RESULTADO DO MUTIRÃO DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES JOGADORES DE FUTEBOL EM LAGARTO-SE

Autores

  • Maria Aparecida Santos Universidade Federal de Sergipe
  • ANGEL NUNES SANTOS Universidade Federal de Sergipe
  • Luana Paes Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Missielle Nunes Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ellencristina Silva Batista Fidalgo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Atletas, Antropometria, Nutrição, IMC, Futebol.

Resumo

INTRODUÇÃO Na adolescência ocorrem diversas mudanças na composição corporal. Nesta fase as variações fisiológicas, neurológicas e psicológicas ocorrem constantemente durante o crescimento e desenvolvimento dos adolescentes. OBJETIVO Avaliar o estado nutricional de adolescentes jogadores de futebol da Escolinha de futebol Bola de Ouro, no município de Lagarto - SE. METODOLOGIA Foi realizado um mutirão de avaliação do estado nutricional de 125 adolescentes, sexo masculino, para inclusão daqueles que apresentarem desvios e déficits nutricionais em um programa de educação alimentar e nutricional. A Escolinha é de cunho social e esportivo que promove a integração entre crianças e adolescentes, através da prática supervisionada do futebol, com a frequência de treino de duas vezes por semana e duração de 3h. Aferiu-se peso e estatura para calcular o índice de massa corporal (IMC) e avaliar a adequação da estatura para idade de acordo com idade e sexo, comparados com os padrões de referência da Organização Mundial da Saúde (2007). Os dados foram apresentados mediante estatística descritiva e tabuladas no programa Microsoft Excel 2013. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário de Aracaju com número 50122715.3.0000.5546. RESULTADOS Os futebolistas apresentaram idade média de 13,89± 2,39, valor mínimo de 09 anos e máximo de 18 anos, altura de 162,11 ± 13,11 cm, peso de 50,86 ± 14,23 kg e IMC de 18,9 ± 3,0 kg/m². Na avaliação do IMC para idade 85,6 foram classificados como adequado, 6,4% como baixo peso, 5,6% com sobrepeso e 2,4% com obesidade. Na avaliação da estatura para idade, 97,6% apresentaram estatura adequada e 2,4% baixa estatura. CONCLUSÃO Conclui-se que houve adequação antropométrica na maioria dos participantes do estudo, porém ocorreu a presença de baixo peso, sobrepeso e obesidade e baixa estatura. Os futebolistas diagnosticados com desvio ou déficits nutricional foram encaminhados para consultas nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPEIZ, J.M.; OLIVEIRA, P.R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbias de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Movimento e percepção. Espírito Santo de Pinhal, SP, V. 6. N. 8. jan-jun. p. 58-84, 2006.

LIMA, C.B.N et al,. Estado nutricional e composição corporal de jogadores de futebol profissional. Rev Bras Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 3. n. 18. p. 562-569. Nov/Dez. 2009.

MANTOVANI, T.V.L.; et al,. Composição corporal e limiar anaeróbio de jogadores de futebol das categorias de base. Rev Mackenzie Educ Fís Esp.v. 17.n. 1. p. 25-33, 2008.

MEYER, F.; PERRONE, C.A. Considerações nutricionais para crianças e adolescentes que praticam esportes. Arquivo Sanny de Pesquisa em Saúde. V.1,n.1,p.49-56, 2008.

SOTÃO, S,S et al. Perfil antropométrico e desempenho motor de jogadores de futebol juniores. Rev Bras Futsal Futebol São Paulo, v.5, n.15, p.70-75. jan/fev/mar/abr. 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, M. A., SANTOS, A. N., Lima, L. P., Santos, M. N., & Batista Fidalgo, E. S. (2016). RESULTADO DO MUTIRÃO DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES JOGADORES DE FUTEBOL EM LAGARTO-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3072

Edição

Seção

Resumo - Nutrição