AVALIAÇÃO DA PERDA HÍDRICA EM CRIANÇAS DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • JUCILEIA ALMEIDA SANTOS CORREIA UNIT

Palavras-chave:

Exercício físico, crianças, fisiologia.

Resumo

INTRODUÇÃO: Alguns estudos mencionam que sessões de jogos e brincadeiras para crianças causam respostas fisiológicas positivas protegendo o sistema cardiovascular, em situações de estresse causado pela carga interna ao organismo, as respostas fisiológicas podem ser diferentes variando de indivíduo para indivíduo (RAUBER, 2010; AVELAR, 2013). Com a realização de exercícios físicos, em estado de desidratação, as crianças tende a sofrer prejuízos fisiológicos porque sua temperatura corporal aumenta com mais rapidez, indicando uma termorregulação menos eficiente e uma maior produção de calor metabólico com uma menor taxa de sudorese (ALVES et al., 2009; COSTA et al., 2012). OBJETIVOS: Avaliar a perda hídrica de crianças submetidas a jogos e brincadeiras, durante a aula de Educação Física. METODOLOGIA: Estudo descritivo de caráter transversal realizado na Universidade Tiradentes (UNIT), com 35 escolares do sexo masculino e feminino de uma escola da rede estadual de ensino, da cidade de Aracaju- SE, com idade de 10 ± 13 anos. Foram avaliada a variável antropométrica massa corporal e estatura, com também outras variáveis com frequência cardíaca, percepção de esforço, sensação de calor e sensação de sede, todas as essas foram avaliadas pré e pós-exercicio. RESULTADOS: Constatou se que ocorreu a perda de massa corporal nas crianças, porém um percentual dentro da normalidade comprovada em pesquisas cientificas. Uma vez que uma perda de fluidos maior que 2% de massa corporal através da desidratação pode causar declínio no desempenho, comprometer funções fisiológicas, entre elas a função cardiovascular (MORENO et al., 2013; HAUSEN, CORDEIRO e GUTTIERRES, 2013; GOMES et al., 2014).CONCLUSÃO: O índice da porcentagem total de perda da massa corporal, não ultrapassou de 2% no total no que possibilita dizer que não ocorreu risco de desidratação nas crianças avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JUCILEIA ALMEIDA SANTOS CORREIA, UNIT

ACADÊMICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES.

Referências

ALVES, B.S.; SERAFIM, J.R.; ETO, K.N.; NACIF, M. Perda Hídrica em adolescentes de um time de Basquete. Lecturas Educación Física y Deportes. 2009;13(129):1-8.

AVELAR, Gederson Denis de. Estudo descritivo do IMC e nível de atividade física em escolares de 10 e 11 anos de idade de ambos os sexos em Florestal – Minas Gerais. 2013. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2013.

COSTA, Herikson Araújo et al. Efeito do estresse térmico sobre o estado de hidratação de jovens durante a prática de voleibol. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 6, n. 33, 2012.

GOMES, Luís Henrique L.S.¹, Miguel Araújo Carneiro-Júnior², João Carlos B. Marins³. Respostas termorregulatórias de crianças no exercício em ambiente de calor. 2013.

HAUSEN, M. R.; CORDEIRO, R. G.; GUTTIERRES, A. P. M. Aspectos relevantes sobre a hidratação no esporte e na atividade física. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 12, n. 4, 2013.

MARTINS, Renata¹, Maia S. de Assumpção², Camila I. S. Schivinski³. Percepção de esforço e dispneia em pediatria: Revisão das escalas de avaliação- 2014

MORENO, I. S. et al. Efeitos da reposição hidroeletrolítica sobre parâmetros cardiorrespiratórios em exercício e recuperação. Motriz, v. 18, n. 1, p. 165-175, 2012.

Drª PERRONE, Claudia Altmayer, Drª Flávia Meyer. Avaliação do estado de hidroeletrolítico de crianças praticantes de exercícios físicos e recomendação de hidratação. – 2011.

RAUBER, Suliane Beatriz. Respostas cardiovasculares e ventilatórias ao lazer ativo e sedentário de crianças saúdaveis: comparação entre

Diferentes brincadeiras. 2010. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Católica de Brasília, 2010.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

CORREIA, J. A. S. (2016). AVALIAÇÃO DA PERDA HÍDRICA EM CRIANÇAS DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3138

Edição

Seção

Resumo - Educação Física