PROFESSOR E ALUNO NO FEEDBACK CONSTANTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA
Palavras-chave:
Educação. Educação Básica. AprendizagemResumo
INTRODUÇÃO: O presente artigo científico teve como proposta de ação pedagógica um feedback constante do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física, na compreensão e aprendizado dos conteúdos propostos. OBJETIVO: Elencamos na presente pesquisa, estratégias de ensino e diálogos de maneira intensiva com os participantes durante o processo, partindo do seu conhecimento prévio e conforme andamento da aula refazendo alguns ajustes sobre o assunto abordado facilitando o aprendizado a todos. METODOLOGIA: A caracterização da pesquisa tem caráter normativo de campo, através de relatos e anotações pelos participantes. Sendo assim, antes de garimpar as informações para a verificação do estudo, durante a ação pedagógica ocorreram algumas etapas, subdivididas em quatros momentos: No 1° momento o docente executou, juntamente com os discentes, uma atividade de marcar os traços na folha A4 de forma geométrica que decididamentenfoi o espaço para perguntas e respostas do tema em evidência. No 2° momento, o docente propôs algumas perguntas sobre o tema, para adquirir informações dos estudantes de maneira intercalada nos espaços geométricos feitos no momento anterior. No 3° momento, foram abertas discussões sobre o assunto e sugestões foram levantadas de como os participantes entendem o conteúdo e uma dinâmica sobre temática, em que todos terão que falar um item escrito na sua folha sendo que os demais na sua vez de resposta não podendo repetir o do colega durante a atividade. E na última etapa, reajustar o que foi coletado e discutido durante o processo pelo alunado. A amostra do estudo foi composta por 17 alunos do 5° Ano, sendo 12 meninos e 05 meninas, na faixa etária de 09 a 11 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados encontrados foram bastante favoráveis didaticamente, pelo fato de que na sua grande maioria os participantes tem conhecimento do assunto, mas a estruturação e organização das ideias foi um pouco confusa, sendo assim o facilitador se utilizou desta metodologia para melhor compreensão e esclarecimento do conteúdo á todos, pois o feedback constante de professor-aluno foi fundamental para entender a proposta. As discussões e interação fizeram com que a construção do conhecimento e aprendizagem ocorressem de maneira prática e dinâmica. CONCLUSÃO: Portanto, a estratégia utilizada e a metodologia didática de ensino do docente foram de suma importância para sua prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem proporcionando assim uma qualidade de ensino a todos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CASTELLANI, Lino Filho et. Al. Metodologia no ensino da educação física. São Paulo: 2. Ed. Ver. Cortez, 2009, p. 62-63.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortêz, 1994.
KAUARK, Fabiana da Silva et al. Dificuldade de Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Irundu. 2008. Disponível na internet https://www.uaa.edu.py/investigacion/download/irundu_ano4_num2/Dic.2008_pag.75_dificultadesdeaprendizagem.pdf.
SANTOS, Luiz Anselmo Menezes et al. Proposta de sistematização de conteúdos para a educação básica: componente curricular educação física. São Cristóvão: UFS, 2009.
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19222. Acesso em: 19 Ago. 2016
Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
almeida, jucileia almeida, ANDRADE, L. S., OLIVEIRA, D. D. S., LEMOS, C. F. D. S., & SOUZA, F. L. (2016). PROFESSOR E ALUNO NO FEEDBACK CONSTANTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3080
Edição
Seção
Resumo - Educação Física