O NOVO OLHAR DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Deyse Mirelle Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • LUCIENE JESUS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • NATALI SANTOS ECKERT UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • LUCIANA SANTOS CARIRI UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • TATIANA PALMIRAS SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Preservação, Meio ambiente, Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: Educação ambiental é um processo dinâmico, criativo e permanente, proporcionando a sociedade uma mentalidade crítica e global do ambiente, com intuito de despertar valores e novas atitudes, proporcionando indivíduos conscientes, participativos e transformadores, a respeito do meio ambiente e dos problemas que lhe são associados. Os profissionais da saúde, realizam atividades com diversas pessoas com costumes e crenças no que diz espeito ao meio ambiente, mas mesmo assim, passam ensinos a comunidade, sobre noções básicas de cuidados com a moradia, englobando a higiene ambiental, o controle da contaminação hídrica, edáfica e aérea, os cuidados com esgotamento sanitário e o lixo ajudando assim na prevenção de determinadas doenças. OBJETIVO: Relatar a relevância das práticas de educação em saúde envolvendo a questão do meio ambiente junto à comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência executado na disciplina Internato I-Saúde Coletiva junto à comunidade cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF), no período de janeiro à abril de 2015, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis no povoado Brasília pertencente ao município de Lagarto/SE. Adicionalmente foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Bireme (Biblioteca virtual em saúde) foi selecionado diversos artigos publicados e disponibilizados no Scielo. DISCUSSÃO: Os resultados observados apresentam que os profissionais da saúde devem envolver-se na orientação sobre as questões ambientais, pois influencia diretamente na qualidade de vida e no bem estar da comunidade. Pois são eles os responsáveis por instruir a comunidade a qual trabalha através de mecanismo de educação em saúde, a qual sempre esteve inerente a todos os níveis de atenção, mas ganha significado especial na atenção primária, pois através dela pode embasar ações preventivas e inovadoras, melhorando assim a saúde da comunidade ao redor e preservando o meio ambiente. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um amadurecimento sobre a inclusão do profissional da enfermagem, nas práticas de educação envolvendo as temáticas ambientais no contexto da promoção da saúde à comunidade, já que os agravos ambientais constituem algum comum do cotidiano e influência diretamente na saúde.

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Biografia do Autor

Deyse Mirelle Santos, UNIVERSIDADE TIRADENTES

INTRODUÇÃO: Educação ambiental é um processo dinâmico, criativo e permanente, proporcionando a sociedade uma mentalidade crítica e global do ambiente, com intuito de despertar valores e novas atitudes, proporcionando indivíduos conscientes, participativos e transformadores, a respeito do meio ambiente e dos problemas que lhe são associados. Os profissionais da saúde, realizam atividades com diversas pessoas com costumes e crenças no que diz espeito ao meio ambiente, mas mesmo assim, passam ensinos a comunidade, sobre noções básicas de cuidados com a moradia, englobando a higiene ambiental, o controle da contaminação hídrica, edáfica e aérea, os cuidados com esgotamento sanitário e o lixo ajudando assim na prevenção de determinadas doenças. OBJETIVO: Relatar a relevância das práticas de educação em saúde envolvendo a questão do meio ambiente junto à comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência executado na disciplina Internato I-Saúde Coletiva junto à comunidade cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF), no período de janeiro à abril de 2015, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis no povoado Brasília pertencente ao município de Lagarto/SE. Adicionalmente foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Bireme (Biblioteca virtual em saúde) foi selecionado diversos artigos publicados e disponibilizados no Scielo. DISCUSSÃO: Os resultados observados apresentam que os profissionais da saúde devem envolver-se na orientação sobre as questões ambientais, pois influencia diretamente na qualidade de vida e no bem estar da comunidade. Pois são eles os responsáveis por instruir a comunidade a qual trabalha através de mecanismo de educação em saúde, a qual sempre esteve inerente a todos os níveis de atenção, mas ganha significado especial na atenção primária, pois através dela pode embasar ações preventivas e inovadoras, melhorando assim a saúde da comunidade ao redor e preservando o meio ambiente. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um amadurecimento sobre a inclusão do profissional da enfermagem, nas práticas de educação envolvendo as temáticas ambientais no contexto da promoção da saúde à comunidade, já que os agravos ambientais constituem algum comum do cotidiano e influência diretamente na saúde. PALAVRAS-CHAVE: Preservação; Meio ambiente; Saúde.

