PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CRIANÇAS INTERNADAS NO SETOR PEDIÁTRICO DO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE: RELATO DE CASO

Autores

  • Carlos Santos Xavier Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Doenças Respiratórias, Fisioterapia, Perfil de Saúde

Resumo

As doenças respiratórias são uma das causas mais comuns de morbimortalidade na infância. Objetivo: Verificar o perfil epidemiológico de crianças internadas no setor pediátrico do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência com abordagem descritiva acerca da vivência dos alunos de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sergipe (FES) no período de 18 de agosto à 18 de setembro de 2015. utilizando a ficha de avaliação do estágio supervisionado da FES no setor pediátrico do HUSE para a obtenção dos dados. Resultado: Foram realizados 23 sessões fisioterapêuticos em 16 crianças. A faixa etária de maior prevalência foi de (2- 12 anos), correspondendo a 62%, tendo a idade de seis anos como a mais prevalente, e menor em Lactentes (30 dias- 2 anos) que correspondeu a 38% dos casos. Pneumonia e a asma foram as duas doenças mais frequentes, responsáveis por 75%. A conduta no tratamento fisioterapêutico foi a Terapia de Higiene Brônquica (THB), em 75% dos atendimentos. Discussão: Indicação da terapia de higiene brônquica deve ser baseada no diagnóstico funcional, no impacto da retenção de secreções sobre a função pulmonar, na dificuldade de expectoração do paciente, na escolha da intervenção de maior efeito e menor dano (EDUARDO, 2012). A aplicação da epidemiologia interfere na elaboração de diagnósticos e análises de situação de saúde (PAIN, 2003). Conclusão: Doenças respiratórias foram as mais frequentes e as THB contribuem para a redução da morbimortalidade infantil atribuída a essas doenças para a melhoria da qualidade de vida da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EDUARDO, E. T. F. et al. Fisioterapia em pacientes críticos adultos: recomendações do Departamento de Fisioterapia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 6-22, 2012.

PAIM, J. S. Epidemiologia e planejamento: a recomposição das práticas epidemiológicas na gestão do SUS. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2003.

Nascimento-Carvalho CM, Souza-Marques HH. Recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para antibioticoterapia em crianças e adolescentes com pneumonia comunitária. Revista Panamericana de Salud Publica, 2004;15(6):380-7.

Adriell, R. S. et al. Insuficiência respiratória aguda causada por Pneumonia em organização secundária à terapia antineoplásica para linfoma não Hodgkin. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 415-419, 2012.

Drakopanagiotakis F. P. K. et al. Cryptogenic and secondary organizing pneumonia: clinical presentation, radiographic findings, treatment response, and prognosis. Chest, v.139, n.4, p.893-900, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Xavier, C. S. (2016). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CRIANÇAS INTERNADAS NO SETOR PEDIÁTRICO DO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE: RELATO DE CASO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3077

Edição

Seção

Resumo - Farmácia