PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lúcia Menezes Gerônimo Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação. Educação Básica. Educação Física

Resumo

INTRODUÇÃO: A Educação Física após se tornar obrigatoria na educação básica enquandrando a proposta pedagógica como as demais disciplinas, mas ainda com dificuldade na disserminação da proposta de sistematização de conteúdos na educação básica de forma organizada em sua execução, busca propostas ou ementas para aplicação de aulas com compromentimento pedagógico de acordo art. 26 da lei 9394/96. OBJETIVO: Este estudo busca, partindo desta bibliografia publicada com referencias a outras propostas, mostrar a sistematização bem elaborada do material produzido por professores e pesquisadores da área, na tentativa de propor aos profissionais reflexão e organização na aplicação das aulas dessa disciplina, tentando proporcionar uma qualidade de ensino aos discentes. METODOLOGIA: O estudo caracteriza-se a partir de uma revisão de literatura do material já mencionado anteriormente, com foco na organização dos conteúdos propostos da disciplina e do fazer pedagógico contido nas obras estudadas, monstrando assim a importância desse componente curricular na educação básica. RESULTADOS: Depreende-se o material estudado que ao se terem deferidas as metas, as competências e as habilidades, quando também se consideram os temas transversais, torna-se mais clara a ideia da formação de individuos autônomos que se dedicam a essa aréa do conhecimento, o saber na Educação Física. CONCLUSÃO: O estudo retrata uma proposta de sistematização de conteúdos para Educação Física em que poucas escolas possuem um livro didático organizado, sendo assim destaca-se este documento, longe de ser um modelo adotado por muitos, mas que procura servir como norteamento e contribuição para o cotidiano pedagógico dos docentes na escola. O material consultado serviu de suporte para melhores esclarecimentos do fazer pedagógico e disseminação dos conhecimentos propostos dessa área estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 33.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.

SANTOS, Luiz Anselmo Menezes et al. Proposta de sistematização de conteúdos para a educação básica: componente curricular educação física. São Cristóvão: UFS, 2009.

SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. “A Educação Física como Componente Curricular: O que deve ser ensinado? O que é aprendido?”. In Omar Schneider et al., (org), Educação Física, Esportes e Sociedade: Temas Emergentes. Aracaju: editora-UFS, 2008, 73-86.

www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf. Disponivel em: . Acesso em: 19 Ago. 2016

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Gerônimo, L. M. (2016). PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3073

Edição

Seção

Resumo - Educação Física