PROFESSOR E ALUNO NO FEEDBACK CONSTANTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA

Autores

  • jucileia almeida almeida Universidade Tiradentes
  • LEANDRO SANTOS ANDRADE Universidade Tiradentes
  • DIEGO DOS SANTOS OLIVEIRA Universidade Tiradentes
  • CARLA FABIANE DOS SANTOS LEMOS Universidade Tiradentes
  • FLORIZE LIMA SOUZA Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação. Educação Básica. Aprendizagem

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente artigo científico teve como proposta de ação pedagógica um feedback constante do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física, na compreensão e aprendizado dos conteúdos propostos. OBJETIVO: Elencamos na presente pesquisa, estratégias de ensino e diálogos de maneira intensiva com os participantes durante o processo, partindo do seu conhecimento prévio e conforme andamento da aula refazendo alguns ajustes sobre o assunto abordado facilitando o aprendizado a todos. METODOLOGIA: A caracterização da pesquisa tem caráter normativo de campo, através de relatos e anotações pelos participantes. Sendo assim, antes de garimpar as informações para a verificação do estudo, durante a ação pedagógica ocorreram algumas etapas, subdivididas em quatros momentos: No 1° momento o docente executou, juntamente com os discentes, uma atividade de marcar os traços na folha A4 de forma geométrica que decididamentenfoi o espaço para perguntas e respostas do tema em evidência. No 2° momento, o docente propôs algumas perguntas sobre o tema, para adquirir informações dos estudantes de maneira intercalada nos espaços geométricos feitos no momento anterior. No 3° momento, foram abertas discussões sobre o assunto e sugestões foram levantadas de como os participantes entendem o conteúdo e uma dinâmica sobre temática, em que todos terão que falar um item escrito na sua folha sendo que os demais na sua vez de resposta não podendo repetir o do colega durante a atividade. E na última etapa, reajustar o que foi coletado e discutido durante o processo pelo alunado. A amostra do estudo foi composta por 17 alunos do 5° Ano, sendo 12 meninos e 05 meninas, na faixa etária de 09 a 11 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados encontrados foram bastante favoráveis didaticamente, pelo fato de que na sua grande maioria os participantes tem conhecimento do assunto, mas a estruturação e organização das ideias foi um pouco confusa, sendo assim o facilitador se utilizou desta metodologia para melhor compreensão e esclarecimento do conteúdo á todos, pois o feedback constante de professor-aluno foi fundamental para entender a proposta. As discussões e interação fizeram com que a construção do conhecimento e aprendizagem ocorressem de maneira prática e dinâmica. CONCLUSÃO: Portanto, a estratégia utilizada e a metodologia didática de ensino do docente foram de suma importância para sua prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem proporcionando assim uma qualidade de ensino a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

jucileia almeida almeida, Universidade Tiradentes

Educação física em bacharelado

LEANDRO SANTOS ANDRADE, Universidade Tiradentes

Educação e saúde

DIEGO DOS SANTOS OLIVEIRA, Universidade Tiradentes

Educação Física

CARLA FABIANE DOS SANTOS LEMOS, Universidade Tiradentes

Educação Física

Referências

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CASTELLANI, Lino Filho et. Al. Metodologia no ensino da educação física. São Paulo: 2. Ed. Ver. Cortez, 2009, p. 62-63.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortêz, 1994.

KAUARK, Fabiana da Silva et al. Dificuldade de Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Irundu. 2008. Disponível na internet https://www.uaa.edu.py/investigacion/download/irundu_ano4_num2/Dic.2008_pag.75_dificultadesdeaprendizagem.pdf.

SANTOS, Luiz Anselmo Menezes et al. Proposta de sistematização de conteúdos para a educação básica: componente curricular educação física. São Cristóvão: UFS, 2009.

https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19222. Acesso em: 19 Ago. 2016

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

almeida, jucileia almeida, ANDRADE, L. S., OLIVEIRA, D. D. S., LEMOS, C. F. D. S., & SOUZA, F. L. (2016). PROFESSOR E ALUNO NO FEEDBACK CONSTANTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3080

Edição

Seção

Resumo - Educação Física