UTILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CAÇA PALAVRAS PELOS ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO

Autores

  • DIEGO SANTOS OLIVEIRA Universidade Tiradentes
  • LEANDRO SANTOS ANDRADE Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Aprendizagem. Atividade Motora. Educação

Resumo

INTRODUÇÃO: A proposta do artigo cientifico na Utilização e a Construção de Caça Palavras pelos Estudantes Nas Aulas de Educação Física com Foco na Aprendizagem do Conteúdo Alimentação e Atividade Fisica. Tem por finalidade provocar os discentes a desenvolver os conhecimentos aprendidos na disciplina de maneira coletiva e em sua execução procurar as respostas no caça palavra construídos pelos outros grupos na aula propriamente dita. OBJETIVO: O trabalho teve como objetivo avaliar o entendimento dos conteúdos ministrados na disciplina e na construção do conhecimento de forma coletiva e nele se procuram as respostas pretendidas nessa ação se utilizando da ferramenta caça palavra para dinamizar a aula no momento oportuno. METODOLOGIA: A pesquisa baseia-se no estudo de caso não invasivo dos alunos do 8° ano do ensino fundamental do povoado Bom Jesus município de Laranjeiras/SE. A apuração teve como parâmetros de estudos os caça palavras construídos pelos educandos em forma de trios e discutidos juntamente com os estudantes que enfantizaram os assuntos ministrados pelo docente nas aulas de Educação Física. Além disso, foi possível detectar o aprendizado de maneira prática e teórica, com a ajuda de uma proposta do livro didático da UFS, ligados á Educação Física. Da amostra do estudo participaram 15 alunos do 8° Ano, sendo 05 meninos e 10 meninas, na faixa etária de 13 a 17 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foram encontrados um percentual de 100% dos informantes com relação ao comprometimento na atividade proposta pedida, com 3 tipos de caça palavra voltados para alternativas de prática corporal de atividade física e 2 sobre alimentação, atingindo uma margem bastante significativa para o que foi proposto nessa prática. Foi constatado um terço e meio do conteúdo lecionado por parte do professor e dividido pelos grupos na execução do material utilizado obtendo-se assim 55% de aproveitamento na divisão do conhecimento aplicado. CONCLUSÃO: Enfim, a utlização dessa ferramenta didática fez com que os discentes entendessem melhor o conteúdo e compartilhassem as informações obtidas pelos colegas de classe com base no que foi ministrado pelo professor. A prática docente deve ser diversificada no cotidiano escolar basta dectetar os problemas e procurar elementos que possam contribuir na aprendizagem e disseminação do conhecimento aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DIEGO SANTOS OLIVEIRA, Universidade Tiradentes

Educação

LEANDRO SANTOS ANDRADE, Universidade Tiradentes

Educação Física

Referências

ANSELMO, Luiz Menezes Santos et al. Proposta de Sistematização De Conteúdos Para a Educação Básica: Componente Curricular Educação Física. Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Novembro de 2008.

CASTELLANI, Lino Filho et. Al. Metodologia no ensino da educação física. São Paulo: 2. Ed. Ver. Cortez, 2009, p. 62-63.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortêz, 1994.

NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phote, 2004, 208p.

https://rachacuca.com.br/palavras/caca-palavras/ Disponivel em: Acesso em: 19 Ago. 2016.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

OLIVEIRA, D. S., & ANDRADE, L. S. (2016). UTILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CAÇA PALAVRAS PELOS ESTUDANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3060

Edição

Seção

Resumo - Educação Física