LESÕES PROVENIENTES DA PRÁTICA ESPORTIVA

Autores

  • ALAN GABRIEL OLIVEIRA FONTES
  • BRENO SILVA SOUZA
  • GLEDSON MOURA DA CONCEIÇÃO
  • JOSÉ BISPO DOS SANTOS NETO

Palavras-chave:

Lesões, Hipertrofia, Medicina Esportiva

Resumo

INTRODUÇÃO: Sabemos que a pratica de atividade física (AF) nas épocas passadas eram vistas para a melhoria da estica. Atualmente as ciências e estudos mostram que além da melhoria corporal, praticar AF melhora também a saúde e aumenta a prevenção delas. Entretanto, a população adaptada a exercício físico, com propósito competitivo, fica à mercê dos riscos, ou seja, dos acidentes e causar lesões provenientes dessa prática. Especificamente, tem-se adotado a classificação das lesões em quatro categorias gerais: 1) aguda; 2) crônica; 3) exacerbação aguda de lesão crônica, e 4) subclínica. OBJETIVOS: Identificar, classificar e caracterizar lesões que possam ocorrer na prática de exercícios físicos de baixa, leve e alta intensidade. METODOLOGIA: Pesquisa através de artigos científicos, dados estatísticos e livros. RESULTADOS: Quanto as regiões mais prejudicadas, salientam-se joelhos, dedos e abdômen. Quanto a modalidade coletiva de maior ocorrência seria no futebol, já entre as modalidades individuais, a maior incidência de lesões seria no atletismo. CONCLUSÃO: Concluiu-se que o hábito da prevenção evitaria uns malefícios principalmente em atletas, até porque é muito mais simples que uma recuperação muscular pós- lesão. Isso chama-se respeitar a condição do corpo sem pular etapas. Iniciando sempre, antes de qualquer exercício, um alongamento, a depender do intuito, até mesmo uma flexão muscular para que com isso possa ser liberado o líquido sinovial, lubrificando as articulações, seguido de um aquecimento funcional ou com pouca carga em máquinas para criar uma ativação muscular e melhorar a estabilidade do mesmo, prevenindo e melhorando o desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SIMÕES, Nelcy Vera N. Lesões desportivas em praticantes de atividade física: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 9, n. 2, p. 123-128, 2005.

FERREIRA, Alan de Carvalho Dias et al. Musculação: aspectos fisiológicos, neurais, metodológicos e Nutricionais. XI Encontro de Iniciação à Docência–UFPB-PRG-2008, 2008.

DE MEDEIROS RONDAS, Hugo; PENA, Leandro Vargas; DE OLIVEIRA PIRES, Flávio. Incidência De Depressão Escapular Em Fisiculturistas.

CONTE, Marcelo et al. Exploração de fatores de risco de lesões desportivas entre universitários de educação física: estudo a partir de estudantes de Sorocaba/SP. Rev Bras Med Esporte, v. 8, n. 4, p. 151-6, 2002.

DE ASSIS JUNIOR, Renato Silveira. EQUILÍBRIO MUSCULAR EM ATLETAS ADOLESCENTES DE NATAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DESPORTIVA COM ENFOQUE DA PREVENÇÃO DE LESÕES.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

FONTES, A. G. O., SOUZA, B. S., CONCEIÇÃO, G. M. D., & NETO, J. B. D. S. (2016). LESÕES PROVENIENTES DA PRÁTICA ESPORTIVA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3004

Edição

Seção

Resumo - Educação Física