ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM CENTRO MÉDICO DE ARACAJU PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS E GASTROINTESTINAIS

Autores

  • Kauane Lima Santana

Palavras-chave:

Avaliação nutricional, , doenças crônicas, doenças gastrointestinais.

Resumo

INTRODUÇÃO: A avaliação nutricional é um dos fatores determinantes do estado nutricional do paciente, uma vez que realizada por pessoas treinadas, o diagnóstico é preciso. As doenças crônicas foram descritas como hipertensão e diabetes em razão das suas possíveis complicações cardiovasculares e o seu elevado índice de mortalidade. Esse aumento pode está relacionado ao excesso de peso associado a hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo. Pacientes com problemas gastrointestinais são comuns em ambulatórios, estudos apontam que cerca de 30% a 40% dos adultos em consultas relatam ter indigestão. Mudanças no estilo de vida e no plano alimentar podem proporcionar ao paciente sensação de bem-estar e melhora na qualidade de vida. OBJETIVO: O propósito do presente estudo foi avaliar, através da antropometria, o estado nutricional de pacientes portadores de doenças crônicas e gastrointestinais de um centro médico de Aracaju, SE. METODOLOGIA: Estudo transversal e descritivo realizado através de informações coletadas do prontuário dos pacientes atendidos no período de agosto/2014 a maio/2015. A avaliação antropométrica foi composta por peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), prega cutânea tricipital (PCT), circunferência muscular do braço (CMB) e circunferência da cintura (CC). Os dados foram tabulados no Excel® e analisados estatisticamente no SPSS®, os resultados expressos em percentuais, média e desvio padrão. RESULTADOS: Participaram do estudo 28 pacientes de ambos os sexos portadores de diabetes, hipertensão e queixas gastrointestinais. A idade média entre os homens foi de 44 anos, e das mulheres de 48 anos. 7,14% dos pacientes avaliados apresentaram diabetes; 60,71% tinham hipertensão; 14,28% eram portadores de doenças gastrointestinais e 17,85% possuíam hipertensão e diabetes associadas. De acordo com o IMC mais de 75% dos frequentadores do referido ambulatório estavam com excesso de peso ou obesidade e apenas 3,75% tinham baixo peso. Através da CB e da PCT também foi observado que a maioria estavam com obesidade, 57% e 46,42%, respectivamente. Mediante a CMB foi observado que aproximadamente 92% estavam eutróficos e 7,14% possuíam desnutrição. A CC mostrou que mais de 88% foi classificado como elevado e/ou muito elevado para o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e apenas 10,71% estavam eutróficos. CONCLUSÃO: A maioria dos pacientes deste estudo portadores de doenças crônicas e de queixas gastrointestinais encontram-se com estado nutricional alterado, assim se faz necessário uma intervenção dietoterápica para que se obtenha, através da mesma, melhoras nos hábitos alimentares desses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Arual Augusto; ALMEIDA NETO, João Sergio de. Manual de diabetes: educação, alimentação, medicamentos, atividades físicas. 5 ed – São Paulo: SARVIER, 2009.

CUPPARI, Lilian. Nutrição: nas doenças crônicas não-transmissíveis. Barueri, SP: Manole, 2009.

DUARTE, Antonio Cláudio Goulart. Avaliação nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.

ESCOTT-STUMP, Sylvia; MAHAN, L. Kathleen. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

ROSADO, Eliane Lopes et al. Dietoterapia uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

ROSSI, Luciana; CARUSO, Lúcia; GALANTE, Andrea Polo. Avaliação nutricional: novas perspectivas. São Paulo: Roca / Centro Universitário São Camilo, 2008.

TADDEI, José Augusto de Aguiar Carrazedo et al. Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santana, K. L. (2016). ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM CENTRO MÉDICO DE ARACAJU PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS E GASTROINTESTINAIS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3016

Edição

Seção

Resumo - Nutrição