AVALIAÇÃO DA PERDA HÍDRICA EM CRIANÇAS DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Exercício físico, crianças, fisiologia.Resumo
INTRODUÇÃO: Alguns estudos mencionam que sessões de jogos e brincadeiras para crianças causam respostas fisiológicas positivas protegendo o sistema cardiovascular, em situações de estresse causado pela carga interna ao organismo, as respostas fisiológicas podem ser diferentes variando de indivíduo para indivíduo (RAUBER, 2010; AVELAR, 2013). Com a realização de exercícios físicos, em estado de desidratação, as crianças tende a sofrer prejuízos fisiológicos porque sua temperatura corporal aumenta com mais rapidez, indicando uma termorregulação menos eficiente e uma maior produção de calor metabólico com uma menor taxa de sudorese (ALVES et al., 2009; COSTA et al., 2012). OBJETIVOS: Avaliar a perda hídrica de crianças submetidas a jogos e brincadeiras, durante a aula de Educação Física. METODOLOGIA: Estudo descritivo de caráter transversal realizado na Universidade Tiradentes (UNIT), com 35 escolares do sexo masculino e feminino de uma escola da rede estadual de ensino, da cidade de Aracaju- SE, com idade de 10 ± 13 anos. Foram avaliada a variável antropométrica massa corporal e estatura, com também outras variáveis com frequência cardíaca, percepção de esforço, sensação de calor e sensação de sede, todas as essas foram avaliadas pré e pós-exercicio. RESULTADOS: Constatou se que ocorreu a perda de massa corporal nas crianças, porém um percentual dentro da normalidade comprovada em pesquisas cientificas. Uma vez que uma perda de fluidos maior que 2% de massa corporal através da desidratação pode causar declínio no desempenho, comprometer funções fisiológicas, entre elas a função cardiovascular (MORENO et al., 2013; HAUSEN, CORDEIRO e GUTTIERRES, 2013; GOMES et al., 2014).CONCLUSÃO: O índice da porcentagem total de perda da massa corporal, não ultrapassou de 2% no total no que possibilita dizer que não ocorreu risco de desidratação nas crianças avaliadas.Downloads
Referências
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