INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU- PB

Autores

  • Klécia De Farias Sena Universidade Federal da Paraíba
  • Jodson Alvino de Souza Faculdade Maurício de Nassau
  • Raquel Suelen Brito da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Fernanda Antônia de Albuquerque Melo Faculdade Maurício da Nassau
  • Angélica Corrêa de Araújo Souza Faculdade Maurício de Nassau

Palavras-chave:

Docentes, Burnout, esgotamento profissional, exaustão emocional.

Resumo

INTRODUÇÃO: Considerada um estresse crônico relacionado ao trabalho, a Síndrome de Burnout (SB) possui aspecto tridimensional, caracterizada por exaustão emocional (EE), despersonalização (DE) e baixa realização profissional (RP). Tendo como panorama a atividade laboral dos profissionais do ensino, é relevante investigar a ocorrência da SB nesse tipo de população. OBJETIVO: Investigar a presença da SB em docentes do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau-PB. METODOLOGIA: A amostra contou com 28 docentes (34,8±9,4 anos, sendo 13 homens) do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau-PB. A coleta de dados foi realizada através de um Questionário de perfil sócio-demográfico e do Maslach Burnout Inventory (MBI- ES). A análise dos dados foi efetuada por meio do software estatístico SPSS versão 22.0, sendo realizada estatística descritiva e teste de qui-quadrado. RESULTADOS: Verificou-se que 54% dos respondentes apresentam altos escores em EE, 54% para uma baixa DE e, por fim, 54% indicaram escores altos em RP, destacando que para esta última, o cálculo é invertido. De forma hierárquica, os respondentes demonstraram maior escore na dimensão EE (23,04%), seguida da RP (9,82) e DE (5,43). No cruzamento das variáveis, observou-se que quanto maior foi à frequência na alta EE, mais alta também, é a baixa RP; isto é, o sujeito que tem baixa realização profissional se deve a alta exaustão emocional. Sobre as associações entre as frequências da EE e DE, mesmo que tais resultados não tenham tido significância é destaque que, quanto menor a EE, a probabilidade de que o sujeito manifeste menos DE é alta, para 69% dos respondentes. Por fim, quanto aos resultados da associação entre DE e RP, destaca-se que a menor frequência em DE, provavelmente, influenciará em baixa RP. CONCLUSÃO: A compreensão do estresse e diferenças entre a SB necessita de uma atenção para melhor viabilizar o comportamento dos profissionais em seu ambiente de trabalho.

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Referências

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Sena, K. D. F., de Souza, J. A., da Silva, R. S. B., Melo, F. A. de A., & Souza, A. C. de A. (2016). INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU- PB. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3195

Edição

Seção

Resumo - Educação Física