COMPREENSÃO DA ENFERMAGEM VISANDO ASPECTOS NUTRICIONAIS DA TERAPIA ENTERAL DO PACIENTE HOSPITALIZADO

Autores

  • Rosa Gabriela Santos Universidade Tiradentes
  • Cynthia Barbosa Albuquerque dos Santos Universidade Tiradentes
  • Tatiana Maria Almeida dos Santos Universidade Tiradentes
  • Cristiani Brandão Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

enfermagem, aspectos nutricionais, pacientes hospitalizados, terapia enteral.

Resumo

INTRODUÇÃO: O cuidado nutricional de um indivíduo é essencial para a prevenção e manutenção da saúde, como também para a diminuição do tempo de internação em âmbito hospitalar. Uma equipe de saúde é primordial para a realização da assistência nutricional do paciente, como a equipe de enfermagem, cuja função é assegurar que as metas nutricionais sejam aferidas a esses pacientes. Muitas vezes a alimentação por via oral não é a mais adequada, sendo necessária a introdução da alimentação por via terapêutica enteral. Este procedimento mostra a importância do trabalho do profissional de enfermagem em assegurar que não haja falhas na assistência nutricional do paciente. OBJETIVO: Identificar a compreensão da equipe de enfermagem de um hospital público de Aracaju, SE, no que se refere à nutrição enteral, relacionados a recuperação e os cuidados do paciente hospitalizado. METODOLOGIA: Estudo transversal realizado com funcionários de enfermagem da área assistencial de um hospital de urgência de Sergipe. Utilizou-se questionários contendo perguntas sobre avaliação da percepção da nutrição em ambiente hospitalar a respeito de técnicas, condutas e conhecimento envolvidos na dieta enteral. Os dados foram analisados no Programa SPSS® e tabulados no Microsoft Excel®, os resultados foram expressos em média, desvio-padrão e percentuais. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 75 funcionários de enfermagem, dentre eles: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de 28 a 64 anos (38,8±8,1) de idade de ambos os sexos, sendo 12% do gênero masculino e 88% feminino. Quanto ao questionamento sobre a nutrição ser essencial para a recuperação da diarreia e da saúde no paciente hospitalizado 97,3% disseram que sim e 25,3% acreditam que a dieta seja um fator que pode interferir no trato gastrointestinal. 37,3% dos indivíduos consideram a diarreia como principal sintoma relacionado a dieta enteral. Em relação a alimentação enteral 24% afirmaram que é possível que o paciente se recupere de distúrbios como diarreia ou constipação sem a oferta da mesma e 21,3% dos entrevistados consideraram que a prescrição de dieta contínua pelo nutricionista não é a ideal para o paciente hospitalizado. CONCLUSÃO: Verificou-se que os profissionais de enfermagem avaliados neste estudo apresentaram um determinado grau de desconhecimento sobre os aspectos que envolvem a terapia nutricional enteral, assim é necessário um melhor monitoramento nutricional, como também capacitação profissional, visando uma melhor recuperação do paciente e diminuição do tempo de internamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Gabriela Santos, Universidade Tiradentes

Estudo realizado pelo departamento de nutrição na área da saúde.

Cynthia Barbosa Albuquerque dos Santos, Universidade Tiradentes

Estudo realizado pelo departamento de nutrição na área da saúde.

Tatiana Maria Almeida dos Santos, Universidade Tiradentes

Estudo realizado pelo departamento de nutrição na área da saúde.

Cristiani Brandão, Universidade Tiradentes

Estudo realizado pelo departamento de nutrição na área da saúde.

Referências

BASSOUL, Eliane; BRUNO, Paulo; KRITZ, Sônia. Nutrição e Dietética. 2ª ed. Rio de Janeiro. Editora Senac Nacional, 2008.

BORGES, S L; PINHEIRO, B V; PACE, F H L, CHEBLI, J M F. Diarreia Nosocomial em unidade de terapia intensiva: incidência e fatores de riso. Arquivos de Gastroenterologia, v. 45, n. 2, p. 117-123, 2008.

FIGUEIREDO, LP. Complicações da Terapia Nutricional Enteral (TNE) e fatores associados em pacientes hospitalizado [dissertação de mestrado]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2011.

KNOBEL, E.; OLIVEIRA, R. M. C.; CAL, R. G. R. Nutrição Terapia Intensiva. São Paulo: Ateneu, 2005.

MARSHALL, A P; CAHILL, N E; GRAMLICH L, MACDONALD G, ALBERDA C, HEYLAND DK. Optimizing nutrition in intensive care units: empowering critical care nurses to be effective agents of change. Acesso em 01 de maio de 2016. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/21/3/186.short.

PINOTTI, Henrique Walter. Nutrição enteral em cirurgia. 1 ed. São Paulo. Editora Byk,1997.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, R. G., Albuquerque dos Santos, C. B., Almeida dos Santos, T. M., & Brandão, C. (2016). COMPREENSÃO DA ENFERMAGEM VISANDO ASPECTOS NUTRICIONAIS DA TERAPIA ENTERAL DO PACIENTE HOSPITALIZADO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2959

Edição

Seção

Resumo - Nutrição