O EFEITO HIPOTENSOR NA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA EM IDOSAS HIPERTENSAS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA

Autores

  • Jaqueline dos Santos Ladeira
  • Tecia TATHYENE MELO

Palavras-chave:

Hipotensão, Exercício Físico, Pressão Arterial.

Resumo

INTRODUÇÃO: A hipotensão pós exercício é a redução da pressão arterial após uma sessão de exercícios físicos apresentando valores inferiores àqueles medidos antes do exercício e é considerada uma estratégia não farmacológica adotada para redução da pressão arterial. A modalidade hidroginástica foi escolhida pelo fato de ser uma atividade física que melhora o condicionamento físico e tem como objetivo favorecer a saúde, o bem estar físico, sendo praticada por qualquer pessoa independente da idade, ou do aluno saber ou não nadar. O presente estudo utilizou a hidroginástica para avaliar o efeito hipotensor. OBJETIVO: Verificar se uma aula de hidroginástica promove a queda pressórica abaixo dos valores observados no período pré e pós-exercício. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 12 idosas hipertensas, a coleta de dados foi realizada na piscina do Complexo Esportivo localizado na cidade de Aracaju/SE, sendo que a mesma é descoberta e não é aquecida, e profundidade na altura do processo xifoide dos participantes da pesquisa. Sendo realizada uma sessão única de hidroginástica, através do acompanhamento pressórico pré e pós-exercício de uma aula de hidroginástica, através do monitoramento da pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e frequência cardíaca (FC). RESULTADO: A PAS apresentou diferença significativa entre o processo de repouso monitorado e a sessão experimental, no Rec15 (p≤ 0,05); PAD exibiu situação atípica, onde o valor de p ≤ 0,05 foi atingindo apenas no momento Rec45, porém observou-se que neste instante houve o maior valor da PA, constando 80,58 mmHg a FC reduziu valências nos Rec0, Rec5, Rec10 e Rec30, com resultados (p≤ 0,05). CONCLUSÃO: O presente estudo apresenta reduções visíveis tanto na pressão arterial sistólica e diastólica em momentos distintos, como também na frequência cardíaca, demonstrando que uma aula de hidroginástica promove a queda pressórica pós-exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline dos Santos Ladeira

Formação Educação Física Licenciatura - 2013- FASE Formação em Educação Física Bacharelado - 2016 - UNIT

Tecia TATHYENE MELO

Formação Educação Física Licenciatura e Bacharelado em andamento

Referências

BONACHELA, V. Manual básico de hidroginástica. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.ISSN: 85-85031-69.7.

CARVALHO et.al. Magnitude e Duração da Resposta Hipotensora em Hipertensos: Exercício Contínuo e Intervalado. Sociedade Brasileiro de Cardiologia. 2015; 104(3):234-241.

CASONATTO, Juliano. POLITO, Marcos Doederlein. Hipotensão Pós- exercício Aeróbico: Uma Revisão. Sistemática Revista Brasileira Medicina do Esporte – Vol. 15, No 2 – Mar/Abr, 2009

FIGUEIREDO et.al. Efeito hipotensor agudo de uma sessão de hidroginástica em mulheres normotensas de meia-idade. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo, v.4, n.24, p.580-586. Nov/Dez. 2010. ISSN 1981-9900.

SANTOS, Natalia Soares do. COSTA, Roberto Fernandes da. KRUEL, Luiz Fernando Martins. Efeitos De Exercício Aeróbicos Aquáticos Sobre A Pressão Arterial Em Adultos Hipertensos: Revisão Sistemática. Pelotas/ RS. Set/2014 Revista Brasileira de Atividade Física de Saúde, p 548 – 558.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Ladeira, J. dos . S., & MELO, T. T. (2016). O EFEITO HIPOTENSOR NA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA EM IDOSAS HIPERTENSAS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3036

Edição

Seção

Resumo - Educação Física