Avaliação da Educação Física para a Qualidade de vida em Detentos do Sistema Prisional de Sergipe

Autores

Palavras-chave:

Detentos, Educação Física, Atividade Física, Qualidade de Vida e Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a intervenção através de práticas de exercícios físicos, e os resultados sobre a qualidade de vida, índice de massa corporal (IMC), Frequência cardíaca em repouso e saúde de detentos, submetidos a dois tipos de atividades físicas, caminhada orientada e futsal. Metodologia: O estudo contou com 45 internos, todos do gênero masculino, com a faixa etária entre 18 a 60 anos, que se encontravam em regime fechado e provisório locados nos pavilhões A, B e C do presídio. Os detentos foram divididos em três grupos, e a divisão incialmente foi feita de forma intencional, através da preferência dos reeducando. Os grupos foram Futsal (GF), Grupo de Caminhada (GCa) e um Grupo Controle, (GC), que não fez nenhuma atividade durante o período de intervenção. O período de intervenção foi de 12 semanas. Resultados: A qualidade de vida, medida através do questionário SF 36 e suas dimensões resultou que em relação à Saúde física, o GCa apresentou melhores médias Comparado aos demais grupos. Entre as variáveis da Saúde mental o GCa obteve resultados estatisticamente significativos em relação a vitalidade, quando comparado ao GC, ainda no que se refere a saúde mental o GC manteve melhores resultados a ambos os grupos. GF apresentou melhores médias em relação ao GC no que se refere a vitalidade, e em relação aos aspectos emocionais e sociais quanto aos demais grupos. Comparando o índice de massa corporal (IMC) GF no pós-teste, teve resultados estatisticamente significativos em relação ao o GCa e em relação ao GC em ambos os momentos. Conclusão: O estudo surgere maiores interveções da Educação Física e suas práticas de atividades físicas sistematizadas para melhores indicadores de que essa possa colaborar efetivamente para qualidade de vida e saúde de pessoas que se encontram em recinto prisional.

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Biografia do Autor

MARCELO DANILLO MATOS, FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE

ciência biológica e da saúde

Referências

Segundo (Neves, 2011) a partir do século XIX o sistema prisional brasileiro passou a implementar medidas sociais que assegurassem uma melhor forma de tratamento as pessoas que se encontravam reclusas. Dentre as demandas propostas pela ‘’política de diretrizes para a educação na prisão’’ a qual previa diversas formas de fomentar a educação, práticas de atividades físicas ganhou prestígio nas várias penitenciárias

Lei de Execuções Penais – LEP (7.210/1984) que preconiza que o sistema carcerário deve ofertar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado, de modo que a assistência contribua para a reintegração à sociedade.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

MATOS, M. D. (2016). Avaliação da Educação Física para a Qualidade de vida em Detentos do Sistema Prisional de Sergipe. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3018

Edição

Seção

Resumo - Educação Física