ESTRATÉGIAS DE PERDA DE PESO ENTRE ATLETAS DE JIU-JITSU

Autores

  • RENATA COSTA MATOS Universidade Federal de Sergipe
  • MARINA MENEZES DE ALMEIDA Universidade Federal de Sergipe
  • DAYANNE DA COSTA Universidade Federal de Sergipe
  • RAQUEL SIMÕES MENDES NETTO Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

jiujitsu, métodos, perda de peso

Resumo

INTRODUÇÃO O jiujitsu é uma modalidade esportiva que vem ganhando destaque e torna-se cada vez mais popular1. Assim como outros tipos de luta, o jiujitsu é subdividido de acordo com a graduação e a massa corporal2. Muitos atletas optam pela redução ponderal na tentativa de competir com atletas menores e mais fracos, utilizando estratégias rápidas como: restrição calórica, restrição hídrica e desidratação3. Essas estratégias são praticadas por indivíduos de diferentes faixas etárias e categorias4, sendo que acredita-se que os atletas de categorias mais pesadas as realizem com maior frequência, devido a uma maior preocupação com a massa corporal. Contudo, os dados acerca dos métodos mais utilizados por atletas de jiujistu foram pouco abordados na literatura. OBJETIVO Avaliar a prevalência da utilização de métodos para a perda de peso e as estratégias mais frequentemente utilizadas pelos atletas federados do município de Aracaju, de acordo com a categoria de peso. METODOLOGIA O estudo foi realizado com 35 indivíduos do sexo masculino de sete centros de treinamento do município de Aracaju. Todos tinham 18 anos ou mais, possuíam como graduação mínima a faixa azul, praticavam de 1,5 a 2h de treino por dia e de 4 a 5 vezes por semana. Os atletas foram contatados em seu local de treino e lá responderam a uma anamnese sobre nutrição e saúde e a um questionário validado sobre estratégias de perda de peso5. Para análise estatística foi utilizado o software SPSS, versão 20. Os indivíduos foram divididos em dois grupos de acordo com a massa corporal, sendo que o grupo 1 contemplava os indivíduos com peso até 82,3kg (pluma, pena, leve e médio) e o grupo 2 era composto por indivíduos de categorias acima de 82,3kg (meio pesado, pesado, superpesado e pesadíssimo). Para comparação entre grupos foi utilizado o teste t de student (p<0,05). RESULTADOS Os resultados referem-se a 35 atletas de jiu-jitsu em nível competitivo. Os atletas possuíam média de idade de 25±4,7 anos. Os indivíduos do grupo 2 apresentavam maior peso (100,4 kg) e percentual de gordura (23,4%) quando comparados ao grupo 1 (respectivamente 76,1 kg e 16,4%). Dos 35 indivíduos, 21 (60%) afirmaram já ter perdido peso para competir. A maioria dos atletas que praticavam estratégias de perda de peso (66,7%) estavam em categorias mais leves. Os métodos mais realizados foram a redução de doces e gorduras (66,7%), pular refeições (47,7%) e fazer mais exercícios que o habitual (65,0%). Já os métodos menos realizados foram a utilização de laxantes e de diuréticos. Na comparação entre o grupo 1 e o grupo 2, não foram identificadas diferenças estatísticas. CONCLUSÃO Observou-se que as estratégias mais adotadas estavam relacionadas à redução da ingestão alimentar e à prática de exercícios. Não foram identificadas diferenças entre os grupos para nenhuma estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRICOLLA, N. P. A.; GUILLO, L. A. Acute Hematological Changes in Jiu Jitsu Athletes, American Journal of Sports Science and Medicine, v. 3, n. 4, p. 70-76, 2015.

SÁ, C.A.G.; BENNEMANN, G.D.; SILVA, C.C.; FERREIRA, A.J.C. Consumo Alimentar, Ingestão Hídrica e uso de Suplementos Protéicos por Atletas de jiu-jitsu. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9, n. 53, 2015.

Artioli, G.G.; Franchini, E.; Lancha Junior, A.H. Perda de Peso em Esportes de Combate de Domínio: Revisão e Recomendações Aplicadas. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v.8, n.2, 2006.

Pettersson, S.; Ekstro¨m, P.M.; Berg, C.M. The food and weight combat. A problematic fight for the elite combat sports athlete. Appetite, v.59, n.2, 2012.

ARTIOLI, G.G.; SCAGLIUSI, F.B.; POLACOW, V.O.; GUALANO, B.; LANCHA JUNIOR, A.H. Magnitude e métodos de perda rápida de peso em judocas de elite. Revista de Nutrição, v. 20, n. 3, p. 307-315, 2007.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

MATOS, R. C., DE ALMEIDA, M. M., DA COSTA, D., & MENDES NETTO, R. S. (2016). ESTRATÉGIAS DE PERDA DE PESO ENTRE ATLETAS DE JIU-JITSU. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3170

Edição

Seção

Resumo - Nutrição