RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM IDOSOS HIPERTENSOS E NORMOTENSOS TREINADOS.
Palavras-chave:
Hipertensão, Saúde, Idosos, Pressão Arterial.Resumo
INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial (HA) é considerada um dos fatores de risco mais ostensivos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Representando no Brasil um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população, capaz de levar a óbito aproximadamente 40% dos indivíduos acometidos¹. Sabe-se que o sedentarismo e obesidade está diretamente relacionado com alterações do perfil lipídico, com o aumento da pressão arterial, considerando fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças crônicas. OBJETIVO: Analisar a relação cintura quadril e verificar a classificação de risco à saúde que os idosos hipertensos e normotensos se enquadram. METODOLOGIA: O estudo transversal de delineamento quantitativo foi composto por uma amostra de 25 idosos de ambos os sexos, hipertensos(15) e normotensos(n=10) treinados com idade entre (62 ± 9). Foi realizado para comparar a relação cintura quadril dos idosos o ICQ (Índice de Cintura Quadril) para relacionar e quantificar a circunferência a fatores de risco à saúde e possíveis agravamento de doenças. RESULTADOS: A média de relação cintura quadril dos hipertensos foi (ICQ=0,95) diante desse resultado 71,2% dos idosos hipertensos se enquadram em indivíduos com alto risco a saúde, e 29,75% apresentam baixo/moderado risco de possíveis doenças. A média dos indivíduos normotensos (ICQ= 0,72) sendo que 45% dos idosos normotensos estão com alto risco a saúde, e 55% apresentam baixo/moderado risco a saúde. CONCLUSÕES: O índice de depósito de gordura na região cintura quadril é mais elevado nos idosos hipertensos do que os normotensos, com diferença de 0,23 na relação, e uma proporção de 60% indivíduos hipertensos com alto risco a saúde diante a relação cintura quadril do que os normotensos. Concluímos que os idosos normotensos apresentam maior prevenção de futuras doenças do que os idosos com pressão arterial elevada (HA).Downloads
Referências
CARVALHO, Paulo; BARROS, Gustavo; MELO, Thamara; SANTOS, Petrus; OLIVEIRA, D’AMORIM, Igor; Efeito dos treinamentos aeróbio, resistido e concorrente na pressão arterial e morfologia de idosos normotensos e hipertensos. Rev Bras Ativ Fis e Saúde • Pelotas/RS • 18(3):363-364 • Mai/2013.
FERREIRA, Márcia; VALENTE, Joaquim; GONÇALVES, Regina; SICHIERI, Rosely. Acurácia da circunferência da cintura e da relação cintura/quadril como preditores de dislipidemias em estudo transversal de doadores de sangue de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(2):307-314, fev, 2006.
Oliveira, Cecília Lacroix de; Mello, Marco Túlio de; Cintra, Isa de Pádua; Fisberg, Mauro Obesidade e síndrome metabólica na infância e adolescência Rev. nutr;17(2):237-245, abr.-jun. 2004.
PEIXOTO, Maria; BENÍCIO Maria; LATORRE, Maria; JARDIM, Paulo; Circunferência da Cintura e Índice de Massa Corporal como Preditores da Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol 2006; 87: 462-470.
PESSUTO, J.; CARVALHO, E.C. de. Fatores de risco em indivíduos com hipertensão arterial. Rev.latinoam.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 33-39, janeiro 1998.