CORRELAÇÃO ENTRE IMC E PERCENTUAL DE GORDURA DE JOGADORES DE FUTEBOL DE LAGARTO, SE

Autores

  • Maria Aparecida Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Estado nutricional, Composição corporal, Antropometria, Futebol, IMC, Adolescentes.

Resumo

INTRODUÇÃO Informações associadas à composição corporal são de fundamental importância na orientação dos programas de controle do peso corporal dos atletas do futebol. OBJETIVOS Comparar dois métodos utilizados na avaliação nutricional de atletas do futebol, o índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura (% GC). METODOLOGIA Participaram do estudo 26 futebolistas da equipe de futebol da Escolinha Bola de Ouro do município de Lagarto-SE. As variáveis antropométricas utilizadas foram: o peso e a estatura para obtenção do IMC, e exame de bioimpedância elétrica para a obtenção do % GC. Para comparar os indicadores nutricionais IMC e o percentual de gordura utilizou-se a correlação linear de Pearson. As condições socioeconômicas foram avaliadas por meio do critério de Classificação Econômica Brasil, proposto pela ABEP (2015). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário de Aracaju com número 50122715.3.0000.5546. RESULTADOS De acordo com o IMC, observou-se 3,8% de baixo peso e não foi encontrado nenhum futebolista com sobrepeso ou obesidade. Quanto ao %GC observou-se que 38,5% apresentaram baixo %GC e 7,7% moderadamente alto. Observou-se uma correlação moderada entre as variáveis e coeficiente linear de Pearson de 0,52. Quando comparados os resultados encontrados, constata-se que o IMC poderia superestimar o diagnóstico do estado nutricional adequado em relação ao %GC. Na avaliação do perfil socioeconômico das famílias, foi encontrado condições razoáveis de saneamento, nível baixo de escolaridade dos pais e alta densidade familiar. CONCLUSÃO Desta forma, conclui-se que o IMC não é um bom parâmetro para classificar o estado nutricional de atletas de futebol quando comparado ao percentual de gordura, sendo por tanto a suma importância da avaliação deste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, B. Avaliação da composição corporal, da ingestão nutricional e dos conhecimentos sobre alimentação de futebolistas adolescentes. 2009.

DIGIOVANI, M. Análise antropométrica de atletas de categorias de base de um time paranaense de futebol de campo. Rev Bras Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 5. n. 30. p.523-529. Nov/Dez. 2011.

DIEDRICH, J; BOSCANI, C. Estado nutricional e consumo alimentar em atletas de futsal masculino. Rev Bras Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 46. p.207-216. Jul/Ago. 2014.

GARRIDO G, WEBSTER A.L, CHAMORRO M. Nutritional adequacy of different menu settings in elite Spanish adolescent soccer players. Int J Sport Nutr Exerc Metab. V. 17.n.5,p.421-432, 2007.

PENTEADO,E.G; BARATTO,I; SILVA,R. Comparação entre índice de massa corporal e percentual de gordura da equipe de futsal masculino do município de guarapuava, paraná. Rev Bras Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 4. n. 21. p. 262-267. Maio/Junho. 2010.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, M. A. (2016). CORRELAÇÃO ENTRE IMC E PERCENTUAL DE GORDURA DE JOGADORES DE FUTEBOL DE LAGARTO, SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3059

Edição

Seção

Resumo - Nutrição