LUCIENE JESUS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

INTRODUÇÃO: Educação ambiental é um processo dinâmico, criativo e permanente, proporcionando a sociedade uma mentalidade crítica e global do ambiente, com intuito de despertar valores e novas atitudes, proporcionando indivíduos conscientes, participativos e transformadores, a respeito do meio ambiente e dos problemas que lhe são associados. Os profissionais da saúde, realizam atividades com diversas pessoas com costumes e crenças no que diz espeito ao meio ambiente, mas mesmo assim, passam ensinos a comunidade, sobre noções básicas de cuidados com a moradia, englobando a higiene ambiental, o controle da contaminação hídrica, edáfica e aérea, os cuidados com esgotamento sanitário e o lixo ajudando assim na prevenção de determinadas doenças. OBJETIVO: Relatar a relevância das práticas de educação em saúde envolvendo a questão do meio ambiente junto à comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência executado na disciplina Internato I-Saúde Coletiva junto à comunidade cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF), no período de janeiro à abril de 2015, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis no povoado Brasília pertencente ao município de Lagarto/SE. Adicionalmente foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Bireme (Biblioteca virtual em saúde) foi selecionado diversos artigos publicados e disponibilizados no Scielo. DISCUSSÃO: Os resultados observados apresentam que os profissionais da saúde devem envolver-se na orientação sobre as questões ambientais, pois influencia diretamente na qualidade de vida e no bem estar da comunidade. Pois são eles os responsáveis por instruir a comunidade a qual trabalha através de mecanismo de educação em saúde, a qual sempre esteve inerente a todos os níveis de atenção, mas ganha significado especial na atenção primária, pois através dela pode embasar ações preventivas e inovadoras, melhorando assim a saúde da comunidade ao redor e preservando o meio ambiente. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um amadurecimento sobre a inclusão do profissional da enfermagem, nas práticas de educação envolvendo as temáticas ambientais no contexto da promoção da saúde à comunidade, já que os agravos ambientais constituem algum comum do cotidiano e influência diretamente na saúde. PALAVRAS-CHAVE: Preservação; Meio ambiente; Saúde.

NATALI SANTOS ECKERT, UNIVERSIDADE TIRADENTES

INTRODUÇÃO: Educação ambiental é um processo dinâmico, criativo e permanente, proporcionando a sociedade uma mentalidade crítica e global do ambiente, com intuito de despertar valores e novas atitudes, proporcionando indivíduos conscientes, participativos e transformadores, a respeito do meio ambiente e dos problemas que lhe são associados. Os profissionais da saúde, realizam atividades com diversas pessoas com costumes e crenças no que diz espeito ao meio ambiente, mas mesmo assim, passam ensinos a comunidade, sobre noções básicas de cuidados com a moradia, englobando a higiene ambiental, o controle da contaminação hídrica, edáfica e aérea, os cuidados com esgotamento sanitário e o lixo ajudando assim na prevenção de determinadas doenças. OBJETIVO: Relatar a relevância das práticas de educação em saúde envolvendo a questão do meio ambiente junto à comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência executado na disciplina Internato I-Saúde Coletiva junto à comunidade cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF), no período de janeiro à abril de 2015, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis no povoado Brasília pertencente ao município de Lagarto/SE. Adicionalmente foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Bireme (Biblioteca virtual em saúde) foi selecionado diversos artigos publicados e disponibilizados no Scielo. DISCUSSÃO: Os resultados observados apresentam que os profissionais da saúde devem envolver-se na orientação sobre as questões ambientais, pois influencia diretamente na qualidade de vida e no bem estar da comunidade. Pois são eles os responsáveis por instruir a comunidade a qual trabalha através de mecanismo de educação em saúde, a qual sempre esteve inerente a todos os níveis de atenção, mas ganha significado especial na atenção primária, pois através dela pode embasar ações preventivas e inovadoras, melhorando assim a saúde da comunidade ao redor e preservando o meio ambiente. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um amadurecimento sobre a inclusão do profissional da enfermagem, nas práticas de educação envolvendo as temáticas ambientais no contexto da promoção da saúde à comunidade, já que os agravos ambientais constituem algum comum do cotidiano e influência diretamente na saúde. PALAVRAS-CHAVE: Preservação; Meio ambiente; Saúde.

