EDUCAÇÃO FÍSICA E OBESIDADE INFANTIL: CENAS DE UMA INTERVENÇÃO PROTAGONISTA
Palavras-chave:
Obesidade Infantil. Educação. Atividade Física.Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo revisitou o universo da Educação Física Escolar, no que tange à sua atividade de protagonista frente à obesidade infantil. OBJETIVO: o estudo teve como proposta uma revisão que apresenta algumas questões que contribuem para essa problemática multifatorial, discutindo as dimensões sociais e psicológicas que se atravessam e se influenciam. Além disso, aponta algumas contribuições vigentes acerca dessa temática, como o efeito da atividade física na minimização do quadro da obesidade na infância. METODOLOGIA: A pesquisa caracterizada por meio de revisão bibliografica. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nesse sentido, a revisão aponta a Educação Física Escolar como protagonista no combate à obesidade infantil, pois para além das contribuições biológicas, a aula, com efeito, tem ação na mudança de comportamento por meio do desenvolvimento conceitual e atitudinal dos conteúdos, servindo como profilaxia para a minimização da problemática da obesidade, embora não seja uma panaceia. CONCLUSÃO: A revisão sistemática aponta que a dimensão conceitual e atitudinal dos conteúdos da educação física, se privilegiados na prática pedagógica, podem implicar comportamentos no e sobre os alunos que os faça adotar uma vida mais ativa ao inserir e integrar a prática da educação física no seu cotidiano.Downloads
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Referências
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Publicado
2016-11-23
Como Citar
andrade, leandro santos, TRIANI, F. D. S., & OLIVEIRA, P. S. P. (2016). EDUCAÇÃO FÍSICA E OBESIDADE INFANTIL: CENAS DE UMA INTERVENÇÃO PROTAGONISTA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3068
Edição
Seção
Resumo - Educação Física