PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM

Autores

  • clemerson silva
  • Daniel Batista Conceição dos Santos
  • Gabrielle Barroso Novais
  • MARIA ELIANE ANDRADE
  • MAYANNA MACHADO FREITAS

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Comunitária, Saúde do Homem, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: O homem apresenta um conjunto de características próprias que são mantidas desde a antiguidade. A inclusão dos homens em ações de saúde é desafiadora, pois estes não reconhecem a importância do cuidado do corpo e de sua saúde como questões sociais. Percebe-se a necessidade de aumentar o nível de conscientização, quanto à prevenção, promoção e adesão do homem ao serviço primário de saúde, assim como o conhecimento da população masculina sobre os fatores de risco das doenças acometidas. OBJETIVO: Investigar a ocorrência de políticas públicas voltadas para campanhas que conscientizem a população masculina e identificar medidas relacionadas à promoção e prevenção da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura, cuja estratégia de busca incluiu consulta à base de dados eletrônicas SciELO, Science Direct e Bireme. Para procura dos trabalhos foram utilizados os termos saúde do homem, enfermagem e Atenção Básica. Estes foram coletados no período compreendido entre fevereiro e maio de 2013. Foram inclusos estudos que tratavam da abordagem da enfermagem na saúde do homem e/ou sobre promoção e prevenção da saúde masculina. Os textos foram analisados e sintetizados de forma crítica, a fim de discutir as informações obtidas que correspondiam especificamente ao tema pretendido para compor esta revisão. RESULTADOS: A ausência de um programa específico para a saúde do homem pode ser um dos principais motivos da não realização periódicas de exames, os quais podem prevenir e até minimizar doenças, através de um diagnóstico precoce. Os valores que envolvem a educação familiar colocam o homem como um ser provedor e protetor. Esta tradição gera modelos masculinos pouco envolvidos as práticas de autocuidado. O enfermeiro, além de ser um profissional da saúde, atua como um educador onde desenvolve esclarecimentos de dúvidas e age incentivando a população masculina a realizar o autocuidado. CONCLUSÕES: A procura dos homens pelos serviços de saúde deve ser aproveitada de diferentes formas para garantir que estes criem o hábito rotineiro de cuidados e que diferentes meios sejam utilizados para alcançá-los através de ações de educação em prol da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBANO, B.R.; BASÌLIO, M.C.; NEVES, J.B. Desafios para a inclusão dos homens nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Revista de Enfermagem Integrada, v.3, n.2, p. 554-563, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (princípios e diretrizes). Disponível em: <http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2008/PT-09-CONS.pdf.> Acesso em: mar. 2013.

CARRARA, S; RUSSO A. Jane; FARO, L. A política de atenção à saúde do homem no Brasil: os paradoxos da medicalização do corpo masculino. Revista de Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 659-678, 2009.

FIGUEIREDO, W. Assistência à saúde dos homens: um desafio para os serviços na atenção primária. Ciência e Saúde Coletiva, v.10, n.1, p.7-17, 2005.

FURTADO, M.S.; SILVA, P.A.S.; GUILHON, A.B.; SOUZA, N.V.; DAVID, H.M.S.L. A saúde do homem na visão dos enfermeiros de uma unidade básica de saúde. Revista Anna Nery, v.16, n.3, p. 561-568, 2012.

JULIÃO, G.G.; WEIGELT, L.D. Atenção á Saúde do homem em unidades de Estratégia de Saúde da Família. Revista de Enfermagem UFSM, v.1, n.2, p. 144-152, 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

silva, clemerson, Conceição dos Santos, D. B., Novais, G. B., ANDRADE, M. E., & FREITAS, M. M. (2016). PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2987

Edição

Seção

Resumo - Estética