CINCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO COMO INDICADOR DE EXCESSO DE PESO EM PARTICIPANTES DE UM PROJETO COMUNITÁRIO NO NORDESTE

Autores

  • Josiane Rodrigues de Barros UFS
  • Fabiana Melo Soares
  • Anne Karoline de Souza Oliveira
  • Sara Patricia de Oliveira Elias
  • Márcia Maria Macedo de Lima Hospital Universitário de Sergipe

Palavras-chave:

Antropometria, Circunferência do pescoço, Sobrepeso, Obesidade

Resumo

INTRODUÇÃO: As medidas antropométricas como índice de massa corpórea (IMC), circunferência de cintura (CC) e a circunferência de pescoço (CP) são frequentemente utilizadas na prática clinica e nos estudos epidemiológicos para identificação do sobrepeso e obesidade. A circunferência do pescoço, por sua vez, vem sendo recentemente utilizada como um bom indicador de acúmulo de gordura subcutânea e risco cardiovascular. OBJETIVO: Avaliar a utilização da medida da circunferência do pescoço como indicador de excesso de peso em participantes de um projeto comunitário na cidade de Aracaju-SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, de natureza quantitativa, com participantes adultos do projeto de extensão Saúde na Comunidade: Uma abordagem multiprofissional, realizado em Aracaju-SE, entre os meses de outubro de 2015 a março de 2016. Foi realizada avaliação antropométrica, com aferição de peso, altura, circunferência da cintura e circunferência do pescoço. Para o diagnóstico nutricional foi utilizado o índice de massa corporal, classificado segundo Organização Mundial da Saúde (1998). Quanto à classificação da circunferência do pescoço, a classificação se deu conforme estudo de Ben-Noun et al (2006) que utiliza os valores <37 cm e >37 cm para homens ou <34 cm e >34 cm para mulheres. Os dados foram tabulados e analisados através do software Excel versão 2007 e foi realizada estatística descritiva. O estudo foi previamente aprovado pelo comitê de ética. RESULTADOS: Foram incluídos 40 pacientes, 27 (67,5%) do sexo feminino, com idade média de 56 anos. A média de IMC foi de 29,2 kg/m². O excesso de peso (sobrepeso e/ou obesidade) foi diagnosticado em 70% dos participantes, sendo 30% com sobrepeso e 40% com obesidade. A CC mostrou-se aumentada tanto para mulheres quanto para os homens, valores médios respectivamente, 89,9 cm e 95,4 cm. Com relação à CP a média encontrada foi de 36,3 cm; sendo 34,7 cm para as mulheres e 39,6 cm para os homens, ambos aumentados e indicando excesso de peso. CONCLUSÃO: A circunferência do pescoço é uma ferramenta fácil e de baixo custo para estimar excesso de peso, podendo ser um importante rastreio dos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

: PEREIRA, D.C.R et al. Circunferência do pescoço como possível marcador para síndrome metabólica em universitários. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.22, n.6,p.973-979, 2014.

FRIZON,V. ; BOSCAINI, C. Circunferência do Pescoço, Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares e Consumo Alimentar. Rev Bras Cardiol.v.26, n. 6, p.426-34, 2013.

TIBANA, R.A et al. Relação da circunferência do pescoço com a força muscular relativa e os fatores de risco cardiovascular em mulheres sedentárias. Einstein.v.10, n.3, p.329-34, 2012.

BEN-NOUN, L.L.; LAOR, A. Relationship between changes in neck circumference and cardiovascular risk factors. Exp Clin Cardiol. v.11, n.1, p.14-20, 2006.

PITANGA, F.J.G.; LESSA, I. Indicadores antropométricos de obesidade como instrumento de triagem para risco coronariano elevado em adultos na cidade de Salvador- Bahia. Arq Bras Cardiol. v.85, n.1., p.26-31, 2005.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Barros, J. R. de, Soares, F. M., Oliveira, A. K. de S., Elias, S. P. de O., & de Lima, M. M. M. (2016). CINCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO COMO INDICADOR DE EXCESSO DE PESO EM PARTICIPANTES DE UM PROJETO COMUNITÁRIO NO NORDESTE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3102

Edição

Seção

Resumo - Nutrição