ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES TRAUMATIZADOS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Kétsia Luana Santos Corrêa UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Desnutrição, trauma, estado nutricional.

Resumo

INTRODUÇÃO: O trauma é uma das principais causas de morte e vem crescendo com grande proporção na saúde pública. A desnutrição energético-proteica em indivíduos hospitalizados é bastante comum e sua causa envolve vários fatores como falta de estratégias nutricionais específicas. Conhecer o estado nutricional do indivíduo internado torna-se muito importante pois a desnutrição está associada a infecção hospitalar, complicações metabólicas, internações prolongadas, aumento de morbimortalidade e custo hospitalar. Os pacientes numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) precisam de acompanhamento contínuo com o uso de métodos eficazes da equipe médica, para o desenvolvimento, monitoramento, e análise dos resultados finais, bem como os aspectos nutricionais, que tem grande relevância para o sucesso terapêutico. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de pacientes traumatizados internados em uma unidade de terapia intensiva de um hospital público em Sergipe. METODOLOGIA: Estudo transversal e descritivo realizado com 17 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 15 a 88 anos, no período de dezembro de 2014 a abril de 2015. Avaliou-se o estado nutricional desses pacientes através das medidas antropométricas. Foram coletados: circunferência do braço (CB) e altura do joelho (AJ) para posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC). O estado nutricional foi classificado através da adequação da CB e pelo IMC segundo a Organização Mundial da Saúde. Os dados foram tabulados no Excel® e analisados no SPSS® e expressos em porcentagem. RESULTADOS: Através do IMC foi observado que 47,06% dos pacientes apresentaram obesidade, 17,65% sobrepeso, 29,41% eutróficos, e 5,88% magreza grau I. A CB mostrou que 43,75% dos politraumatizados são eutróficos, 25% possui sobrepeso, e 18,75% desnutrição grave. CONCLUSÃO: A maioria dos pacientes com trauma avaliados apresentaram obesidade através do IMC e eutrofia pelos parâmetros da CB, entretanto associado a avaliação antropométrica devem ser usados outros parâmetros de avaliação nutricional a fim de evitar os problemas causados pelo politraumatismo que pode agravar ainda mais o paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kétsia Luana Santos Corrêa, UNIVERSIDADE TIRADENTES

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO ÁREA DA SAÚDE

Referências

DUARTE, Antonio Cláudio Goulart. Avaliação nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.

ESCOTT-STUMP, Sylvia; MAHAN, L. Kathleen. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MAICÁ, Anahi Ottonelli; SCHWEIGERT, Dalira. Avaliação nutricional em pacientes graves. Rev. Bras. Ter. Intensiva. Rio Grande do Sul. v.20, n.3, p.286-295, 2008.

ROSA, C.O.B; SILVA, BP da; BALBIO, KP; RIBEIRO, SMR; RIBEIRO, AQ; FIRMINO, HH. Avaliação Nutricional de indivíduos internados em um hospital geral. O mundo da saúde. São Paulo. v.38, n.4, p. 430-438, 2014.

WAITZBEG, D.L.; CAIAFFA, W.T.; CORREIA, M.I. Hospital malnutrition: the Brazilian national survey (IBRANUTRI): a study of 4000 patients. Rev. Nutr. v.17, n.7-, p. 573-580, 2001.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos Corrêa, K. L. (2016). ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES TRAUMATIZADOS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3092

Edição

Seção

Resumo - Nutrição