INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO POR IDOSOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Raquel Suelen Brito Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Yasmim Karla Silva Oliveira Faculdade Maurício de Nassau
  • Glêbia Alexa Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Gercica Magna Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Iana Rafaella Santiago Silva Faculdade Maurício de Nassau

Palavras-chave:

Idoso, exercício resistido, qualidade de vida.

Resumo

INTRODUÇÃO: O estilo de vida saudável tem sido associado ao hábito de práticas de atividades físicas e, consequentemente, a melhores padrões de saúde e qualidade de vida do idoso. Desta maneira, o treinamento de força se apresenta como uma condição favorável para auxiliar estas pessoas em atingir melhorias nestes aspectos. OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida de idosos praticantes de musculação com a de idosos fisicamente inativos. METODOLOGIA: O estudo foi do tipo transversal e a amostra composta por 24 idosos praticantes de musculação (PM) (68,7 ± 5,4 anos) e fisicamente inativos (FI) (76,2 ± 8,2 anos), dentre eles 17 mulheres, escolhidos aleatoriamente em duas academias da cidade de João Pessoa e residentes do Lar da Providência Carneiro da Cunha. A qualidade de vida foi avaliada por meio do SF-36 (The medical outcomes study 36-item short-form healthy survey). O nível de atividade física foi avaliado através do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta, composto por oito perguntas objetivas e subjetivas. Para análise dos dados, utilizou-se de ferramentas da estatística descritiva. Após teste de normalidade (Shapiro Wilk), a comparação entre os grupos foi realizada através do teste t-Student para os dados paramétricos e Mann-Whitney para os não paramétricos, considerando o p < 0,05. RESULTADOS: Verificou-se que em sete dos oito domínios que envolvem a qualidade de vida, houve uma diferença significativa entre os grupos. Ocorreram diferenças significativas nos domínios da capacidade funcional (PM =83,75% e FI=39,58%), da vitalidade (PM =75,42% e FI =49,58%) e da limitação por aspectos físicos (PM = 91,67% e FI = 29,17%). Não houve diferença significativa no domínio da saúde mental (PM =76,67% e FI =70%). CONCLUSÃO: A qualidade de vida de idosos praticantes de musculação é significativamente melhor quando comparada a de idosos fisicamente inativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Suelen Brito Silva, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Educação Física

Yasmim Karla Silva Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau

Curso de Bacharelado em Educação Fìsica

Referências

BAPTISTA, C. et al. Exercício: gatilho para o infarto agudo do miocárdio e morte súbita cardíaca. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 6, n. 5, p.159, 1999.

BENEDETTI, T. R. B. et al. Reprodutibilidade e validade do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) em homens idosos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 13, n. 1, p. 11-16, 2007.

BORGES, M. R.D; MOREIRA, A.K. Influência da prática de atividades físicas na terceira idade: estudo comparativo dos níveis de autonomia para o desenvolvimento nas AVDs e AIDs entre idosos ativos fisicamente e idosos sedentários. Motriz, v.15, n.3, p.562-573, 2009.

DUCAN NETO, L.G.W. Os benefícios do tratamento de força no processo de envelhecimento: Um estudo de revisão de artigos científicos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física. Porto Alegre, 2009.

FLECK, S.J.; KRAEME, W.J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

NAHAS, M.V. Atividade física, Saúde e Qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2a ed. Londrina: Midiograf, 2001.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Silva, R. S. B., Oliveira, Y. K. S., Cardoso, G. A., Silva, M. G. M., & Silva, I. R. S. (2016). INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO POR IDOSOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COMPARATIVO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3186

Edição

Seção

Resumo - Educação Física