RELATOS E EXPERIÊNCIA: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL POR MEIO DOS RECORTES DE REVISTAS EM QUADRINHOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • leandro santos andrade Universidade Tiradentes
  • DIEGO DOS SANTOS OLIVEIRA Universidade Tiradentes
  • FELIPE SILVA TRIANI Departamento de Educação Física da Faculdade Gama e Souza - RJ

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação. Linguagem Corporal.

Resumo

INTRODUÇÃO: O estudo de relatos e experiência da presente pesquisa intitulada “A expressividade corporal” por meios de recortes de revistas em quadrinhos na aula de Educação Física, traz á discussão nesta didática de ensino, através de figuras ilustrativas de revista a questão da expressividade e da linguagem corporal nos movimentos em evidência. OBJETIVO: Este estudo teve como finalidade fazer com que os educandos de forma coletiva pudessem perceber os gestos corporais em recortes de figuras além de dar outros sentidos a desenhos de maneira escrita e apresentação oral após término da atividade. METODOLOGIA: A pesquisa baseia-se em atividade de campo, partindo de uma ação pedagógica aplicada. A amostra do estudo foi composta por 17 alunos do 3° Ano de uma instituição privada de ensino, sendo 10 meninos e 07 meninas, na faixa etária de 7 a 8 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados encontrados nessa experiência aplicada pelo docente foram bastante satisfatórios didática e pedagogicamente, porém fez com que os educandos pudessem compreender que o corpo está sujeito a diversas formas de interpretação por meio da linguagem gestual, o que permitiu promover assim discussões com a turma durante esta ação e, por outro lado, os materiais utlizados fizeram com que a aula se tornasse dinâmica. CONCLUSÃO: Por fim, os estudos mostraram que as ilustrações por meios dos recortes deram uma nova concepção aos gestos estudados, facilitando assim o processo de ensino aprendizagem da turma no conteúdo abordado da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

leandro santos andrade, Universidade Tiradentes

Educação

DIEGO DOS SANTOS OLIVEIRA, Universidade Tiradentes

Educação Física

FELIPE SILVA TRIANI, Departamento de Educação Física da Faculdade Gama e Souza - RJ

Educação e Saúde

Referências

ANSELMO, Luiz Menezes Santos et al. Proposta de Sistematização De Conteúdos Para a Educação Básica: Componente Curricular Educação Física. Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Novembro de 2008.

DARIDO, Suraya Cristina et al. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na Escola. Campinas, SP: Editora Papirus, 2007, p. 17.

NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phote, 2004, 208p.

CHRISTENSEN, Clayton M et al. Inovação na Sala de Aula: Como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Tradução Raul Rubenich. – Porto alegre: Bookman, 2009. 240 p.; 23cm.

FREIRE, João Batista. Educação Física de Corpo Inteiro: teoria e prática de educação física. São Paulo: 1989, p. 55 e 63.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

andrade, leandro santos, OLIVEIRA, D. D. S., & TRIANI, F. S. (2016). RELATOS E EXPERIÊNCIA: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL POR MEIO DOS RECORTES DE REVISTAS EM QUADRINHOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3091

Edição

Seção

Resumo - Educação Física