LUCIANA SANTOS CARIRI, UNIVERSIDADE TIRADENTES

INTRODUÇÃO: Educação ambiental é um processo dinâmico, criativo e permanente, proporcionando a sociedade uma mentalidade crítica e global do ambiente, com intuito de despertar valores e novas atitudes, proporcionando indivíduos conscientes, participativos e transformadores, a respeito do meio ambiente e dos problemas que lhe são associados. Os profissionais da saúde, realizam atividades com diversas pessoas com costumes e crenças no que diz espeito ao meio ambiente, mas mesmo assim, passam ensinos a comunidade, sobre noções básicas de cuidados com a moradia, englobando a higiene ambiental, o controle da contaminação hídrica, edáfica e aérea, os cuidados com esgotamento sanitário e o lixo ajudando assim na prevenção de determinadas doenças. OBJETIVO: Relatar a relevância das práticas de educação em saúde envolvendo a questão do meio ambiente junto à comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência executado na disciplina Internato I-Saúde Coletiva junto à comunidade cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF), no período de janeiro à abril de 2015, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis no povoado Brasília pertencente ao município de Lagarto/SE. Adicionalmente foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Bireme (Biblioteca virtual em saúde) foi selecionado diversos artigos publicados e disponibilizados no Scielo. DISCUSSÃO: Os resultados observados apresentam que os profissionais da saúde devem envolver-se na orientação sobre as questões ambientais, pois influencia diretamente na qualidade de vida e no bem estar da comunidade. Pois são eles os responsáveis por instruir a comunidade a qual trabalha através de mecanismo de educação em saúde, a qual sempre esteve inerente a todos os níveis de atenção, mas ganha significado especial na atenção primária, pois através dela pode embasar ações preventivas e inovadoras, melhorando assim a saúde da comunidade ao redor e preservando o meio ambiente. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um amadurecimento sobre a inclusão do profissional da enfermagem, nas práticas de educação envolvendo as temáticas ambientais no contexto da promoção da saúde à comunidade, já que os agravos ambientais constituem algum comum do cotidiano e influência diretamente na saúde. PALAVRAS-CHAVE: Preservação; Meio ambiente; Saúde.

TATIANA PALMIRAS SANTOS, UNIVERSIDADE TIRADENTES

INTRODUÇÃO: Educação ambiental é um processo dinâmico, criativo e permanente, proporcionando a sociedade uma mentalidade crítica e global do ambiente, com intuito de despertar valores e novas atitudes, proporcionando indivíduos conscientes, participativos e transformadores, a respeito do meio ambiente e dos problemas que lhe são associados. Os profissionais da saúde, realizam atividades com diversas pessoas com costumes e crenças no que diz espeito ao meio ambiente, mas mesmo assim, passam ensinos a comunidade, sobre noções básicas de cuidados com a moradia, englobando a higiene ambiental, o controle da contaminação hídrica, edáfica e aérea, os cuidados com esgotamento sanitário e o lixo ajudando assim na prevenção de determinadas doenças. OBJETIVO: Relatar a relevância das práticas de educação em saúde envolvendo a questão do meio ambiente junto à comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência executado na disciplina Internato I-Saúde Coletiva junto à comunidade cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF), no período de janeiro à abril de 2015, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis no povoado Brasília pertencente ao município de Lagarto/SE. Adicionalmente foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Bireme (Biblioteca virtual em saúde) foi selecionado diversos artigos publicados e disponibilizados no Scielo. DISCUSSÃO: Os resultados observados apresentam que os profissionais da saúde devem envolver-se na orientação sobre as questões ambientais, pois influencia diretamente na qualidade de vida e no bem estar da comunidade. Pois são eles os responsáveis por instruir a comunidade a qual trabalha através de mecanismo de educação em saúde, a qual sempre esteve inerente a todos os níveis de atenção, mas ganha significado especial na atenção primária, pois através dela pode embasar ações preventivas e inovadoras, melhorando assim a saúde da comunidade ao redor e preservando o meio ambiente. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um amadurecimento sobre a inclusão do profissional da enfermagem, nas práticas de educação envolvendo as temáticas ambientais no contexto da promoção da saúde à comunidade, já que os agravos ambientais constituem algum comum do cotidiano e influência diretamente na saúde. PALAVRAS-CHAVE: Preservação; Meio ambiente; Saúde.

Referências

LOURENCO, E. Â. S. Terceirização: a derruição de direitos e a destruição da saúde dos trabalhadores. Serv. Soc. Soc, n.123, pp. 447-475, 2015.

GIONGO, C. R., MENDES, J. M. R., SANTOS, F. K. Desenvolvimento, saúde e meio ambiente: contradições na construção de hidrelétricas. Serv. Soc. Soc., n.123, pp. 501-522, 2015.

PORTO, M. F. S., et al. Saúde e ambiente na favela: reflexões para uma promoção emancipatória da saúde. Serv. Soc. Soc., n.123, pp. 523-543, 2015.

SILVA, M. G. Sustentabilidade socioambiental e a retórica neodesenvolvimentista: apontamentos sobre meio ambiente e saúde no Brasil. Serv. Soc. Soc. n.123, pp. 428-446, 2015.

ANTUNES, R. PRAUN, L. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc., n.123, pp. 407-427, 2015.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, D. M., SANTOS, L. J., ECKERT, N. S., CARIRI, L. S., & SANTOS, T. P. (2016). O NOVO OLHAR DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3169

Edição

Seção

Resumo - Estética