CONHECIMENTO E APTIDÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À CRIANÇA COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Autores

  • Emmanuelle Santos Moura Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Alimentação, hipersensibilidade, lacticínios, criança, cuidado de enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: A intolerância à lactose é um problema que acomete milhares de pessoas no mundo, gerando conflitos principalmente em familiares de crianças. OBJETIVO: Identificar a atuação dos enfermeiros frente à criança com intolerância à lactose. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática nos quais os dados foram coletados através de publicações disponíveis nas bases de dados livres, LILACS e SciELO, datados de 2005 a 2014. Os descritores utilizados foram: Cuidados de Enfermagem; Substitutos do Leite Humano; Saúde da Criança; Intolerância à Lactose. Foram encontrados 33 artigos sobre intolerância à lactose, sendo 23 de bases de dados livres, 03 do LILACS e 07 do SciELO, dos quais 05 atenderam aos critérios de seleção. RESULTADOS: A busca sistemática encontrou artigos que evidenciam os desafios para o enfrentamento da atuação profissional, apresentando a necessidade de rever as práticas profissionais, a falta de sensibilidade do enfermeiro em identificar os sinais e sintomas da doença, deixando o mesmo de prestar uma assistência adequada podendo causar maiores danos as crianças com intolerância à lactose. O enfermeiro deve atuar na estimulação da formação de grupos de pessoas com intolerância à lactose em unidades de saúde e instituições hospitalares para debater os problemas e dificuldades, proporcionando informações para pessoas portadoras dessa patologia e seus familiares. CONCLUSÃO: evidenciou-se através dos artigos encontrados a falta de conhecimento desses profissionais e a dificuldade na identificação dos sinais e sintomas desta patologia, que é facilmente confundida com outras reações orgânicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUERMANN, A.; SANTOS, Z.A. Conhecimento sobre intolerância à lactose entre nutricionistas. Scientia Medica, Porto Alegre (RS), v. 23, n. 1, p. 22-27, fev. 2013.

MACHADO, E.R.; PAULA, R.M.; SILVA, A.F.P. Aptidão do enfermeiro no auxilio à nutrição de lactentes com intolerância à lactose e alergia a proteína do leite de vaca. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. Campo Grande (MS), v. 16, n. 4, p. 61-76, ago./out. 2012.

ESTEVES, T. M. B. et al. Fatores associados à amamentação na primeira hora de vida: revisão sistemática. Revista Saúde Pública. Rio de Janeiro (RJ), v. 48 n. 4 p. 697-703, mar. 2014.

PORTO, C.P.C. et al. Experiência vivenciada por mães de crianças com intolerância à lactose. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba (PR), v. 7, n. 3, set./dez. 2005

SÁ, P.T.M.; DELANI, T.C.O.; FERREIRA, A. A. Aspectos Etiológicos da Hipolactasia. Revista Uningá Review. Maringá (PR), v. 20, n.2, p.123-128, out./dez. 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Moura, E. S. (2016). CONHECIMENTO E APTIDÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À CRIANÇA COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3179

Edição

Seção

Resumo - Estética