A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MALHADOR-SE
Palavras-chave:
Ensino Fundamental e Médio, Educação Física e Treinamento, Avaliação Educacional.Resumo
INTRODUÇÃO: A educação está presente desde as sociedades primitivas e se apresenta como um processo intimamente ligado ao homem e ao seu desenvolvimento. A escola atende às necessidades de um modelo capitalista, cujo trabalho e educação estão interligados. Os métodos e técnicas utilizadas passam a ter importância no cenário educacional, onde os professores devem apresentar domínio sobre didática de ensino para serem facilitadores do conhecimento. OBJETIVO: Analisar o processo de avaliação nas aulas de Educação Física no ensino fundamental na rede pública municipal de Malhador-SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo através do método de análise documental, utilizando como fonte para a coleta de dados o Regimento Referencial da Rede Pública Municipal de Ensino de Malhador-SE, o Projeto Político Pedagógico de cada escola e o planejamento da disciplina em questão. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa documental evidenciaram que nas escolas estudadas no referido município, a avaliação tem cumprido apenas com suas funções burocráticas. Embora a escola tenha liberdade para deliberar ações que possam suprir suas deficiências, a mesma não tem exercido autonomia que lhes foi concedida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. CONCLUSÃO: Nota-se que a escola e os professores não apresentam uma compreensão clara sobre avaliação no contexto da Educação Física escolar, já que um dos critérios de aprovação e/ou reprovação é a assiduidade dos discentes em salas de aula. Portanto, faz-se necessário que educadores físicos busquem referencias para melhor avaliação do processo ensino-aprendizagem na Educação Física escolar, de modo que esta disciplina deixe de cumprir apenas com as formalidades burocráticas.Downloads
Referências
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