A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MALHADOR-SE

Autores

  • clemerson silva
  • Keliane Andrade Teles
  • Daniel Batista Conceição dos Santos
  • MARIA ELIANE ANDRADE
  • MAYANNA MACHADO FREITAS

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio, Educação Física e Treinamento, Avaliação Educacional.

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação está presente desde as sociedades primitivas e se apresenta como um processo intimamente ligado ao homem e ao seu desenvolvimento. A escola atende às necessidades de um modelo capitalista, cujo trabalho e educação estão interligados. Os métodos e técnicas utilizadas passam a ter importância no cenário educacional, onde os professores devem apresentar domínio sobre didática de ensino para serem facilitadores do conhecimento. OBJETIVO: Analisar o processo de avaliação nas aulas de Educação Física no ensino fundamental na rede pública municipal de Malhador-SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo através do método de análise documental, utilizando como fonte para a coleta de dados o Regimento Referencial da Rede Pública Municipal de Ensino de Malhador-SE, o Projeto Político Pedagógico de cada escola e o planejamento da disciplina em questão. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa documental evidenciaram que nas escolas estudadas no referido município, a avaliação tem cumprido apenas com suas funções burocráticas. Embora a escola tenha liberdade para deliberar ações que possam suprir suas deficiências, a mesma não tem exercido autonomia que lhes foi concedida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. CONCLUSÃO: Nota-se que a escola e os professores não apresentam uma compreensão clara sobre avaliação no contexto da Educação Física escolar, já que um dos critérios de aprovação e/ou reprovação é a assiduidade dos discentes em salas de aula. Portanto, faz-se necessário que educadores físicos busquem referencias para melhor avaliação do processo ensino-aprendizagem na Educação Física escolar, de modo que esta disciplina deixe de cumprir apenas com as formalidades burocráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORINE, M.A.G. Avaliação da Aprendizagem: A Construção de uma Proposta na Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, v.36, n.18, p. 181-193, 2007.

MARTINS, A.B.R; FREIRE, E.D.S. O Envolvimento dos Alunos nas Aulas de Educação Física. Pensar a Prática, v.3, n.16, p. 619-955, 2013.

RODRIGUES, G.M. A Avaliação na Educação Física Escolar: Caminhos e Contextos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.02, n.2, p. 11-21, 2003.

SANTOS, W.D. Avaliação Na Educação Física Escolar: Singularidades e Diferenciações de um Componente Curricular. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v.4, n.35, p. 883-896, 2013.

SANTOS, W.D; MACEDO, L.R; MATOS, J.M.C; MELLO, A.D.S. SCHNEIDER,O. Avaliação Na Educação Física Escolar: Construindo Possibilidades Para Atuação Profissional. Educação em Revista, v.04, n.30, p 153-179, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

silva, clemerson, Teles, K. A., Conceição dos Santos, D. B., ANDRADE, M. E., & FREITAS, M. M. (2016). A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MALHADOR-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2982

Edição

Seção

Resumo - Educação Física