O AUMENTO DE PESO DAS CRIANÇAS, PELO DESINTERESSE ÀS PRÁTICAS DE ATIVIDADES E EXERCÍCIOS FÍSICOS

Autores

  • Rafael Pacheco de Matos Unit

Palavras-chave:

Atividades Físicas, Crianças, Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: Com as facilidades do mundo moderno, é fato que crianças praticam a cada dia menos atividades físicas, trocando o futebol pela internet, soltar pipa pelo vídeo game e as conversas de roda com os amigos pelo celular. Esses são alguns dos fatores apontados como causa do aumento de obesidade e o aparecimento de algumas doenças como a diabetes e hipertensão que a cada dia é mais frequente. OBJETIVOS: Entender os motivos do aumento do peso das crianças associado com a falta da prática de atividades físicas METODOLOGIA: a partir do tema escolhido: o aumento de peso das crianças, pelo desinteresse às práticas de atividades e exercícios físicos, foi feita uma busca no Decs com as palavras chaves: “obesidade”, “criança” e “Atividade Física”. Depois foi feio uma busca no Google acadêmico com as palavras chaves mencionadas, onde foram encontrados 17700 artigos referentes ao tema. Deste foram retirados 5 artigos para serem melhor explorados. RESULTADOS: A escola é o ambiente mais propício pra que seja feita essa conscientização. Além disso, sendo a saúde abordada sob a forma de um tema transversal, pode ser discutido não só nas aulas de Educação Física, mas em todas as disciplinas. CONCLUSÃO: Assim sendo, existe necessidade de levar os educandos a desenvolver valores, percepções e atitudes positivas, mediante ações educativas adequadamente planejadas e ajustadas no período de escolarização, promovendo uma melhoria na sua aptidão física e consequentemente, os tornariam mais resistentes às doenças, na expectativa de que um estilo de vida saudável possa ser incorporado desde a infância e adolescência e permaneça por toda a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Crésio; LIMA, Renata Villas Boas. Impacto da atividade física e esporte sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr 2008;26(4):383-91.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole – 6ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2007.

DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte – 7. Ed. – Ijuí: Ed. Unjuí, 2006. – 160 p. – (Coleção educação física).

MENDONÇA, Cristina Pinheiro; ANJOS, Luiz Antônio dos. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3):698-709, mai-jun, 2004.

PIMENTA, A.P.A; PALMA, A. Perfil epidemiológico da obesidade em crianças: relação entre televisão, atividade física e obesidade. Rev. Bras. CiÍn. e Mov. 9 (4): 19-24, 2001.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

de Matos, R. P. (2016). O AUMENTO DE PESO DAS CRIANÇAS, PELO DESINTERESSE ÀS PRÁTICAS DE ATIVIDADES E EXERCÍCIOS FÍSICOS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3006

Edição

Seção

Resumo - Educação Física