RELATOS E EXPERIÊNCIA: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL POR MEIO DOS RECORTES DE REVISTAS EM QUADRINHOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Aprendizagem. Educação. Linguagem Corporal.Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo de relatos e experiência da presente pesquisa intitulada “A expressividade corporal” por meios de recortes de revistas em quadrinhos na aula de Educação Física, traz á discussão nesta didática de ensino, através de figuras ilustrativas de revista a questão da expressividade e da linguagem corporal nos movimentos em evidência. OBJETIVO: Este estudo teve como finalidade fazer com que os educandos de forma coletiva pudessem perceber os gestos corporais em recortes de figuras além de dar outros sentidos a desenhos de maneira escrita e apresentação oral após término da atividade. METODOLOGIA: A pesquisa baseia-se em atividade de campo, partindo de uma ação pedagógica aplicada. A amostra do estudo foi composta por 17 alunos do 3° Ano de uma instituição privada de ensino, sendo 10 meninos e 07 meninas, na faixa etária de 7 a 8 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados encontrados nessa experiência aplicada pelo docente foram bastante satisfatórios didática e pedagogicamente, porém fez com que os educandos pudessem compreender que o corpo está sujeito a diversas formas de interpretação por meio da linguagem gestual, o que permitiu promover assim discussões com a turma durante esta ação e, por outro lado, os materiais utlizados fizeram com que a aula se tornasse dinâmica. CONCLUSÃO: Por fim, os estudos mostraram que as ilustrações por meios dos recortes deram uma nova concepção aos gestos estudados, facilitando assim o processo de ensino aprendizagem da turma no conteúdo abordado da disciplina.Downloads
Referências
ANSELMO, Luiz Menezes Santos et al. Proposta de Sistematização De Conteúdos Para a Educação Básica: Componente Curricular Educação Física. Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Novembro de 2008.
DARIDO, Suraya Cristina et al. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na Escola. Campinas, SP: Editora Papirus, 2007, p. 17.
NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phote, 2004, 208p.
CHRISTENSEN, Clayton M et al. Inovação na Sala de Aula: Como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Tradução Raul Rubenich. – Porto alegre: Bookman, 2009. 240 p.; 23cm.
FREIRE, João Batista. Educação Física de Corpo Inteiro: teoria e prática de educação física. São Paulo: 1989, p. 55 e 63.