AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO DE OBESOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ARACAJU-SE

Autores

  • Luciana Santos Machado Universidade Tiradentes
  • Fabiana Melo Soares
  • Márcia Ferreira Cândido de Souza

Palavras-chave:

Fibras, Obesidade, Recordatório 24h

Resumo

INTRODUÇÃO A obesidade é um problema de saúde pública no mundo. Caracteriza–se pelo excessivo armazenamento de gordura corporal, associado a riscos para a saúde e relação com complicações metabólicas, envolvendo um conjunto de fatores de risco cardiovascular. O aumento do consumo de fibras atua na regulação do peso corpóreo e interferem na digestão de outros carboidratos, podendo aumentar a sensação de saciedade após as refeições (CUPARI, 2013; MAGNO et al., 2014; MOREIRA et al., 2012; SILVA-NETO et al., 2014; NISSEN et al., 2012). OBJETIVOS Avaliar a ingestão de fibras da alimentação de obesos atendidos no ambulatório de nutrição do Hospital Universitário da cidade de Aracaju – Se. METODOLOGIA Trata-se de um estudo transversal, com amostragem obtida por conveniência, composta por pacientes obesos, de ambos os sexos, atendidos no ambulatório de Nutrição no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS). A ingestão de fibras foi obtida através do Recordatório 24 horas de um dia. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o Statistical Package for the Social Science, SPSS versão 20.0 para Windows. Onde permitiu analisar a ingestão de fibras dos pacientes. Foi realizada análise estatística descritiva, expressas em percentual e desvio padrão dos parâmetros avaliados. A pesquisa foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (CEP/UFS, sob registro do CAAE Nº 0065.0.107.000-11. RESULTADOS Dos 52 pacientes no presente estudo, 69% (n=36) são mulheres, 65,4% (n=34) apresentaram ingestão de fibras inadequada, 9,6% (n=5) obtiveram ingestão dentro do recomendado e 25,0% (n=13) acima da recomendação. A ingestão de fibra dos pacientes de nosso estudo está predominantemente abaixo da recomendação. CONCLUSÃO Apesar da importância da ingestão de fibras na dieta, encontrou- se adequação apenas em 9,6% da amostra. O estudo evidencia que mesmo com as recomendações, esses pacientes ainda estão com baixa ingestão de fibras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Santos Machado, Universidade Tiradentes

Graduanda em Nutrição

Fabiana Melo Soares

Especialista em epidemiologia hospitalar

Márcia Ferreira Cândido de Souza

Nutricionista do serviço de nutrição e dietética do Hospital Universitário de Aracaju-Se

Referências

CUPPARI, L. Nutrição nas doenças crônicas não -transmissíveis. 1ª reimpressão, Barueri, SP, Manole 2013, p71.

MAGNO, F. et al. Perfil nutricional de pacientes em programa multidisciplinar de tratamento da obesidade grave e em pré-operatório de cirurgia bariátrica. ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo, v. 27, supl. 1, p. 31-34, 2014.

MOREIRA, P.; ROMUALDO, M.C.S.; AMPARO, F.C.; PAIVA, C.; ALVES, R.; MAGNONI, D.; KOVACS, C. A educação nutricional em grupo e sua efetividade em tratamento de acientes obesos. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento.v.6, n.35, p.216-224. 2012.

NISSEN, L. et al. Intervenções para tratamento da obesidade: revisão sistemática. Rev bras med fam comunidade. Florianópolis, v.7, n.24, p.184-90. Jul./Set. 2012.

SILVA-NETO, E.F.; VÁZQUEZ, C. M. P.; SOARES, F.M.; da SILVA, D.G.; de SOUZA, M.F.C.; BARBOSA, k.B.F. Cirurgia bariátrica reverte risco metabólico em pacientes assistidos em nível ambulatorial. ABCD Arq Bras Cir Dig. 27,n.1 ,p.38-42. 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Machado, L. S., Soares, F. M., & Cândido de Souza, M. F. (2016). AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO DE OBESOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ARACAJU-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2995

Edição

Seção

Resumo - Nutrição