ESTILO E QUALIDADE DE VIDA DO PERSONAL TRAINER DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

Autores

  • Glêbia Alexa Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • DIEGO GOMES GALLO FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
  • RAQUEL SUELEN BRITO DA SILVA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
  • WLLIANE SILVA SOARES FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
  • IANA RAFAELLA DE SANTIAGO SILVA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Palavras-chave:

Personal Trainer, estilo de vida, qualidade de vida.

Resumo

INTRODUÇÃO: Estilo de vida de uma pessoa pode interferir consideravelmente em sua Qualidade de Vida (QV), tanto de forma positiva quanto negativa. O personal trainer, pode ser considerado um profissional liberal e não dispõe de uma carga horária fixa de trabalho, sendo este, um dos fatores que podem influenciam em sua QV. OBJETIVOS: Analisar o estilo e a qualidade de vida do personal trainer da cidade de João Pessoa. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo descritivo e quantitativo de caráter transversal. Participaram da pesquisa 48 personal trainer (24 homens e 24 mulheres). Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário de QV, WHOQOL-BREF, constituído de 26 perguntas, sendo a pergunta número 1 e 2 sobre a qualidade de vida geral e 24 facetas, as quais compõem quatro domínios, físico, psicológico, social e ambiental. Para avaliar o estilo de vida, foi utilizado o questionário do Perfil do Estilo de Vida Individual – PEVI que possui 15 questões e estão divididos em cinco domínios: nutrição, relacionamentos, atividade física e comportamentos preventivos. Os dados são apresentados com valores absolutos. RESULTADOS: A faixa etária dos participantes foi entre 21 e 40 anos, a maioria trabalha de 2 a 7 dias por semana com uma carga de trabalho entre 4 e 10 horas/dia. Com relação ao estilo de vida individual, homens e mulheres obtiveram respectivamente média geral de 2,1 e 2,0, o que compreende as médias dos componentes de nutrição (2,0 e 2,0), atividade física (2,0 e 1,9), comportamento preventivo (2,3 e 2,5), relacionamento (2,4 e 2,5), controle do stress (2,0 e 2,0). Os domínios da QV para ambos os sexos obtiveram a classificação “regular” referentes aos domínios físico (3,90) e meio ambiente (3,77). As melhores classificações da QV foram os domínios psicológico (4,06) e relações social (4,16), apresentando o conceito “bom”, com média geral foi de 3,97, classificado como “regular”. A percepção dos participantes quanto à qualidade de vida obteve uma média de 4,12 o que é classificado como “bom” e a satisfação com a saúde (média= 3,90) considerado “regular”. CONCLUSÕES: Os Personal trainers da cidade de João Pessoa apresentam um bom estilo de vida e uma qualidade de vida regular de acordo com a média geral obtida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADRIANO, J. R. et al. A construção de cidades saudáveis: uma estratégia viável para a melhoria da qualidade de vida? Ciência e Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 53-62, 2000.

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. Brasília – DF: Ministério da Saúde, 2002.

DANTAS, E.H.M. Aptidão física total. Revista Mineira de Educação Física, v. 5, n. 1, p. 45-55, 1997.

FLECK, M. P. A. et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 21, n. 1, p. 19-28, 1999.

GARAY, L. C.; SILVA, I. L. O Treinamento Personalizado: um enfoque paradigmático da performance para o do bem-estar. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.4, n.1, janeiro/junho, 2008.

HASKELL, W. L. et al. Physical activity and public health readapted recommendation for adults from the American College of sports Medicine and the American Hearth Association. Circulation, v. 116, p. 1081-93, 2007.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

SOUSA, M. S. C. Treinamento físico individualizado (Personal Training): Abordagem nas diferentes idades. Situações especiais e avaliação física. João Pessoa: Editora universitária, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Cardoso, G. A., GALLO, D. G., SILVA, R. S. B. D., SOARES, W. S., & SILVA, I. R. D. S. (2016). ESTILO E QUALIDADE DE VIDA DO PERSONAL TRAINER DA CIDADE DE JOÃO PESSOA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3187

Edição

Seção

Resumo - Educação Física