 a 21, 2 sexo feminino e 3 sexo masculino, GMFCS: 1 I, 1 II, 1 IV, 2 V. Os valores totais do WHODAS reduziram de 20,33% para 13,33% (p=0,05). CONCLUSÃO: a dança pode proporcionar benefícios em relação a participação social na PC, evidenciados na promoção do bem estar físico, emocional e psicológico dos participantes.Downloads
Referências
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