VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

  • Daniel Conceição do santos Batista Universidade Tiradentes
  • Antônio Araújo Menezes de Souza
  • Sheyla Rocha Lima
  • MARIA ELIANE ANDRADE
  • MAYANNA MACHADO FREITAS

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Comunicação Interdisciplinar, Políticas Públicas.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde em parceria com a Rede Unida abre semestralmente vagas para a submissão de projetos que envolvem vivências e estágios nesse sistema público. O estágio possui como característica a inserção de alunos das mais distintas áreas do conhecimento na comunidade e durante a vivência, são realizadas visitas domiciliares assim como instituições que atendem todos os níveis de complexidade. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada como graduando de enfermagem no projeto de extensão Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: Este projeto de extensão foi desenvolvido em julho de 2015. Foram selecionados 50 viventes, além da participação da comissão organizadora. O intuito do projeto foi provocar reflexão acerca da organização do Sistema Único de Saúde, de modo a solucionar problemas de maneira interdisciplinar. As áreas envolvidas no presente estudo foram discentes de fisioterapia, enfermagem, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, dentre outros. RESULTADO: Após analise crítica do que fora vivenciado, observou-se que os problemas existentes foram a má distribuição da população pelo sistema de saúde, com consequente superlotação a nível terciário. Isso é justificado pela dificuldade encontrada na resolução dos problemas de saúde da população a nível primário. CONCLUSÕES: Conclui-se que os meios encontrados para resolução dos problemas evidenciados nesse estudo envolvem a necessidade da participação social, criação de políticas públicas mais efetivas, estabelecimento de uma agenda de saúde programada ao atendimento das doenças crônicas e aumento no poder de resolutividade no nível primário de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHERNICHARO, I. M.; SILVA, F. D.; FERREIRA, M. A. Humanização no cuidado de enfermagem nas concepções de profissionais de enfermagem, Escola Anna Nery, v. 15, n. 4, p. 686-693, 2011.

MENDES, F. M. S.; FONSECA, K. A. F.; BRASIL, J. A.; ARAÚJO, M. D. Ver–Sus: Relato de Vivências na Formação de Psicologia. Psicologia: ciência e profissão, v. 32, n. 1, p.174- 187, 2012.

NETO, J. C. G. L.; FREITAS, R. W. J. F.; BRITO, E.C. C.; L. R. S.; ALVES, L. E. P.; ALVES, L. R. A. VER-SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA VIVÊNCIA-ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista de Enfermagem UFPE on line,v. 7(esp), p. 1042-1046, 2013.

LEAL, J.A.L.; MELO, C.M.M.; VELOSO, R.B.P.; JULIANO, I.A. Novos espaços de reorientação em saúde: vivência de estudantes. Interface, comunicação e saúde v. 19, n. 53, p. 361-371, 2015.

SILVA, G.M.; RASERA, E.F. A construção do SUS-problema no jornal Folha de São Paulo. História, Ciências e Saúde. v. 1, n.1, p.1-15, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Batista, D. C. do santos, Menezes de Souza, A. A., Lima, S. R., ANDRADE, M. E., & FREITAS, M. M. (2016). VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3002

Edição

Seção

Resumo - Estética