CONSTRUÇÃO DE PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DO JUDÔ A CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

Autores

  • Roberto Do Valle Mossa Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Física, Artes Marciais, Judô, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

INTRODUÇÃO: Sendo importante elemento da cultura corporal de movimento, as lutas possuem como virtude uma grande contribuição na formação geral das crianças, além de possibilitar novas estratégias educacionais nas escolas. No presente artigo objetivou-se a elaboração de planejamento da aplicação do Judô como expressão pedagógica, sob o uso de seus ensinamentos, em crianças da primeira série do ensino fundamental de escola da rede municipal de Curitiba. OBJETIVOS: Ampliar o repertório das crianças com uma nova cultura, reconhecer o Judô como uma prática corporal somado a apropriação de novos movimentos e conceitos, contextualizando a origem do judô até sua transformação em modalidade olímpica, além de enfatizar a diferenciação de lutas e brigas, também quebrando esteriótipos do lutador marginalizado através da exibição às crianças de imagens de atletas em situações cotidianas. METODOLOGIA: Foi realizada pesquisa de revisão bibliográfica nas principais ferramentas, tais como as plataformas Scielo, Archives of Budo e Google Acadêmico, para melhor abrangência dos referenciais teóricos, além de pesquisas de planejamentos de aula e métodos de trabalho em anais de simpósios e congressos, anteriormente a aplicação deste desenvolvido. RESULTADOS: Considerando a apropriação demonstrada pelas crianças e registradas em imagens e vídeos, considerou-se positiva a experiência e as estratégias lúdicas construídas. Abrangeu-se termos de conteúdos atitudinais, além do saber fazer, destacando-se o respeito ao próximo e o fairplay, com as crianças, de forma autônoma, brincando na posição de árbitros e também lutando, se divertindo com o conteúdo e adquirindo novas experiências culturais, como o aprendizado da contagem até dez em japonês sob uso de música específica a este fim. CONCLUSÃO: As lutas possuem plenas condições e deveres de serem trabalhadas em qualquer período da educação física escolar, sendo de direito das crianças tais conhecimentos e vivência acerca das modalidades, por meio dos parâmetros curriculares. Os resultados aqui apresentados indicam que o Judô é capaz de incorporar as três dimensões aos alunos, enfatizando os sentimentos de respeito e empatia frente ao próximo, e como elemento primordial a educação de uma criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Do Valle Mossa, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Educação Física

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão revista. Brasília: MEC, 2016. BRASIL.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva, Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. 1ª ed. Várzea Paulista, São Paulo. Fontoura, 2014.

DOS SANTOS, Sérgio Luiz Carlos. Esportes de combate: ensino na educação física escolar. Volume 2, CRV, Curitiba, 2016.

FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril de 2004.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Mossa, R. D. V. (2016). CONSTRUÇÃO DE PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DO JUDÔ A CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3149

Edição

Seção

Resumo - Educação Física