PERFIL DE DIABÉTICOS ATENDIDOS NUMA UNIDADE BÁSICA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO/SE

Autores

  • Illana Costa Universidade Tiradentes
  • David Santos Universidade Tiradentes
  • Igor Santos
  • Mariana Lima
  • Stella Freitas
  • Talita Barreto

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Carboidratos, Fibras, Avaliação Nutricional

Resumo

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitos (DM) representa um grupo heterogêneo de doenças metabólicas que são caracterizadas por um distúrbio que aumentam as taxas de glicemia. Há uma relação entre o consumo de carboidrato, a prescrição de fibras devido a melhora do controle glicêmico e ao uso de adoçantes, que atribuem doçura aos alimentos com pouca ou nenhuma caloria. Portanto, é visto a importância desses parâmetros no controle da diabetes. OBJETIVOS:Traçar o perfil nutricional e antropométrico de pacientes portadores de DM da Unidade Básica de Saúde Doutor Eduardo Vital, localizada no Conjunto Cidade Jardim, em Nossa Senhora do Socorro/SE, identificar as principais características da ingestão habitual no que diz respeito principalmente ao teor de carboidratos e fibras da dieta, e verificar a frequência do uso de adoçantes artificiais. METODOLOGIA: Estudo descritivo transversal, realizado por meio de fichas para avaliação antropométrica e recordatório 24h aplicado a adultos e idosos tendo como critério DM tipo 2. Foram estudados 24 pacientes (7 homens e 17 mulheres), sendo que 11 adultos e 13 idosos, coletando-se dados relacionados com o estado nutricional dos mesmos. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a outubro de 2014. RESULTADOS: A maioria dos pacientes avaliados foram idosos (54%); quanto ao gênero, 71% eram mulheres. A média do IMC apresentou-se mais elevada no grupo dos adultos (27,29 kg/m² ±3,89). Prevaleceu o diagnóstico de sobrepeso entre os avaliados (54,2%). Entre os idosos 23,07% foram classificados com desnutrição. Observou-se a média geral da CC superior aos parâmetros de normalidade. Correspondente à análise das dietas, 79% dos avaliados apresentaram uma ingestão adequada de carboidratos; 92% consumiam fibras abaixo das recomendações diárias, e cerca de 83% relataram uso de adoçantes. CONCLUSÃO: O trabalho mostra a importância de ações de saúde voltadas a prevenção da doença e informações sobre a necessidade de ingestão de determinados nutrientes na dieta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da sociedade brasileira de diabetes. 2013-2014.

TIECHER, C. V.; NASCIMENTO, M. A. B. Controle glicêmico de diabéticos tipo I com contagem de carboidratos: uma revisão da literatura. Comunicação em Ciências da Saúde (Impresso), v. 25, p. 149-156, 2014.

SAITO, T.; PEREIRA, R. B. ; PAIXÃO, M.P.C.P. ou PEREIRA, M.P.C.P . Avaliação do nível de conhecimento de portadores de diabetes mellitus sobre adoçantes. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 8, p. 39-51, 2013.

BERTORELLI AM, Czarnowiski-Hill JV. Review of present and future use of nonnutritive sweeteners. Diabetes Educ 1990;16;415-22.

BUSNELLO, F. M.; BODANESE, L. C. ; PELLANDA, L. C. ; Santos, ZA . Intervenção nutricional e o impacto na adesão ao tratamento em pacientes com síndrome Metabólica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), v. 97, p. 217-224, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Costa, I., Santos, D., Santos, I., Lima, M., Freitas, S., & Barreto, T. (2016). PERFIL DE DIABÉTICOS ATENDIDOS NUMA UNIDADE BÁSICA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO/SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3152

Edição

Seção

Resumo - Nutrição