PERCEPÇÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA NA INFÂNCIA: ESTUDO COM CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA

Autores

  • Gustavo da Silva Félix Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Crianças, ginástica, habilidades motoras.

Resumo

INTRODUÇÃO: A prática da Ginástica Rítmica (GR) pode ser uma boa alternativa para crianças, pois proporciona possibilidades diferentes para o seu desenvolvimento motor, a partir da exploração de habilidades motoras bem próximas da cultura corporal encontrada nas brincadeiras e jogos infantis. OBJETIVOS: Avaliar a percepção das crianças praticantes da Ginástica Rítmica do projeto Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica na cidade de João Pessoa/PB. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 31 crianças (todas do sexo feminino) com idade entre 7 a 11 anos e iniciantes na modalidade da GR por no mínimo 6 meses. Estas responderam a um questionário semiestruturado referente à percepção em relação às aulas de GR. Os dados são apresentados em valores absolutos. RESULTADOS: A maioria (n=27) das praticantes de GR relatou estar satisfeita com as aulas. Quanto ao espaço físico, 20 delas afirmaram ser um ótimo local para o treino. Sobre o grau de satisfação, 29 crianças responderam ser ótima a iniciativa do projeto. Além disso, 26 delas responderam que preferem as aulas onde possam manusear os aparelhos. Quanto à duração do treino, 29 responderam que queriam mais tempo para a prática da GR. CONCLUSÃO: Conclui-se que, em sua maioria, as crianças se mostraram satisfeitas com as aulas de GR, o que possivelmente pode contribuir para o aumento de suas habilidades motoras e construção do seu espaço social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LEQUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo, Manole, 1987.

CAÇOLA, P. A Iniciação Esportiva na Ginástica Rítmica. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 2, n. 1, p. 9-15, mar. 2007.

DEUTSCH, S. Possibilidades da Ginástica Rítmica. São Paulo, Phorte Editora. 2010.

GAIO, R. Ginástica Rítmica Popular: uma proposta educacional - 2ed.- Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2007.

LEQUET, J. As ações motoras em ginástica esportiva. São Paulo, Manole, 1987.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Félix, G. da S. (2016). PERCEPÇÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA NA INFÂNCIA: ESTUDO COM CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3061

Edição

Seção

Resumo - Educação Física