Jogos Esportivos Coletivos: Pedagogia do Esporte Aplicada ao Basquetebol

Autores

  • João Paulo Rabelo Nascimento Universidade Tiradentes
  • Ana Júlia dos Santos Sousa Universidade Tiradentes
  • Andrézia Santos Farias Universidades Tiradentes
  • Rafael Alves Soares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Basquetebol, Jogos Esportivos Coletivos, Pedagogia do Esporte.

Resumo

INTRODUÇÃO: Os Jogos Esportivos Coletivos (JEC) conglomeram uma interação regular de diversos componentes para a eficácia do rendimento de cada atleta. Paralelamente a temática que envolve pedagogia do esporte e suas nuances, tem se constituído numa prática recorrente tanto em ambientes formais quanto informais, representados, sobretudo, pelo exercício do basquetebol (LOVATTO e GALLATI, 2007). OBJETIVO: Com base nisto, o estudo visou identificar as principais características dos JEC’s e compreender sua importância para o desenvolvimento de competências desportivas. METODOLOGIA: Para isso, a metodologia utilizada compreendeu o princípio metodológico bibliográfico. Monteiro (2010) enfatiza que a pesquisa de cunho bibliográfico exige do pesquisador a reunião de diversos materiais, objetivando fundamentar campos teóricos específicos, de modo a delinear e explicar a ciência, enaltecendo a relevância da temática frente à comunidade científica. RESULTADOS: Os resultados apontaram que esse tipo de atividade, de caráter lúdico e prático, requer do atleta uma satisfatória capacidade técnica e psicológica para a realização dos movimentos e desempenho esportivo. Incorpora-se a isto os requisitos táticos e seu papel cognitivo, que influenciam diretamente no comportamento desempenhado pelo esportista, isto é, para entender o resultado final deve-se levar em conta a gama de processos que atuam diretamente na tomada de decisão instantânea do atleta durante a realização da atividade (MORALEZ e GRECO, 2007). CONCLUSÃO: A coletividade (cooperação) e disciplina são algumas das competências em foco, treinadas e instigadas, e visíveis na prática do basquetebol. Algumas técnicas empreendidas na modalidade (Cabeça Cesta, Dez Toques, Fut-Basketball) instigam a capacidade de apreensão rápida das peculiaridades do jogo e ações cooperativas, tendo em vista que essas atividades são realizadas conjuntamente. Segundo Jackson e Delahanty (1997, p. 91) “o sinal de um grande atleta não é quando ele pontua individualmente, mas quando ele melhora a atuação do time”. Assim, o espírito de ajuda e colaboração fomentam o desenvolvimento e performance, de forma a satisfazer tanto os interesses individuais quanto coletivos.

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Referências

JACKSON, P.; DELAHANTY, H. Cestas sagradas. Rio de janeiro: Rocco, 1997.

LOVATTO, D. L.; GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte e Jogos Esportivos Coletivos: das Teorias Gerais para a Iniciação Esportiva em Basquetebol. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 8, n. 11jul/dez 2007.

MONTEIRO, E. F. Metodologia de pesquisa na engenharia de produção e sistemas. Revista das Faculdades Santa Cruz, v. 8, n. 1, janeiro/junho 2010.

MORALES, J. C. P.; GRECO, P. J. A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.21, n.4, p.291-99, out./dez. 2007.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Nascimento, J. P. R., Sousa, A. J. dos S., Farias, A. S., & Soares, R. A. (2016). Jogos Esportivos Coletivos: Pedagogia do Esporte Aplicada ao Basquetebol. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3041

Edição

Seção

Resumo - Educação Física