UTILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CAÇA PALAVRAS PELOS ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO
Palavras-chave:
Aprendizagem. Atividade Motora. EducaçãoResumo
INTRODUÇÃO: A proposta do artigo cientifico na Utilização e a Construção de Caça Palavras pelos Estudantes Nas Aulas de Educação Física com Foco na Aprendizagem do Conteúdo Alimentação e Atividade Fisica. Tem por finalidade provocar os discentes a desenvolver os conhecimentos aprendidos na disciplina de maneira coletiva e em sua execução procurar as respostas no caça palavra construídos pelos outros grupos na aula propriamente dita. OBJETIVO: O trabalho teve como objetivo avaliar o entendimento dos conteúdos ministrados na disciplina e na construção do conhecimento de forma coletiva e nele se procuram as respostas pretendidas nessa ação se utilizando da ferramenta caça palavra para dinamizar a aula no momento oportuno. METODOLOGIA: A pesquisa baseia-se no estudo de caso não invasivo dos alunos do 8° ano do ensino fundamental do povoado Bom Jesus município de Laranjeiras/SE. A apuração teve como parâmetros de estudos os caça palavras construídos pelos educandos em forma de trios e discutidos juntamente com os estudantes que enfantizaram os assuntos ministrados pelo docente nas aulas de Educação Física. Além disso, foi possível detectar o aprendizado de maneira prática e teórica, com a ajuda de uma proposta do livro didático da UFS, ligados á Educação Física. Da amostra do estudo participaram 15 alunos do 8° Ano, sendo 05 meninos e 10 meninas, na faixa etária de 13 a 17 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foram encontrados um percentual de 100% dos informantes com relação ao comprometimento na atividade proposta pedida, com 3 tipos de caça palavra voltados para alternativas de prática corporal de atividade física e 2 sobre alimentação, atingindo uma margem bastante significativa para o que foi proposto nessa prática. Foi constatado um terço e meio do conteúdo lecionado por parte do professor e dividido pelos grupos na execução do material utilizado obtendo-se assim 55% de aproveitamento na divisão do conhecimento aplicado. CONCLUSÃO: Enfim, a utlização dessa ferramenta didática fez com que os discentes entendessem melhor o conteúdo e compartilhassem as informações obtidas pelos colegas de classe com base no que foi ministrado pelo professor. A prática docente deve ser diversificada no cotidiano escolar basta dectetar os problemas e procurar elementos que possam contribuir na aprendizagem e disseminação do conhecimento aos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ANSELMO, Luiz Menezes Santos et al. Proposta de Sistematização De Conteúdos Para a Educação Básica: Componente Curricular Educação Física. Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Novembro de 2008.
CASTELLANI, Lino Filho et. Al. Metodologia no ensino da educação física. São Paulo: 2. Ed. Ver. Cortez, 2009, p. 62-63.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortêz, 1994.
NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phote, 2004, 208p.
https://rachacuca.com.br/palavras/caca-palavras/ Disponivel em: Acesso em: 19 Ago. 2016.
Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
OLIVEIRA, D. S., & ANDRADE, L. S. (2016). UTILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CAÇA PALAVRAS PELOS ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3060
Edição
Seção
Resumo - Educação Física