CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E ALIMENTAR DE PACIENTES OBESOS MÓRBIDOS NO PRÉ-OPERATÓRIO DA CIRURGIA BARIÁTRICA ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO
Palavras-chave:
cirurgia bariátrica, obesidade, perfil alimentar, perfil antropométricoResumo
INTRODUÇÃO A obesidade é uma doença não transmissível que abrange indivíduos de todas as idades e grupos socioeconômicos. Ela pode ser definida como um acúmulo de gordura generalizada ou localizada que se associa a prejuízos à saúde do indivíduo. Atualmente, a cirurgia bariátrica tem sido uma alternativa para o tratamento da obesidade mórbida, com finalidade de melhorar a qualidade da vida do obeso. (AZEVEDO, BRITO, 2012; COSTA et al., 2009; MAGNO et al., 2014; PEDROSA et al., 2009). OBJETIVO Caracterizar o perfil antropométrico e alimentar de pacientes no pré-operatório da cirurgia bariátricas atendidos no ambulatório de nutrição do Hospital Universitário de Sergipe (HU/UFS). MÉTODO A coleta de dados foi realizada no ambulatório de Nutrição do HU/UFS. A amostra foi composta por 52 pacientes obesos mórbidos no pré-operatório da cirurgia bariátrica, sendo 36 mulheres e 16 homens. Foram coletados dados antropométricos e realizada análise quantitativa da alimentação por meio de recordatório de 24 horas. Foi realizada análise estatística descritiva, expressas em percentual e desvio padrão dos parâmetros avaliados utilizando o Statistical Package for the Social Science, SPSS versão 20.0 para Windows. A pesquisa foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (CEP/UFS), sob registro do CAAE Nº 0065.0.107.000-11. RESULTADOS A média do Índice de Massa Corporal 52 pacientes foi 52,88 ± 14,15 kg/m², classificando-os como superobesesos. A média de consumo energético foi 2174,06± 1090,59 kcal, composto por 59,94% de carboidratos, 19,37% de proteínas e 20,86% de lipídios; indicando um consumo adequado de carboidratos e lipídios, e elevado de proteínas. A ingestão de fibras esteve abaixo do recomendado, valor médio de 22,14g ± 13,45g. CONCLUSÃO O padrão alimentar foi caracterizado por uma dieta hiperproteica e baixa em fibra alimentar. Os pacientes possuem um padrão alimentar de risco para o agravamento da sua situação ponderal, necessitando de ações educativas intensificadas preparatórias para a cirurgia bariátrica.Downloads
Referências
AZEVEDO, F.R.; BRITO, B.V. Influência das variáveis nutricionais e da obesidade sobre a saúde e o metabolismo. Rev Assoc Med Bras., São Paulo, v.58, n.6.,p.714-723. Nov./dez., 2012.
COSTA, A.C,C; IVO, M.L; CANTERO, W.B; TOGNINI, J.R.F. Obesidade em pacientes candidatos a cirurgia bariátrica. Acta paul. enferm., São Paulo, v.22, n.1. Jan./Feb., 2009.
MAGNO, F. et al. Perfil nutricional de pacientes em programa multidisciplinar de tratamento da obesidade grave e em pré-operatório de cirurgia bariátrica. ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo , v. 27, supl. 1, p. 31-34, 2014.
PEDROSA, I.V.; BURGOS, M.G.P.S.; SOUZA, N.C.; MORAIS, C.N. Aspectos nutricionais em obesos antes e após a cirurgia bariátrica. .Rev. Col. Bras Cir., Rio de Janeiro, v. 36, n.4. jul./ago., 2009.
WORD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Report of a WHO consultation on obesity. In: Obesitypreventing and managing the global epidemic. Geneva: WHO; 1998.